Confluência da escola unitária com a pedagogia histórico-crítica
em busca de uma educação revolucionária
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55882Palavras-chave:
escola unitária, pedagogia histórico-crítica, educação e revolução, transformação social, profissionais da educaçãoResumo
Este artigo busca identificar a confluência da concepção de escola de Gramsci com a pedagogia histórico-crítica de Saviani, sendo ambas de base filosófica marxista, destacando a importância de se pensar a educação para a transformação social. Apresentamos as contribuições de Gramsci na área da educação, em específico a formulação do conceito de escola unitária e a importância do professor dentro dessa perspectiva. Embora exista a identificação de uma inspiração da escola unitária gramsciana na concepção da pedagogia histórico-crítica, Saviani teve contato com as ideias de Gramsci apenas ao longo do percurso de elaboração de sua teoria pedagógica, a qual ainda se encontra em processo de desenvolvimento, com ênfase em uma construção coletiva. Os resultados apontam para a importância de se pensar uma educação que promova a superação da desigualdade social e a valorização dos profissionais da educação. A teoria de Saviani, nesse sentido, tem o mérito de proporcionar uma visão crítica da educação, com uma vertente emancipadora.
Referências
Almeida, Maria de Lourdes Pinto de; Sá, Giedre Teresinha Ragnini de. Políticas educacionais e pesquisa acadêmica: uma reflexão sobre a escola unitária em Antonio Gramsci enquanto um objeto de investigação. Série-Estudos, Campo Grande, MS, n. 40, p. 223-237, jul./dez. 2015. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/876/720. Acesso em: 13 mar. 2021.
Boothman, Derek. Tradutibilidade. In: Liguori, Guido; Voza, Pasquale (Orgs.). Dicionário gramsciano. São Paulo: Boitempo, 2017. p. 50-52.
Coutinho, Carlos Nelson. Introdução. In: Gramsci, Antonio. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
Gramsci, Antonio. Cadernos do Cárcere. Introdução ao Estudo da Filosofia. A Filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
Gramsci, Antonio. Cadernos do Cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. v. 2. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
Jacomini, Márcia Aparecida; Moraes, Carmen Sylvia Vidigal. Os escritos de Antonio Gramsci e obras de intérpretes em teses e dissertações sobre políticas educacionais (2000-2010). Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 72, p. 209-230, nov./dez. 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59345/37192. Acesso em: 03 abr. 2021.
Loureiro, Bráulio. Escola unitária e hegemonia: a indissociabilidade entre educação e política no pensamento de Antonio Gramsci. Educação Unisinos, São Leopoldo, RS, v. 15, n. 1, p. 13-21, jan./abr. 2011. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/457/179. Acesso em: 08 abr. 2021.
Martins, Marcos Francisco. Marx e Engels: apontamentos sobre educação e ensino. Comunicações, Piracicaba, SP, v. 24, n. 2, p. 247-266, maio/ago. 2017a. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2869/1959. Acesso em: 25 mar. 2021.
Martins, Marcos Francisco. “Tradução” da escola unitária de Gramsci pela pedagogia histórico-crítica de Saviani. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 4, p. 997-1017, 14 out./dez. 2017b. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649915/18673. Acesso em: 25 mar. 2021.
Monasta, Atillio. Antonio Gramsci. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
Nascimento, Maria Isabel Moura; Sbardelotto, Denise Kloeckner. A escola unitária: educação e trabalho em Gramsci. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 30, p. 275-291, jun. 2008. Disponível em: https://fe-old.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/5157/art17_30.pdf. Acesso em: 22 maio 2021.
Nosella, Paolo; Azevedo, Mário Luiz Neves de. A educação em Gramsci. Teoria e Prática da Educação, v. 15, n. 2, p. 25-33, maio/ago. 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/20180. Acesso em: 27 set. 2022.
Pressupostos Gramscianos da Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas/SP, FE – Unicamp, 2017. 1 vídeo (3h06min). Publicado pelo Materiais Educacionais produzidos na FE – Unicamp. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8Sw2P8B2kis. Acesso em: 23 set. 2022.
Saviani, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.
Saviani, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
Saviani, Dermeval. Marxismo, Educação e Pedagogia. In: Saviani, Dermeval; Duarte, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 59-85.
Saviani, Dermeval. A pedagogia histórico-crítica. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, Vitória da Conquista, v. 3, n. 2, p. 11-36, dez. 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1405. Acesso em: 27 set. 2022.
Saviani, Dermeval. Democracia, educação e emancipação humana: desafios do atual momento brasileiro. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 21, n. 3, p. 653-662, dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300653&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 abr. 2019.
Saviani, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.
Silva, Percival Tavares da. A recepção de Gramsci na educação brasileira: entrevista com Dermeval Saviani. Movimento-revista de educação, n. 6, p. 386-404, 28 jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32605. Acesso em: 22 set. 2022.
Silveira, Renê José Trentin. Escola e classe social de uma perspectiva gramsciana: a sala de aula, o intelectual e os simples. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 17, n. 3, p. 558-575, set./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638307/9836. Acesso em: 03 maio 2021.
Silveira, Renê José Trentin. Disciplina e liberdade no ensino: notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 44, p. 289-305, set./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7784/3653. Acesso em: 03 maio 2021.
Silveira, Renê José Trentin. A Relação Professor-Aluno de uma Perspectiva Gramsciana. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 97-114, jan./mar. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/64512. Acesso em: 03 abr. 2021.
Toledo, Cezar de Alencar Arnaut de; Gomes, Jarbas Mauricio. Educação e Hegemonia nos QUADERNI DEL CARCERE de Antonio Gramsci (1891-1937). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 3, p. 503-517, 20 dez. 2013. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/19574/15661. Acesso em: 03 jun. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.