Recursos Educacionais Abertos e o Desafio do (Des)Conhecimento

um Cenário ainda Recorrente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e55652

Palavras-chave:

recursos educacionais abertos, educação aberta, desconhecimento, desafio, pesquisa

Resumo

O movimento da Educação Aberta e os Recursos Educacionais Abertos (REA) vêm sendo cada vez mais discutidos. No entanto, ainda enfrentam muitos desafios na promoção do aculturamento necessário para sua efetiva adoção. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho consiste em discutir um dos desafios apontados como a causa raiz da lenta popularização dos REA: o desconhecimento sobre eles. Por meio de uma pesquisa quantitativa e qualitativa aplicada em um cenário constituído, em sua maior parte, por professores da educação básica no Brasil, constatou-se um baixo nível de conhecimento nas principais competências necessárias para compreender e trabalhar com REA: definir, identificar e saber como e onde encontrá-los. Tais resultados, que corroboram outros amplos estudos, apontam para a necessidade de formulação de políticas públicas e ações de incentivo para compreender a filosofia da abertura.

Biografia do Autor

Jardel Lucas Garcia, Centro Universitário UNA (Sete Lagoas/MG)

Possui Mestrado em Pedagogia do eLearning pela Universidade Aberta de Portugal (UAb), graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade Cenecista de Sete Lagoas, pós-graduação em Projeto de Aplicações Java pelo Instituto de Gestão em Tecnologia de Informação (IGTI), licenciatura em Letras pela Universidade Braz Cubas. Pesquisa, produz e aprimora conhecimentos indispensáveis na área da Educação e para integrar a tecnologia em projetos que visam contribuir com professores e alunos do mundo inteiro. Atuou como Especialista em Tecnologias Educacionais, responsável pelos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) do IBCMED (Instituto Brasileiro de Ciências Médicas), onde também atuou como coordenador do Curso Superior em Tecnologia de Redes de Computadores, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Coordenador de Extensão e professor. É também professor do Centro Universitário UNA(Sete Lagoas) e professor de inglês, tecnologia e cidadania digital na rede pública de Minas Gerais, onde atua também como Vice-Diretor Escolar. Pesquisa e desenvolve projetos de e-learning, educação à distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Metodologias Ativas na Aprendizagem.

Ana Maria de Jesus Ferreira Nobre, Universidade Aberta

Professora Auxiliar docente da Universidade Aberta onde lecionada desde 1998, tendo sido anteriormente professora na Universidade Sorbonne, Paris, e na Universidade Autónoma de Lisboa. Concluiu o Doutoramento em Didactologie des Langues et des Cultures Étrangères na Universidade da Sorbonne-Paris III. Enquanto investigadora, tem-se dedicado à Didática do eLearning, à Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos e recentemente à Gamificação no ensino.
 

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Publicado

2024-04-30

Edição

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Artigos