Educação contextualizada
desafios e possibilidades pela óptica de docentes de uma escola pública municipal de Jucás, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e55617Palavras-chave:
ensino, aprendizagem, matriz de relevânciaResumo
Este artigo objetivou identificar os principais problemas e potencialidades na utilização da educação contextualizada na escola Antônio José de Melo, em Jucás, estado do Ceará. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualiquantitativa com emprego de questionário semiestruturado e entrevistas para coleta de dados e informações. Como técnicas de análise, empregaram-se a análise do conteúdo e a do discurso a partir de três matrizes: educação, meio ambiente e sociedade; educação e discente; e educação e docente. Os resultados apontaram que as matrizes educação, meio ambiente e sociedade; e educação e discente apresentam quatro problemas. Quanto à matriz educação e docente, alega um montante de sete problemas. Em conclusão, a pesquisa mostra que a maior quantidade de problemas que influencia o processo de ensino-aprendizagem advém da matriz educação e docente.
Referências
Almeida, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
Brasil. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 9 set. 2021.
Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 9 set. 2021.
Brasil. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 jul. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm. Acesso em: 9 set. 2021.
Brasil. Estudo exploratório sobre o professor brasileiro: com base nos resultados do Censo escolar da educação básica 2007. Brasília: Inep, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/estudoprofessor.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.
Brasil. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas em seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 13 dez. 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. Acesso em: 9 set. 2021.
Brasil. Perfil do professor da educação básica. Brasília: Inep, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/486324/perfil+do+professor+da+educa%c3%a7%c3%a3o+b%c3%a1sica/6b636752-855f-4402-b7d7-b9a43ccffd3e?version=1.13. Acesso em: 28 maio 2021.
Brasil. Censo escolar da educação básica. Brasília: Inep, 2019a. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_basica_2019.pdf. Acesso em: 2 jun. 2021.
Brasil. Piso Salarial de Magistério é reajustado em janeiro. Brasília: MEC, 2019b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/211-noticias/218175739/72571-piso-salarial-do-magisterio-sobe-4-17-a-partir-de-janeiro-valor-sera-de-r-2-557-74. Acesso em: 23 abr. 2020.
Brasil. Resumo técnico do censo escolar da educação básica. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2020.pdf. Acesso em: 1º jun. 2021.
Caldart, Roseli Salete; Arroyo, Miguel Gonzáles; Molina, Mônica Castagna (orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
Contag. Site da Contag. Disponível em: http://www.contag.org.br/index.php?modulo=portal&acao=interna&codpag=308&nw=1. Acesso em: 30 jun. 2020.
Costa, Antônio Carlos Gomes da. O professor como educador. Salvador: Luís Eduardo Magalhães, 2001.
Delors, Jacques. Os quatro pilares da educação. In: Delors, Jacques et al. (org.). Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília, DF: Unesco, 2010. p. 89-101.
Fagundes, Eduardo. Planejamento baseado em cenários prospectivos. 2017. Disponível em: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/gestao-estrategica/artigos-gestao-estrategica/planejamento-baseado-em-cenarios-prospectivos. Acesso em: 8 set. 2021.
Fenner, Marta. Análise da implementação da lei do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica de Santa Maria/RS. 2016. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
Fraser, Nancy. A justiça social na globalização: redistribuição, reconhecimento e participação. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 63, p. 7-20, 2002. Disponível em: https://www.ces.uc.pt/publicacoes/rccs/artigos/63/rccs63-nancy%20fraser-007-020.pdf. Acesso em: 5 jun. 2021.
Freire, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
Gatti, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber, 2012.
Gatti, Bernardete Angelina; Barretto, Ela Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.
Irpaa. Referencial curricular de educação para convivência com o semi-árido. Juazeiro da Bahia: 2003. Mimeografado.
Kubo, Olga Mitsue; Batomé, Sílvio Paulo. Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, Florianópolis, v. 5, p. 1-19, 2001. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/3321. Acesso em: 8 set. 2021.
Marconi, Marina de Andrade; Lakatos, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2004.
Luchese, Rafaela Fragoso; Blaschke, Rafaela Wendler; Cardoso, Waleska Mendes. Consciência ambiental: o meio ambiente na educação. Revista Jurídica da Faculdade de Direito de Santa Maria, Santa Maria, v. 11, n. 1, p. 255-268, 2016. Disponível em: https://revista.fadismaweb.com.br/index.php/revista-juridica/article/view/16. Acesso em: 8 set. 2021.
Machado, Luane Cristina Tractz. Da educação rural à educação do campo: conceituação e problematização. In: EDUCERE, 12., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2017.
