“Tudo deve mudar para que tudo fique como está”
análise das implicações da Base Nacional Comum Curricular para a Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1483-1512Palavras-chave:
Currículo, BNCC, Educação Básica, STEM EducationResumo
O estudo busca identificar e analisar as intencionalidades formativas prescritas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as ciências da natureza. Nesse sentido, realizamos a análise de conteúdo de documentos. Os resultados da investigação evidenciam que a BNCC retoma perspectivas formativas presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, alinhando princípios formativos da escola com demandas do mercado global. Sobre a Educação em Ciências, constatamos diferenças entre as diferentes versões da BNCC. Na terceira versão, verificou-se ênfase na realização de atividades investigativas, retomando perspectivas epistemológicas positivistas, além da influência da STEM education no documento. Nossas conclusões apontam que há uso de conceitos, metas e ideais pouco aprofundados e discutidos na BNCC, os quais são esvaziados de significados diante da polissemia que engendram.
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