A educação brasileira em quarentena

reflexões curriculares sobre políticas pandêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1582-1603

Palavras-chave:

Políticas públicas, Desigualdade digital, Currículo, Coronavírus

Resumo

O período de excepcionalidade causado pela pandemia do novo coronavírus exigiu a elaboração de diversas políticas que direcionassem os ambientes educacionais, em diferentes níveis e administrações. Durante o período pandêmico vimos, com as diversas trocas de chefes das pastas da Educação e Saúde e as idas e vindas dos direcionamentos políticos nacionais, um grande ambiente de instabilidade e falta de diálogo do governo federal com os demais setores da sociedade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é fomentar discussões sobre os pontos de normatização referentes às práticas educacionais. Realizamos análise documental, a partir da Tematização, proposta por Fontoura (2011), que abarcou as portarias do Ministério da Educação e pareceres do Conselho Nacional de Educação, apontando implicações percebidas nas redes federais, estaduais e municipais.

Biografia do Autor

Alessandra Andrade Cardoso, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui formação acadêmica com graduação em Pedagogia. Pós- graduação em Psicopedagogia e Pós- graduação em Supervisão e Orientação Educacional, cursando Mestrado em Educação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora concursada com duas matrículas na rede municipal de ensino de Mangaratiba/RJ onde atua como regente das disciplinas de Filosofia e Sociologia do Ensino Médio. Participante do grupo de pesquisas do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI) - UFRRJ. Membro Representante dos Professores da Educação de Jovens e Adultos das Escolas Públicas Municipais no Fórum Municipal de Educação de Mangaratiba. Atuou também como Diretora Escolar ; Implementadora Educacional da Educação Básica da SME; Diretora de Departamento de Ensino; Diretora de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Mangaratiba; Conselheira Municipal de Educação de Mangaratiba; Conselheira do FUNDEB; Coordenadora Pedagógica; Superintendente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Mangaratiba e Orientadora Educacional. Tendo atuado ainda como Tutora Bolsista do Programa Formação Pela Escola do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Tutora Bolsista EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Seu maior interesse está em Políticas Públicas Educacionais para a democratização do ensino.

Gustavo Diniz de Mesquita Taveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre no Programa de Pós-Graduação em Biociências na mesma instituição e atualmente é aluno de doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Química Biológica (Educação, Gestão e Difusão em Biociências) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, é professor do Ensino Básico e atua como Coordenador Técnico de Ciências Naturais na Secretaria Municipal de Educação de Mangaratiba. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, Divulgação Científica em espaço formal e não-formal de educação, Educação Ambiental e Currículo.

Allan Rodrigues, Universidade Estácio de Sá

Doutorando do PROPED/UERJ, Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017) e Pedagogo pela Universidade Federal Fluminense. Em 2017 recebeu o prêmio Prata da Casa pela Universidade Federal Fluminense. Participa desde graduação até pós graduação dos espaços de colegiados de cursos e colegiados de unidade, comissões de bolsa e outras comissões administrativas. Foi bolsista IC da FAEPRJ e do CNPQ (2010-24), auxiliar de pesquisa técnico pelo CNPQ (2014 até 2015) e nos anos de 2016 e 2017 bolsista apoio técnico de pesquisa FAPERJ. Membro da Associação Brasileira de Currículo e da ANPEd/GT Currículo. Professor Assistente da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e do curso de Especialização em Saberes e Praticas na Educação Básica - UFRJ. Financiamento do Programa Produtividade UNESA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, currículo, políticas curriculares cotidiano e filosofia- da diferença.

Guilherme Pereira Stribel, Universidade Estácio de Sá

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ); mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ); licenciado em Geografia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Professor da Universidade Estácio de Sá, onde também coordena o projeto de extensão “Programa de Formação Continuada: Educação, Violência e Direitos Humanos”. Atua ainda como mediador a distância no curso de Pedagogia oferecido pela UERJ através do CEDERJ. Membro do grupo de pesquisa “Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática”

Referências

AGUILAR JUNIOR, Carlos Augusto. Reprovação e política de avaliação na escola: um estudo na rede pública de Niterói. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

BRASIL. Parecer CNE/CES nº 498/2020. Prorrogação do prazo de implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Brasília: MEC, 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da Covid-19. Brasília: MEC, 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 6/2020. Guarda religiosa do sábado na pandemia da Covid-19. Brasília: MEC, 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 9/2020. Reexame do Parecer CNE/CP nº 5/2020, que tratou da reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da Covid-19. Brasília: MEC, 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 10/2020. Prorrogação do prazo a que se refere o artigo 60 do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, para implantação de instituições credenciadas e de cursos autorizados, em razão das circunstâncias restritivas decorrentes da pandemia da Covid-19. Brasília: MEC, 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 11/2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e não Presenciais no Contexto da Pandemia. Brasília: MEC, 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 15/2020. Diretrizes Nacionais para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Brasília: MEC, 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 16/2020. Reexame do item 8 (orientações para o atendimento ao público da educação especial) do Parecer CNE/CP nº 11, de 7 de julho de 2020, que trata de Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da pandemia. Brasília: MEC, 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 19/2020. Reexame do Parecer CNE/CP nº 15, de 6 de outubro de 2020, que tratou das Diretrizes Nacionais para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Brasília: MEC, 2020.

BRASIL. Portaria nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020. Dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19. Brasília: MEC, 2020.

FERREIRA, Luiz Antonio Miguel; NOGUEIRA, Flávia Maria de Bastos. Impactos das políticas educacionais no cotidiano das escolas públicas e o plano nacional de educação. Arquivo Brasileiro De Educação, [s.l.], v. 3, n. 5, p. 102-129, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2015v3n5p102. Acesso em: 16 dez. 2021.

FONTOURA, Helena Amaral da. Tematização como proposta de análise de dados na pesquisa qualitativa. In: FONTOURA, Helena Amaral da (Org.). Formação de professores e diversidades culturais: múltiplos olhares em pesquisa. Niterói: Intertexto, 2011. p. 61-82.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GOODSON, Ivor F. Currículo: Teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2019. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal, 2019. Brasil: IBGE, 2019.

LOPES, Alice Casimiro. Teorias Pós-críticas, Política e Currículo. Educação, sociedade e culturas, [s.l.], n. 39, p. 7-23, 2013. Disponível em: https://www.up.pt/revistas/index.php/esc/article/view/311. Acesso em: 16 dez. 2021.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Apresentação: Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas. Roteiro, [s.l.], v. 46, p. e27181, 2021. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27181/16012. Acesso em: 16 dez. 2021.

OLIVEIRA, Elida. Mais de 6 milhões de estudantes não tiveram acesso a atividades escolares em outubro, aponta IBGE. Portal G1, 1º de dezembro de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/12/01/mais-de-6-milhoes-de-estudantes-nao-tiveram-acesso-a-atividades-escolares-em-outubro-aponta-ibge.ghtml. Acesso em: 29 out. 2021.

SAVIANI, Dermeval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento Revista Educação, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, ano 3, n. 4, 2016. Disponível em: https://www.eduforconsultoria.com.br/artigo/203. Acesso em: 05 jul. 2021.

UNDIME. Segundo IBGE, 4,3 milhões de estudantes brasileiros entraram na pandemia sem acesso à internet, 14 de março de 2021. Disponível em: https://undime.org.br/noticia/14-04-2021-13-19-segundo-ibge-43-milhoes-de-estudantes-brasileiros-entraram-na-pandemia-sem-acesso-a-internet. Acesso em: 29 nov. 2021

Downloads

Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Dossiê: De que currículo precisamos em tempos de democracia fraturada