Confluencia de la escuela unitaria con la pedagogía histórico-crítica

en búsqueda de una educación revolucionaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55882

Palabras clave:

escuela unitaria, pedagogía histórico-crítica, educación y revolución, transformación social, profesionales de la educación

Resumen

Este artículo busca identificar la confluencia de la concepción de escuela de Gramsci con la pedagogía histórico-crítica de Saviani, siendo ambas de base filosófica marxista, destacando la importancia de pensar la educación para la transformación social. Presentamos las contribuciones de Gramsci en el área de la educación, en particular la formulación del concepto de escuela unitaria y la importancia del maestro dentro de esta perspectiva. Aunque exista la identificación de una inspiración de la escuela unitaria gramsciana en la concepción de la pedagogía histórico-crítica, Saviani tuvo contacto con las ideas de Gramsci solo a lo largo de la ruta de elaboración de su teoría pedagógica, que aún está en proceso de desarrollo, con énfasis en una construcción colectiva. Los resultados apuntan a la importancia de pensar en una educación que promueva la superación de la desigualdad social y la valorización de los profesionales de la educación. La teoría de Saviani, en este sentido, tiene el mérito de aportar una visión crítica de la educación, con un aspecto emancipador.

Biografía del autor/a

Juliana Sampaio Mori, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Professora da Rede   Municipal   de   Ensino   de   Hortolândia/SP.

Heloisa Helena Oliveira de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP

Pesquisadora e Docente Permanente, em regime de dedicação integral, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Atua na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e integra o grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente. Possui mestrado (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), com estágio de doutorado em Formação de Professores de Educação Infantil no exterior, na Universidade de Aveiro/Portugal. Realiza assessoria científica Ad hoc para instituições de fomento pesquisa emitindo parecer de mérito. É membro associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED.Tem experiência na área de Educação como docente e como Coordenador Pedagógico em diferentes níveis de ensino. Desenvolve pesquisas e orienta mestrandos e doutorandos nas áreas da Formação de Professores e Educação Infantil, atuando principalmente com os seguintes temas: profissionalização docente, formação de professores de educação infantil, infância e educação, cuidar-educar,ensino-aprendizagem, didática e metodologia de ensino. 

Rafael Fernando da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP

Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) com bolsa CAPES dedicação exclusiva (2020). Mestre em Educação pela PUC-Campinas na área de formação de professores (2009) com bolsa CAPES de dedicação exclusiva. Possui graduação em Ciências Sociais pela PUC-Campinas (2005), sendo bolsista do PIBIC/CNPq. Atualmente, faz parte do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente da linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-graduação da PUC-Campinas. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia, educação, formação de professores, necessidades formativas, profissionalização docente e violência na escola.

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Publicado

2023-10-31

Número

Sección

Artigos