Materiais didáticos para o ensino de história nas escolas públicas na região de São Joaquim da Barra/SP
o sistema apostilado de ensino vs. livro didático
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55565Palavras-chave:
materiais didáticos de história, sistemas apostilados de ensino, livro didático, PNLDResumo
Trata-se da comunicação de resultados de pesquisa sobre materiais didáticos de História utilizados nas escolas públicas, estaduais e municipais, nas cidades da Diretoria Regional de Ensino (DIREN) de São Joaquim da Barra/SP, entre os anos de 2017-2019. O objeto foi comparar os conteúdos de História presentes nos diferentes materiais didáticos, as apostilas dos Sistemas Apostilados de Ensino (SAE) e os Livros Didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) usados no Ensino Fundamental Final (6.º – 9.º anos) nas escolas compreendidas pela pesquisa. Como contraponto para analisar o SAE, adotamos os mesmos critérios didáticos pedagógicos dispostos na avaliação dos livros didáticos de História na edição 2017 do PNLD. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, na qual valeu-se da comparação como a principal operação lógico-metodológica.
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