Método experimental e procedimentos científicos como conteúdos no ensino fundamental

uma construção curricular possível

Autores

  • Núbia Rosa Baquini da Silva Martinelli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Jaqueline Ritter Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0002-8841-3664

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56100

Palavras-chave:

produção curricular, significação conceitual, mediação, linguagem, conceitos científicos

Resumo

Apresenta-se extrato de pesquisa-ação desenvolvida em aulas de Ciências, do Ensino Fundamental, na qual a professora torna-se pesquisadora da própria prática, efetivando produção curricular, que supera o ensino instrucional, considerando as motivações dos estudantes na relação com as mediações docentes como possibilidades de aprender e ensinar. Para a análise, utiliza-se um dispositivo analítico adequado à teoria bakhtiniana das interações discursivas. A linguagem mediadora, estruturante do pensamento materializa-se nas construções conceituais do-discentes, organizadas em forma de Temas de Enunciação que são os resultados dos movimentos de ensinar e aprender empreendidos e analisados. Os temas são: Sistematização de procedimentos e erro experimental e; Formulação de hipóteses, Inferência e Representatividade.

Biografia do Autor

Núbia Rosa Baquini da Silva Martinelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Cursou Licenciatura em Ciências, Habilitação Física na Universidade Federal do Rio Grande (1996) e Mestrado em Educação Ambiental pela mesma Universidade (2001). É doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (2019), com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, onde é servidora. Exerce docência no Ensino Fundamental (Ciências e Matemática), tendo exercido docência no Ensino Médio (Física), Ensino Superior (Metodologia Científica e Didática para Física). Atuou como professora na Pós-Graduação em Mídias na Educação (2010). Principais áreas de interesse e atuação: Produção Curricular na Educação Científica; Educação Ambiental; Educação Profissional; Educação Popular.

Jaqueline Ritter, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutorado em Didáctica de las ciencias experimentales en la Universidad Autónioma de Madrid (UAM), Espanha - Apoio Capes processo 88881-3337199/2019/01. Professora Adjunta na Escola de Química e Alimentos (EQA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde atua como professora e coordenadora do curso de Química Licenciatura. Mestrado (2011) e doutorado (2015) em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ/RS com um período de doutorado Sanduiche na Universidade Autónoma de Madrid (UAM), na Espanha - Apoio Capes PDSE Nº 8940/12-6. Possui graduação em Ciências Plenas - Habilitação em Química - UNIJUÍ/RS (2001) e Especialização em Gestão e Apoio Pedagógico na Escola Básica - Ênfase em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ/RS (2003). Tem experiência na Educação Básica: Direção e Supervisão Escolar, professora de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental e Química no Ensino Médio. Desde 2012, atua na formação de professores de Química, ministra aulas de Educação Química, Estágio supervisionado, Química Geral e Fundamentos de Química. É professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências PPGEC/FURG - Química da vida e saúde. Desenvolve pesquisa em Educação na área de Formação de Professores e desenvolvimento de Currículo com ênfase na Abordagem histórico-cultural. Coordena o curso de Química Licenciatura (EQA-FURG) e o o Grupo de Pesquisa GEQPC / FURG - Grupo de Educação Química na produção curricular - Área de CNT . Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão no Programa da capes Residência Pedagógica, também na área de CNT - na FURG.

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Publicado

2023-07-14

Edição

Seção

Artigos