O Espectro TPACK na Interação de Cursos Superiores a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55515

Palavras-chave:

ensino superior; educação a distância; webconferência; TPACK.

Resumo

Na educação a distância, a mediação pedagógica ocorre por meio de diversas tecnologias. Nesse contexto, as lives apresentam-se como um recurso que possibilita a melhor simulação de uma situação dialógica semelhante à da sala de aula. Com base na experiência da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, este trabalho propõe compreender a relação entre a expectativa dos alunos com as ofertas das lives e as estratégias dos facilitadores para tornar essa ferramenta relevante no processo de aprendizagem. A partir dos dados obtidos analisados quantitativamente, notou-se a necessidade da combinação de práticas, ação pedagógica e uso das tecnologias mais adequadas considerando o conteúdo e o conhecimento que se quer construir, corroborando a adoção do paradigma TPACK.

Biografia do Autor

Lucas Caniati Escaliante, Universidade Estadual Paulista

Doutorando por um programa de pós-graduação da UNESP, intitulado Ciência e Tecnologia de Materiais, sob orientação do Prof. Dr. José Humberto Dias da Silva. Procura a aprimoração de materiais semicondutores com propriedades fotocatalíticas. Em seu mestrado trabalhou sob a supervisão do mesmo orientador e com linha de pesquisa similar. É bacharel em Engenharia Química e já trabalhou tanto na indústria como na iniciativa pública.

Mônica Cristina Garbin, Universidade de São Paulo / Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Doutora em Educação (2014) e graduada em Pedagogia (2007), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi visiting research scholar na Stanford University (2012), tendo participado de projetos relacionados a avaliação de tecnologias aplicadas à educação. É professora contratada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) no Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, na área de Didática. É professora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo na área de Metodologia e Educação a Distância (EaD), pertencendo ao Núcleo de ensino, pesquisa e extensão em Tecnologias e Gestão. Realiza pesquisas na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Tecnologias Educacionais, Formação de Professores e Metodologias de Ensino.

Rafael Alberto Alves dos Santos, Universidade de São Paulo

Doutorando em Letras pelo Programa de Semiótica e Linguística Geral da USP-FFLCH, sob orientação da Profa. Dra. Norma Discini de Campos, investiga o ethos enunciativo do Papa Francisco, a partir de uma variedade de discursos e narrativas. No Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, sob orientação da Profa. Dra. Ana Claudia Mei Alves, estudou a construção da imagem dos Papas em dois jornais paulistas ao longo de pouco mais de um século (1878-2013). Durante 14 anos, coordenou o setor de comunicação institucional da Arquidiocese de São Paulo, acumulando a responsabilidade pela gestão de redes sociais, assessoria de imprensa e relação públicas. Coordena o ateliê "Semiótica da Política" do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS). Ministra mini cursos e palestras com temas como comunicação institucional, gestão de crise em comunicação, construção da imagem institucional, e estilo e enunciação.

Daniel Ballester Marques, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Psicologia (2012) e Filosofia (2016) e mestrado em Filosofia (2018) pela Universidade de São Paulo. Atualmente, está cursando doutorado em Filosofia na mesma universidade.

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Publicado

2023-07-14

Edição

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Artigos