Método experimental y procedimientos científicos como contenido en la educación básica

una construcción curricular posible

Autores/as

  • Núbia Rosa Baquini da Silva Martinelli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Jaqueline Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0002-8841-3664

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56100

Palabras clave:

producción curricular, significado conceptual, mediación, lenguaje, conceptos científicos

Resumen

Se presenta un extracto de una investigación-acción desarrollada en las clases de Ciencias de la Escuela Primaria, en la que la docente se convierte en investigadora de su propia práctica, realizando una producción curricular, que supera a la enseñanza instruccional, considerando las motivaciones de los estudiantes en relación a las mediaciones docentes como posibilidades de aprender y enseñar. Para el análisis se utiliza un dispositivo analítico adecuado a la teoría bakhtiniana de interacciones discursivas. El lenguaje mediador, pensamiento estructurante, se materializa en las construcciones conceptuales de los estudiantes, organizados en forma de Temas de Enunciación que son el resultado de los movimientos de enseñanza y aprendizaje emprendidos y analizados. Ellos son: Sistematización de procedimientos y error experimental y; Formulación de hipótesis, inferencia y representatividad.

Biografía del autor/a

Núbia Rosa Baquini da Silva Martinelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Cursou Licenciatura em Ciências, Habilitação Física na Universidade Federal do Rio Grande (1996) e Mestrado em Educação Ambiental pela mesma Universidade (2001). É doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (2019), com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, onde é servidora. Exerce docência no Ensino Fundamental (Ciências e Matemática), tendo exercido docência no Ensino Médio (Física), Ensino Superior (Metodologia Científica e Didática para Física). Atuou como professora na Pós-Graduação em Mídias na Educação (2010). Principais áreas de interesse e atuação: Produção Curricular na Educação Científica; Educação Ambiental; Educação Profissional; Educação Popular.

Jaqueline, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutorado em Didáctica de las ciencias experimentales en la Universidad Autónioma de Madrid (UAM), Espanha - Apoio Capes processo 88881-3337199/2019/01. Professora Adjunta na Escola de Química e Alimentos (EQA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde atua como professora e coordenadora do curso de Química Licenciatura. Mestrado (2011) e doutorado (2015) em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ/RS com um período de doutorado Sanduiche na Universidade Autónoma de Madrid (UAM), na Espanha - Apoio Capes PDSE Nº 8940/12-6. Possui graduação em Ciências Plenas - Habilitação em Química - UNIJUÍ/RS (2001) e Especialização em Gestão e Apoio Pedagógico na Escola Básica - Ênfase em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ/RS (2003). Tem experiência na Educação Básica: Direção e Supervisão Escolar, professora de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental e Química no Ensino Médio. Desde 2012, atua na formação de professores de Química, ministra aulas de Educação Química, Estágio supervisionado, Química Geral e Fundamentos de Química. É professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências PPGEC/FURG - Química da vida e saúde. Desenvolve pesquisa em Educação na área de Formação de Professores e desenvolvimento de Currículo com ênfase na Abordagem histórico-cultural. Coordena o curso de Química Licenciatura (EQA-FURG) e o o Grupo de Pesquisa GEQPC / FURG - Grupo de Educação Química na produção curricular - Área de CNT . Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão no Programa da capes Residência Pedagógica, também na área de CNT - na FURG.

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Publicado

2023-07-14

Número

Sección

Artigos