Experimental method and scientific procedures as content in elementary education

a possible curriculum construction

Authors

  • Núbia Rosa Baquini da Silva Martinelli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Português Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0002-8841-3664

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56100

Keywords:

curriculum production, conceptual meaning, mediation, language, scientific concepts

Abstract

An extract from an action-research developed in Science classes in Elementary School is presented, in which the teacher becomes a researcher of her own practice, carrying out curriculum production, which surpasses instructional teaching, considering the motivations of students in relation to mediations teachers as possibilities to learn and teach. For the analysis, an analytical device adequate to the Bakhtinian theory of discursive interactions is used. The mediating language, structuring thought, materializes in the students' conceptual constructions, organized in the form of Enunciation Themes that are the results of the teaching and learning movements undertaken and analyzed. The themes are: Systematization of procedures and experimental error and; Hypothesis formulation, Inference and Representativeness.

Author Biographies

Núbia Rosa Baquini da Silva Martinelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Cursou Licenciatura em Ciências, Habilitação Física na Universidade Federal do Rio Grande (1996) e Mestrado em Educação Ambiental pela mesma Universidade (2001). É doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (2019), com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, onde é servidora. Exerce docência no Ensino Fundamental (Ciências e Matemática), tendo exercido docência no Ensino Médio (Física), Ensino Superior (Metodologia Científica e Didática para Física). Atuou como professora na Pós-Graduação em Mídias na Educação (2010). Principais áreas de interesse e atuação: Produção Curricular na Educação Científica; Educação Ambiental; Educação Profissional; Educação Popular.

Português, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutorado em Didáctica de las ciencias experimentales en la Universidad Autónioma de Madrid (UAM), Espanha - Apoio Capes processo 88881-3337199/2019/01. Professora Adjunta na Escola de Química e Alimentos (EQA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde atua como professora e coordenadora do curso de Química Licenciatura. Mestrado (2011) e doutorado (2015) em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ/RS com um período de doutorado Sanduiche na Universidade Autónoma de Madrid (UAM), na Espanha - Apoio Capes PDSE Nº 8940/12-6. Possui graduação em Ciências Plenas - Habilitação em Química - UNIJUÍ/RS (2001) e Especialização em Gestão e Apoio Pedagógico na Escola Básica - Ênfase em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ/RS (2003). Tem experiência na Educação Básica: Direção e Supervisão Escolar, professora de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental e Química no Ensino Médio. Desde 2012, atua na formação de professores de Química, ministra aulas de Educação Química, Estágio supervisionado, Química Geral e Fundamentos de Química. É professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências PPGEC/FURG - Química da vida e saúde. Desenvolve pesquisa em Educação na área de Formação de Professores e desenvolvimento de Currículo com ênfase na Abordagem histórico-cultural. Coordena o curso de Química Licenciatura (EQA-FURG) e o o Grupo de Pesquisa GEQPC / FURG - Grupo de Educação Química na produção curricular - Área de CNT . Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão no Programa da capes Residência Pedagógica, também na área de CNT - na FURG.

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Published

2023-07-14

Issue

Section

Artigos