Os Desafios de Pensar um Currículo Contra-Hegemônico na Escola do Campo no Contexto da Implementação da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55939Palavras-chave:
educação do campo; escola do campo; currículo; hegemonia; BNCC.Resumo
Este artigo tem o intuito de apontar alguns dos desafios de efetivação do currículo da escola do campo em uma perspectiva contra-hegemônica no cenário de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com foco no ensino de competências. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a análise qualitativa a partir dos fundamentos do método materialismo histórico, munido de uma revisão sistemática de periódicos científicos na área de educação que versam sobre a relação entre a implementação da BNCC e o currículo do campo no período da data de homologação desta até agosto de 2021. Como resultado da investigação, conclui-se que a construção de um currículo dos povos do campo continua sendo um instrumento contra-hegemônico na luta pelo direito ao saber sistematizado, pela terra e, principalmente, no atendimento às necessidades específicas para a emancipação dos sujeitos do campo.
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