Os Desafios de Pensar um Currículo Contra-Hegemônico na Escola do Campo no Contexto da Implementação da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55939

Palavras-chave:

educação do campo; escola do campo; currículo; hegemonia; BNCC.

Resumo

Este artigo tem o intuito de apontar alguns dos desafios de efetivação do currículo da escola do campo em uma perspectiva contra-hegemônica no cenário de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com foco no ensino de competências. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a análise qualitativa a partir dos fundamentos do método materialismo histórico, munido de uma revisão sistemática de periódicos científicos na área de educação que versam sobre a relação entre a implementação da BNCC e o currículo do campo no período da data de homologação desta até agosto de 2021. Como resultado da investigação, conclui-se que a construção de um currículo dos povos do campo continua sendo um instrumento contra-hegemônico na luta pelo direito ao saber sistematizado, pela terra e, principalmente, no atendimento às necessidades específicas para a emancipação dos sujeitos do campo.

Biografia do Autor

Maria Aires de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professora do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Maurício de Nassau - Parangaba, Fortaleza, CE.

Bruno Alysson Soares Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professor da Rede Pública e Municipal de Educação do Município de Fortaleza, Ceará (SME-CE).

Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor adjunto da Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará - FACEDI/UECE.

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2023-07-14

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Artigos