Didactic materials for the teaching of History in Public Schools in the region of São Joaquim da Barra/SP

the teaching handout systems vs. textbook

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55565

Keywords:

teaching materials of history, teaching handout systems, textbook, PNLD

Abstract

This is the communication of research results on didactic materials of History used in public, state and municipal schools, in the cities of the Regional Teaching Directorate of São Joaquim da Barra/SP between the years 2017-2019. The object was to compare the contents of History present in the different didactic materials, the handouts of the Teaching Handout Systems and the Textbooks distributed by the National Textbook Program used in Final Elementary Education (6th – 9th years) in schools covered by the survey. As a counterpoint to analyze the SAE, we used the same pedagogical didactic criteria set out in the evaluation of History textbooks in the 2017 edition of the PNLD. For that, a bibliographical and documentary research was carried out, in which comparison was used as the main logical-methodological operation.

Author Biographies

Orandes Carlos da Rocha Júnior, Universidade de Uberaba

Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba/MG (Uniube). Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP. Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade SEB COC. Licenciado e Bacharel em História pela Unesp de Franca/SP. Pedagogo pela Universidade Cruzeiro do Sul. Professor.

Giseli Cristina do Vale Gatti, Universidade de Uberaba

Graduada em Letras e em Pedagogia. Doutora em Educação, com estágio de pós-doutorado concluído, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube), no qual coordena a Linha de Pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos, integra o Colegiado do Programa e participa de sua Comissão de Bolsas. Desde 2014, compõe o Comitê Institucional do PIBIC na Uniube. Desde 2020, coordena o comitê organizador do XI Encontro de Pesquisa em Educação da Uniube e atua como parecerista Ad Hoc do CNPq. No que se refere aos projetos institucionais, mediante apoio da Uniube e do CNPq, desde 2019, coordena o projeto de pesquisa internacional O Ensino Secundário em Perspectiva Comparada: historiografia, legislação, instituições e práticas escolares no Brasil e em Portugal no Século XX, com a participação de pesquisadores portugueses, a saber, Luis Alberto Alves (U.Porto), Joaquim Pintassilgo (U.Lisboa), Maria Teresa Santos (U.Évora), Maria João Mogarro (U.Lisboa) e brasileiros, tais como, Eurize Caldas Pessanha (UFGD), Rosa Fatima de Souza Chaloba (Unesp) e Norberto Dallabrida (Udesc). Desde 2017, integra a equipe do projeto de pesquisa nacional Ensino Secundário no Brasil em Perspectiva Histórica e Comparada (1942-1961), coordenado por Eurize Caldas Pessanha (UFGD) e integrado por pesquisadores de vários estados brasileiros. Integra os grupos de pesquisa: Espaços Plurais da Educação (Uniube); Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação (UFU) e Observatório da Cultura Escolar (UFMS). Atua na revisão de periódicos científicos, destacadamente: Revista Brasileira de História da Educação (SBHE); Cadernos de História da Educação (UFU); Revista Histedbr On line (Unicamp); História & Perspectivas (UFU); Revista Profissão Docente (Uniube); Cadernos de História (UFOP); Revista Diálogo Educacional (PUC-PR). Publicou o livro A escola e a vida na cidade: o Gymnásio Mineiro de Uberlândia, 1929-1950 (Edufu). Publicou 28 artigos em periódicos científicos qualificados e 09 capítulos de livro em editoras reconhecidas. Foi professora colaborada do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU (2012-2017). Integrou o Comitê Editorial da Revista Profissão Docente (2014-2015). Entre 2012 e 2020, atuou na Faculdade Pitágoras de Uberlândia. Integrou comissões organizadoras e/ou comitês científicos de eventos, tais como: VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação (2006); Encontro de Pesquisa em Educação (2013, 2015, 2017 e 2019); I Seminário Nacional de Formação de Professores à Distância (2014); X Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação de Minas Gerais (2019). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da International Standing Conference for the History of Education (Ische) e do Grupo de Trabalho em História da Educação da ANPEd.

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Published

2023-07-14

Issue

Section

Artigos