Recursos Educacionais Abertos e o Desafio do (Des)Conhecimento
um Cenário ainda Recorrente
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e55652Palavras-chave:
recursos educacionais abertos, educação aberta, desconhecimento, desafio, pesquisaResumo
O movimento da Educação Aberta e os Recursos Educacionais Abertos (REA) vêm sendo cada vez mais discutidos. No entanto, ainda enfrentam muitos desafios na promoção do aculturamento necessário para sua efetiva adoção. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho consiste em discutir um dos desafios apontados como a causa raiz da lenta popularização dos REA: o desconhecimento sobre eles. Por meio de uma pesquisa quantitativa e qualitativa aplicada em um cenário constituído, em sua maior parte, por professores da educação básica no Brasil, constatou-se um baixo nível de conhecimento nas principais competências necessárias para compreender e trabalhar com REA: definir, identificar e saber como e onde encontrá-los. Tais resultados, que corroboram outros amplos estudos, apontam para a necessidade de formulação de políticas públicas e ações de incentivo para compreender a filosofia da abertura.
Referências
Aires, Luisa. e-Learning, educação online e educação aberta: contributos para uma reflexão teórica. RIED: Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, Madrid, v. 19, n. 1, p. 253-269, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3314/331443195013.pdf. Acesso em: 31 mar. 2021.
Brasil. Ministério da Educação. Lei n.º 13.005, de 24 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543 -plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 2 mar. 2021.
Brasil. Ministério da Educação. Recursos Educacionais Abertos. Guia digital PNLD 2019. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2019/recursos_educacionais_abertos. Acesso em: 3 mar. 2021.
Cátedra Unesco em Educação a Distância Universidade se Brasília. Caderno REA, Educação Aberta, Universidade de Brasília. Disponível em: http://educacaoaberta.org/cadernorea. Acesso em: 12 mar. 2021.
Creative Commons. Sobre as licenças. Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/. Acesso em: 5 jan. 2021.
Downes, Stephen. Agents Provocateurs. Stephen’s Web. 2010. Disponível em: http://www.downes.ca/post/54026. Acesso em: 10 jan. 2021.
Educação Aberta. Recursos Educacionais Abertos (REA): um caderno para professores. Campinas, 2013. Disponível em: http://educacaoaberta.org/cadernorea. Acesso em: 12 mar. 2021.
Iniciativa Educação Aberta. Sobre nós. Disponível em: https://aberta.org.br/sobre. Acesso em: 8 mar. 2021.
Lederman, Doug. Awareness of Open Educational Resources Grows, but Adoption Doesn’t. Inside Higher ED, 2021. Disponível em: https://www.insidehighered.com/digital-learning/article/2021/03/18/pandemic-didnt-speed-adoption-open-educational-resources-outlook. Acesso em: 29 mar. 2021.
Mazzardo, Mara Denize; Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria. Como aprender com recursos educacionais abertos? In: VII Congresso de Estilos de Aprendizagem, n. 7. 2016. Anais... Bragança: Instituto Politécnico, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/6902. Acesso em: 8 jan. 2021.
Nobre, Ana. REA: de A a.... Manual para identificar, procurar, utilizar, reutilizar, produzir e partilhar recursos educacionais abertos. Lisboa: Universidade Aberta, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/10216. Acesso em: 5 mar. 2021.
Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria. Recursos educacionais abertos: transposição didática para transformação e coautoria de conhecimento educacional em rede. Indagatio Didactica, Universidade de Aveiro, v. 8, n. 2, p. 151-165, jul. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/6887. Acesso em: 10 fev. 2021.
Nobre, Ana; Pereira, Hélder; Rosa, Rui. a-REAEDUCA – Revista de Educação para o século XXI: pensar, desenvolver e criar um REA. EAD em Foco, v. 7, n. 1, p. 72-83, 30 abr. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/6904. Acesso em: 12 fev. 2021.
Santana, Bianca; Rossini, Carolina; Pretto, Nelson De Luca (Org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. São Paulo/Salvador: Casa da Cultura Digital/EDUFBA, 2012. Disponível em: https://www.aberta.org.br/livrorea/livro/livroREA-1edicao-mai2012.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
Seaman, Julia E.; Seaman, Jeff. Digital Texts in the Time of Covid: Educational Resources in U.S. Higher Education. Bay View Analytics, 2021. Disponível em: https://www.bayviewanalytics.com/reports/digitaltextsinthetimeofcovid.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.
Unesco. Recommendation on Open Educational Resources (OER). Portal Unesco, 2019. Disponível em: http://portal.unesco.org/en/ev.php-URL_ID=49556&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html. Acesso em: 17 fev. 2021.
Weller, Martin. Big and little OER. In: OPENED2010: Seventh Annual Open Education Conference, n. 7. 2010. Anal... Barcelona: The Open University, 2010. Disponível em: http://oro.open.ac.uk/24702/. Acesso em: 11 fev. 2021.
Willey, David. On OER: Beyond Definitions. Improving Learning. 2011. Disponível em: https://opencontent.org/blog/archives/2015. Acesso em: 8 fev. 2021.
YouTube. Termos de serviço. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/static?template=terms. Acesso em: 1.º mar. 2021.
Yuan, Li; MacNeill, Sheila; Kraan, Wilbert. Open Educational Resources: opportunities and challenges for higher education. Educational Cybernetics: Reports, Institute for Educational Cybernetics – Univesity of Bolton, 2008. Disponível em: https://vula.uct.ac.za/access/content/group/06e991e0-e279-41bd-8eea-e8f9b3745145/Understanding%20the%20OER%20movement/Yuan,%20MacNeill%20_%20Kraan%202008.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.