“Tudo deve mudar para que tudo fique como está”

análise das implicações da Base Nacional Comum Curricular para a Educação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1483-1512

Palavras-chave:

Currículo, BNCC, Educação Básica, STEM Education

Resumo

O estudo busca identificar e analisar as intencionalidades formativas prescritas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as ciências da natureza. Nesse sentido, realizamos a análise de conteúdo de documentos. Os resultados da investigação evidenciam que a BNCC retoma perspectivas formativas presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, alinhando princípios formativos da escola com demandas do mercado global. Sobre a Educação em Ciências, constatamos diferenças entre as diferentes versões da BNCC. Na terceira versão, verificou-se ênfase na realização de atividades investigativas, retomando perspectivas epistemológicas positivistas, além da influência da STEM education no documento. Nossas conclusões apontam que há uso de conceitos, metas e ideais pouco aprofundados e discutidos na BNCC, os quais são esvaziados de significados diante da polissemia que engendram.

Biografia do Autor

Larissa Zancan Rodrigues, UFSC

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT-UFSC). Doutoranda do Programa de Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Adriana Mohr, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Titular, Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Ciências da Educação

Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica

Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Dossiê: De que currículo precisamos em tempos de democracia fraturada