Plano de Convivência Escolar
Movimentos Curriculares com Adolescentes em uma Escola Municipal de Belo Horizonte/MG
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e56098Palavras-chave:
adolescência, convivência, currículo, direitos humanos, escolaResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a experiência de desenvolvimento do Plano de Convivência Escolar em uma escola municipal de Belo Horizonte/MG. O texto discute possibilidades educativas com as/os adolescentes pelo viés da Psicologia Sócio-Histórica em interface com os estudos pós-críticos de currículo. Por meio de uma metodologia dialógica e participativa, são problematizadas quatro ações desenvolvidas na escola, destacando os desafios da rotina escolar e as demandas docentes e discentes. Os resultados evidenciaram a potência do Plano como uma alternativa pedagógica no encontro dialógico com a diversidade e a alteridade no currículo. O estudo aponta a escuta qualificada, o reconhecimento das diferenças, a ocupação dos espaços da escola e a reflexão sobre o fazer docente como elementos fundamentais na elaboração de um Plano de Convivência Escolar que se pretenda democrático.
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