Educação contextualizada

desafios e possibilidades pela óptica de docentes de uma escola pública municipal de Jucás, Ceará

Autores

  • Mirian Raquel do Nascimento Fernandes Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Joaquim Branco de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Antônio Roberto Xavier Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) http://orcid.org/0000-0002-3018-2058

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e55617

Palavras-chave:

ensino, aprendizagem, matriz de relevância

Resumo

Este artigo objetivou identificar os principais problemas e potencialidades na utilização da educação contextualizada na escola Antônio José de Melo, em Jucás, estado do Ceará. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualiquantitativa com emprego de questionário semiestruturado e entrevistas para coleta de dados e informações. Como técnicas de análise, empregaram-se a análise do conteúdo e a do discurso a partir de três matrizes: educação, meio ambiente e sociedade; educação e discente; e educação e docente. Os resultados apontaram que as matrizes educação, meio ambiente e sociedade; e educação e discente apresentam quatro problemas. Quanto à matriz educação e docente, alega um montante de sete problemas. Em conclusão, a pesquisa mostra que a maior quantidade de problemas que influencia o processo de ensino-aprendizagem advém da matriz educação e docente.

Biografia do Autor

Mirian Raquel do Nascimento Fernandes, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Joaquim Branco de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos de Clima, Solo e Água Aplicados a Agropecuária do Semiárido.

Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD 2017-2018); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdades Kurius (FAK). Professor Adjunto lotado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) e do Curso de Graduação em Administração Pública presencial da UNILAB. Atua nas seguintes Linhas de Pesquisa: 1) Políticas Educacionais; 2) Teoria, Prática e Metodologia do Conhecimento e da Pesquisa Científica; 3) Políticas Públicas de Segurança, Crime Organizado e Sistema Prisional; 4) Comunidades Tradicionais, Educação Ambiental e Sustentabilidade; 5) História, Culturas, Memória e Oralidade. Desenvolve também pesquisas em História e Cultura Afro-brasileira e Africana; Biografias; Temáticas étnico-raciais; Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania; Cultura Digital; Família, Gênero e Geração; Museologia; Patrimônios; Gestão Ambiental; Teoria e Metodologia da História; Micro-História; Ensino de Ciências; Fundamentos Históricos, Filosóficos, Sociológicos e Antropológicos da Educação. É Líder do Grupo de Pesquisa GPS (Gestão de Políticas Sociais) da UNILAB/ICSA/CNPq e Pesquisador integrante do Núcleo de História e Memória da Educação - NHIME da UFC/CNPq.

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2024-04-01

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Seção

Artigos