Martins, Josemar da Silva. Anotações em torno do conceito de educação para a convivência com o semi-árido. Juazeiro: Resab, 2004.
Menezes, Ana Célia Silva; Araujo, Lucineide Martins. Currículo, contextualização e complexidades: espaços de interlocução de diferentes saberes. Salvador: Universidade Estadual da Bahia, 2015.
Pezarini, Agnaldo Ronie; Maciel, Maria Delourdes. Educação ambiental pelo viés da argumentação: o panorama e as possibilidades desta relação. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 6, p. 127-148, 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2711. Acesso em: 8 set. 2021.
Pita, Javier Dias et al. Educação ambiental no currículo técnico profissionalizante: uma ferramenta para valorizar o meio ambiente e promover a consciência do aluno sobre a situação do planeta. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, e9010212291, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12291. Acesso em: 8 set. 2021.
Pordeus, Marcel Pereira. Gestão escolar: a democratização participativa para conquista da cidadania. In: CONEDU, 7., 2020, Maceió. Anais [...]. Maceió: Realize, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/trabalho_ev140_md1_sa3_id6310_01092020113803.pdf. Acesso em: 1º jun. 2021.
Perrenoud, Philippe. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: Artmed, 2016.
Prodanov, Cleber Cristiano; Freitas, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
Queiroz, João Batista Pereira de. Construção das escolas famílias agrícolas no Brasil: Ensino Médio e Educação Profissional. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Reis, Edmerson dos Santos. A contextualização dos conhecimentos e saberes escolares nos processos de reorientação curricular das escolas do campo. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
Reis, Edmerson dos Santos; Teles, Edilane Carvalho; Martins, Josemar da Silva. Pibid e as práticas docentes com a educação contextualizada no semiárido brasileiro. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, v. 10, n. 23, p. 137-166, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1348/902. Acesso em: 1º jun. 2021.
Resab. Educação e contexto no semiárido brasileiro: currículo, contextualização e complexidade. Juazeiro da Bahia: Resab, 2007.
Ribeiro, Inês Alexandra da Silva. O que motiva e desmotiva os alunos na aprendizagem?: análise das percepções de alunos do ensino básico e secundário. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano, Universidade Católica Portuguesa, Porto, 2020.
Rodrigues, Hanslilian Correia Cruz; Bonfim, Hanslivian Correia Cruz. A educação do campo e seus aspectos legais. In: Educere, 5, 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25287_12546.pdf. Acesso em: 28 maio 2020.
Secretaria de Educação do Município de Jucás. Dados escolares 2019. Disponível em: https://jucas.ce.gov.br/sec-educacao/. Acesso em: 5 dez. 2019.
Silva, José de Souza. Aridez mental, problema maior: contextualizar a educação para construir o ‘dia depois do desenvolvimento’ no semiárido brasileiro. Campina Grande: Embrapa 2010.
Silva, Priscila Elisabete da. O conceito de branquitude: reflexões para um campo de estudo. In: Muller, Tânia; Cardoso, Lourenço (orgs.). Branquitude: estudos sobre a identidade branca no Brasil. Curitiba: Appris, 2017. p. 19-32.
Silva, Sandra Regina Trindade de Freitas; Machado, Enéas. Reflexões sobre a educação em época de crise, o impacto da pandemia: a partir da visão de professores da educação básica. São Paulo, 2020. Disponível em: https://trabajos.pedagogiacuba.com/trabajos/12reflex%c3%b5es%20sobre%20a%20educa%c3%a7%c3%a3o%20em%20%c3%a9poca%20de%20crise_%202021_cuba.pdf. Acesso em: 3 maio 2021.
Souza, Ângelo Ricardo de. O professor da educação básica no Brasil: identidade e trabalho. Educar em Revista, Curitiba, n. 48, p. 53-74, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/fngnxxdlgh8tdkl4qs93qls/abstract/?lang=pt. Acesso em: 9 set. 2021.
Souza, Maria Antônia de. Educação no campo: desigualdades sociais e educacionais. Educação & Sociologia, Campinas, v. 33, p. 745-763, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/3qpdmm9tddh4twyh5cmmhpb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 9 set. 2021.
Souza, Paulo Renato. A revolução gerenciada: educação no Brasil: 1995-2002. São Paulo: Pretince Hall, 2005.
Tozetto, Susana Soares et al. Professores brasileiros: formação e perfil. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPE, 11., 2012, Maringá. Anais [...]. Maringá: Universidade de Maringá, 2012. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2012/trabalhos/co_05/105.pdf. Acesso em: 2 maio 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.