Os espaços, tempos e agentes implicados nos estágios na formação inicial de professores em educação física
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56293Palavras-chave:
modelo de formação, estágios, formação de professores, educação físicaResumo
O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar as modalidades de organização e supervisão dos estágios curriculares supervisionados em Educação Física. Escolheu-se o estudo qualitativo, exploratório, tendo como técnica a análise documental dos projetos pedagógicos de três cursos de licenciatura em Educação Física, com foco nos estágios supervisionados. Os resultados destacam: a aproximação e as parcerias entre Universidades e Escolas - Secretarias Municipais de Educação ou Diretorias de Ensino; adoção crítica de políticas governamentais de incentivo à educação; implementação gradual de estágios e programas de formação para formadores de campo. Concluiu-se que o processo de profissionalização da docência conduz à consolidação de parcerias institucionais e reflexão crítica sobre a política de estágio curricular supervisionado.
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