Materiais didáticos para o ensino de história nas escolas públicas na região de São Joaquim da Barra/SP

o sistema apostilado de ensino vs. livro didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55565

Palavras-chave:

materiais didáticos de história, sistemas apostilados de ensino, livro didático, PNLD

Resumo

Trata-se da comunicação de resultados de pesquisa sobre materiais didáticos de História utilizados nas escolas públicas, estaduais e municipais, nas cidades da Diretoria Regional de Ensino (DIREN) de São Joaquim da Barra/SP, entre os anos de 2017-2019. O objeto foi comparar os conteúdos de História presentes nos diferentes materiais didáticos, as apostilas dos Sistemas Apostilados de Ensino (SAE) e os Livros Didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) usados no Ensino Fundamental Final (6.º – 9.º anos) nas escolas compreendidas pela pesquisa. Como contraponto para analisar o SAE, adotamos os mesmos critérios didáticos pedagógicos dispostos na avaliação dos livros didáticos de História na edição 2017 do PNLD. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, na qual valeu-se da comparação como a principal operação lógico-metodológica.

Biografia do Autor

Orandes Carlos da Rocha Júnior, Universidade de Uberaba

Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba/MG (Uniube). Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP. Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade SEB COC. Licenciado e Bacharel em História pela Unesp de Franca/SP. Pedagogo pela Universidade Cruzeiro do Sul. Professor.

Giseli Cristina do Vale Gatti, Universidade de Uberaba

Graduada em Letras e em Pedagogia. Doutora em Educação, com estágio de pós-doutorado concluído, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube), no qual coordena a Linha de Pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos, integra o Colegiado do Programa e participa de sua Comissão de Bolsas. Desde 2014, compõe o Comitê Institucional do PIBIC na Uniube. Desde 2020, coordena o comitê organizador do XI Encontro de Pesquisa em Educação da Uniube e atua como parecerista Ad Hoc do CNPq. No que se refere aos projetos institucionais, mediante apoio da Uniube e do CNPq, desde 2019, coordena o projeto de pesquisa internacional O Ensino Secundário em Perspectiva Comparada: historiografia, legislação, instituições e práticas escolares no Brasil e em Portugal no Século XX, com a participação de pesquisadores portugueses, a saber, Luis Alberto Alves (U.Porto), Joaquim Pintassilgo (U.Lisboa), Maria Teresa Santos (U.Évora), Maria João Mogarro (U.Lisboa) e brasileiros, tais como, Eurize Caldas Pessanha (UFGD), Rosa Fatima de Souza Chaloba (Unesp) e Norberto Dallabrida (Udesc). Desde 2017, integra a equipe do projeto de pesquisa nacional Ensino Secundário no Brasil em Perspectiva Histórica e Comparada (1942-1961), coordenado por Eurize Caldas Pessanha (UFGD) e integrado por pesquisadores de vários estados brasileiros. Integra os grupos de pesquisa: Espaços Plurais da Educação (Uniube); Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação (UFU) e Observatório da Cultura Escolar (UFMS). Atua na revisão de periódicos científicos, destacadamente: Revista Brasileira de História da Educação (SBHE); Cadernos de História da Educação (UFU); Revista Histedbr On line (Unicamp); História & Perspectivas (UFU); Revista Profissão Docente (Uniube); Cadernos de História (UFOP); Revista Diálogo Educacional (PUC-PR). Publicou o livro A escola e a vida na cidade: o Gymnásio Mineiro de Uberlândia, 1929-1950 (Edufu). Publicou 28 artigos em periódicos científicos qualificados e 09 capítulos de livro em editoras reconhecidas. Foi professora colaborada do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU (2012-2017). Integrou o Comitê Editorial da Revista Profissão Docente (2014-2015). Entre 2012 e 2020, atuou na Faculdade Pitágoras de Uberlândia. Integrou comissões organizadoras e/ou comitês científicos de eventos, tais como: VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação (2006); Encontro de Pesquisa em Educação (2013, 2015, 2017 e 2019); I Seminário Nacional de Formação de Professores à Distância (2014); X Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação de Minas Gerais (2019). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da International Standing Conference for the History of Education (Ische) e do Grupo de Trabalho em História da Educação da ANPEd.

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2023-07-14

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Artigos