Confluência da escola unitária com a pedagogia histórico-crítica

em busca de uma educação revolucionária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55882

Palavras-chave:

escola unitária, pedagogia histórico-crítica, educação e revolução, transformação social, profissionais da educação

Resumo

Este artigo busca identificar a confluência da concepção de escola de Gramsci com a pedagogia histórico-crítica de Saviani, sendo ambas de base filosófica marxista, destacando a importância de se pensar a educação para a transformação social. Apresentamos as contribuições de Gramsci na área da educação, em específico a formulação do conceito de escola unitária e a importância do professor dentro dessa perspectiva. Embora exista a identificação de uma inspiração da escola unitária gramsciana na concepção da pedagogia histórico-crítica, Saviani teve contato com as ideias de Gramsci apenas ao longo do percurso de elaboração de sua teoria pedagógica, a qual ainda se encontra em processo de desenvolvimento, com ênfase em uma construção coletiva. Os resultados apontam para a importância de se pensar uma educação que promova a superação da desigualdade social e a valorização dos profissionais da educação. A teoria de Saviani, nesse sentido, tem o mérito de proporcionar uma visão crítica da educação, com uma vertente emancipadora.

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Biografia do Autor

Juliana Sampaio Mori, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Professora da Rede   Municipal   de   Ensino   de   Hortolândia/SP.

Heloisa Helena Oliveira de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP

Pesquisadora e Docente Permanente, em regime de dedicação integral, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Atua na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e integra o grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente. Possui mestrado (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), com estágio de doutorado em Formação de Professores de Educação Infantil no exterior, na Universidade de Aveiro/Portugal. Realiza assessoria científica Ad hoc para instituições de fomento pesquisa emitindo parecer de mérito. É membro associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED.Tem experiência na área de Educação como docente e como Coordenador Pedagógico em diferentes níveis de ensino. Desenvolve pesquisas e orienta mestrandos e doutorandos nas áreas da Formação de Professores e Educação Infantil, atuando principalmente com os seguintes temas: profissionalização docente, formação de professores de educação infantil, infância e educação, cuidar-educar,ensino-aprendizagem, didática e metodologia de ensino. 

Rafael Fernando da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP

Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) com bolsa CAPES dedicação exclusiva (2020). Mestre em Educação pela PUC-Campinas na área de formação de professores (2009) com bolsa CAPES de dedicação exclusiva. Possui graduação em Ciências Sociais pela PUC-Campinas (2005), sendo bolsista do PIBIC/CNPq. Atualmente, faz parte do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente da linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-graduação da PUC-Campinas. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia, educação, formação de professores, necessidades formativas, profissionalização docente e violência na escola.

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2023-10-31

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Artigos