Recursos Educativos Abiertos y el Desafío del (Des)Conocimiento

un Escenario aún Recurrente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e55652

Palabras clave:

recursos educativos abiertos, educación abierta, desconocimiento, desafío, investigar

Resumen

El movimiento de Educación Abierta y los Recursos Educativos Abiertos (REA) se han discutido cada vez más. Sin embargo, todavía enfrentan muchos desafíos para promover la aculturación necesaria para su adopción efectiva. Así, el objetivo de este trabajo es discutir uno de los desafíos señalados como causa fundamental de la lenta popularización de los REA: el desconocimiento de los mismos. A través de una investigación cuantitativa y cualitativa aplicada en un escenario conformado mayoritariamente por docentes de educación básica en Brasil, se encontró un bajo nivel de conocimiento en las principales habilidades necesarias para comprender y trabajar con REA: definir, identificar y saber cómo y dónde encontrarlos. Estos resultados, que corroboran otros amplios estudios, apuntan a la necesidad de formular políticas públicas e incentivar acciones para entender la filosofía de la apertura.

Biografía del autor/a

Jardel Lucas Garcia, Centro Universitário UNA (Sete Lagoas/MG)

Possui Mestrado em Pedagogia do eLearning pela Universidade Aberta de Portugal (UAb), graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade Cenecista de Sete Lagoas, pós-graduação em Projeto de Aplicações Java pelo Instituto de Gestão em Tecnologia de Informação (IGTI), licenciatura em Letras pela Universidade Braz Cubas. Pesquisa, produz e aprimora conhecimentos indispensáveis na área da Educação e para integrar a tecnologia em projetos que visam contribuir com professores e alunos do mundo inteiro. Atuou como Especialista em Tecnologias Educacionais, responsável pelos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) do IBCMED (Instituto Brasileiro de Ciências Médicas), onde também atuou como coordenador do Curso Superior em Tecnologia de Redes de Computadores, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Coordenador de Extensão e professor. É também professor do Centro Universitário UNA(Sete Lagoas) e professor de inglês, tecnologia e cidadania digital na rede pública de Minas Gerais, onde atua também como Vice-Diretor Escolar. Pesquisa e desenvolve projetos de e-learning, educação à distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Metodologias Ativas na Aprendizagem.

Ana Maria de Jesus Ferreira Nobre, Universidade Aberta

Professora Auxiliar docente da Universidade Aberta onde lecionada desde 1998, tendo sido anteriormente professora na Universidade Sorbonne, Paris, e na Universidade Autónoma de Lisboa. Concluiu o Doutoramento em Didactologie des Langues et des Cultures Étrangères na Universidade da Sorbonne-Paris III. Enquanto investigadora, tem-se dedicado à Didática do eLearning, à Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos e recentemente à Gamificação no ensino.
 

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Publicado

2024-04-30

Número

Sección

Artigos