Materiales Didácticos para la Enseñanza de la Historia en las Escuelas Públicas de la Región de São Joaquim da Barra/SP

lo Sistema de Folletos Didácticos vs. Libro de Texto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55565

Palabras clave:

material didáctico de la historia; sistemas de folletos didácticos; libro de texto; PNLD.

Resumen

Esta es la comunicación de resultados de investigaciones sobre materiales didácticos de Historia utilizados en escuelas públicas, estatales y municipales, en los municipios de la Dirección Regional de Enseñanza de São Joaquim da Barra/SP entre los años 2017-2019. El objetivo fue comparar los contenidos de Historia presentes en los diferentes materiales didácticos, los folletos de los Sistemas de Folletos Didácticos y los Libros de Texto distribuidos por el Programa Nacional de Libros de Texto utilizados en la Educación Básica Final (6.º – 9.º años) en escuelas cubiertas por la investigación. Como contrapunto para analizar el SAE, se utilizaron los mismos criterios didácticos pedagógicos expuestos en la evaluación de los libros de texto de Historia en la edición 2017 del PNLD. Para ello, se realizó una investigación bibliográfica y documental, en la que se utilizó como principal operación lógico-metodológica la comparación.

Biografía del autor/a

Orandes Carlos da Rocha Júnior, Universidade de Uberaba

 

 

Giseli Cristina do Vale Gatti, Universidade de Uberaba

Graduada em Letras e em Pedagogia. Doutora em Educação, com estágio de pós-doutorado concluído, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube), no qual coordena a Linha de Pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos, integra o Colegiado do Programa e participa de sua Comissão de Bolsas. Desde 2014, compõe o Comitê Institucional do PIBIC na Uniube. Desde 2020, coordena o comitê organizador do XI Encontro de Pesquisa em Educação da Uniube e atua como parecerista Ad Hoc do CNPq. No que se refere aos projetos institucionais, mediante apoio da Uniube e do CNPq, desde 2019, coordena o projeto de pesquisa internacional O Ensino Secundário em Perspectiva Comparada: historiografia, legislação, instituições e práticas escolares no Brasil e em Portugal no Século XX, com a participação de pesquisadores portugueses, a saber, Luis Alberto Alves (U.Porto), Joaquim Pintassilgo (U.Lisboa), Maria Teresa Santos (U.Évora), Maria João Mogarro (U.Lisboa) e brasileiros, tais como, Eurize Caldas Pessanha (UFGD), Rosa Fatima de Souza Chaloba (Unesp) e Norberto Dallabrida (Udesc). Desde 2017, integra a equipe do projeto de pesquisa nacional Ensino Secundário no Brasil em Perspectiva Histórica e Comparada (1942-1961), coordenado por Eurize Caldas Pessanha (UFGD) e integrado por pesquisadores de vários estados brasileiros. Integra os grupos de pesquisa: Espaços Plurais da Educação (Uniube); Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação (UFU) e Observatório da Cultura Escolar (UFMS). Atua na revisão de periódicos científicos, destacadamente: Revista Brasileira de História da Educação (SBHE); Cadernos de História da Educação (UFU); Revista Histedbr On line (Unicamp); História & Perspectivas (UFU); Revista Profissão Docente (Uniube); Cadernos de História (UFOP); Revista Diálogo Educacional (PUC-PR). Publicou o livro A escola e a vida na cidade: o Gymnásio Mineiro de Uberlândia, 1929-1950 (Edufu). Publicou 28 artigos em periódicos científicos qualificados e 09 capítulos de livro em editoras reconhecidas. Foi professora colaborada do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU (2012-2017). Integrou o Comitê Editorial da Revista Profissão Docente (2014-2015). Entre 2012 e 2020, atuou na Faculdade Pitágoras de Uberlândia. Integrou comissões organizadoras e/ou comitês científicos de eventos, tais como: VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação (2006); Encontro de Pesquisa em Educação (2013, 2015, 2017 e 2019); I Seminário Nacional de Formação de Professores à Distância (2014); X Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação de Minas Gerais (2019). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da International Standing Conference for the History of Education (Ische) e do Grupo de Trabalho em História da Educação da ANPEd.

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Publicado

2023-07-14

Número

Sección

Artigos