Educación contextualizada

retos y posibilidades desde la perspectiva del profesorado de una escuela pública municipal de Jucás, Ceará

Autores/as

  • Mirian Raquel do Nascimento Fernandes Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Joaquim Branco de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Antônio Roberto Xavier Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) http://orcid.org/0000-0002-3018-2058

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e55617

Palabras clave:

enseñanza, aprendizaje, matriz de relevancia

Resumen

Este artículo tuvo como objetivo identificar los principales problemas y potencialidades del uso de la educación contextualizada en la escuela Antônio José de Melo, en Jucás, estado de Ceará. Se trata de un estudio de caso con un enfoque cualitativo y cuantitativo que utiliza un cuestionario semiestructurado y entrevistas para la recogida de datos e información. Como técnicas de análisis se utilizaron análisis de contenido y discurso desde tres matrices: educación, medio ambiente y sociedad; educación y estudiantes; y educación y enseñanza. Los resultados mostraron que las matrices educación, medio ambiente y sociedad; y educación y estudiantes, presentan cuatro problemas. En cuanto a la matriz de educación y enseñanza, alega un total de siete problemas. En conclusión, la investigación muestra que la mayor cantidad de problemas que influyen en el proceso de enseñanza-aprendizaje provienen de la matriz educación y enseñanza.

Biografía del autor/a

Mirian Raquel do Nascimento Fernandes, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Joaquim Branco de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos de Clima, Solo e Água Aplicados a Agropecuária do Semiárido.

Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD 2017-2018); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdades Kurius (FAK). Professor Adjunto lotado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) e do Curso de Graduação em Administração Pública presencial da UNILAB. Atua nas seguintes Linhas de Pesquisa: 1) Políticas Educacionais; 2) Teoria, Prática e Metodologia do Conhecimento e da Pesquisa Científica; 3) Políticas Públicas de Segurança, Crime Organizado e Sistema Prisional; 4) Comunidades Tradicionais, Educação Ambiental e Sustentabilidade; 5) História, Culturas, Memória e Oralidade. Desenvolve também pesquisas em História e Cultura Afro-brasileira e Africana; Biografias; Temáticas étnico-raciais; Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania; Cultura Digital; Família, Gênero e Geração; Museologia; Patrimônios; Gestão Ambiental; Teoria e Metodologia da História; Micro-História; Ensino de Ciências; Fundamentos Históricos, Filosóficos, Sociológicos e Antropológicos da Educação. É Líder do Grupo de Pesquisa GPS (Gestão de Políticas Sociais) da UNILAB/ICSA/CNPq e Pesquisador integrante do Núcleo de História e Memória da Educação - NHIME da UFC/CNPq.

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Publicado

2024-04-01

Número

Sección

Artigos