Os espaços, tempos e agentes implicados nos estágios na formação inicial de professores em educação física

Autores

  • Dijnane Vedovatto Universidade Federal de São Carlos
  • Samuel de Souza Neto Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Larissa C. Benites Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56293

Palavras-chave:

modelo de formação, estágios, formação de professores, educação física

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar as modalidades de organização e supervisão dos estágios curriculares supervisionados em Educação Física. Escolheu-se o estudo qualitativo, exploratório, tendo como técnica a análise documental dos projetos pedagógicos de três cursos de licenciatura em Educação Física, com foco nos estágios supervisionados. Os resultados destacam: a aproximação e as parcerias entre Universidades e Escolas - Secretarias Municipais de Educação ou Diretorias de Ensino; adoção crítica de políticas governamentais de incentivo à educação; implementação gradual de estágios e programas de formação para formadores de campo. Concluiu-se que o processo de profissionalização da docência conduz à consolidação de parcerias institucionais e reflexão crítica sobre a política de estágio curricular supervisionado.

Biografia do Autor

Dijnane Vedovatto, Universidade Federal de São Carlos

Professora associada do departamento de metodologia de ensino da Universidade Federal de São Carlos.

Samuel de Souza Neto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro (RC) com Livre-Docência na UNESP-RC, Doutorado em Educação - FE-USP (SP) - bolsa CAPES, Mestrado em Educação - UFSCar (SP) - bolsa CAPES, Grad Educação Física e Pedagogia - PIME-Assis (SP) e Grad. Letras - UNESP-Assis (SP). Realizou Pós-Doutorado - Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et profission enseignante (CRIFPE) - Université de Montréal - bolsa CAPES: Estágio Sênior e bolsa UNESP/PROPG: Estágio Exterior. Na UNESP/RC esteve como: Coord. no exercício da função do Conselho de Cursos em Educação Física; Chefe do Depto de Educação; Coord. Núcleo de Ensino; Coord. Projeto Institucional PRODOCÊNCIA (CAPES-UNESP); Coord. PPG - Ciências da Motricidade (2013-2017); Coord. Projeto Núcleo: Educação Física (CAPES-UNESP: 2018-2020); Membro Titular: Conselho do PPG-Educação (2013-2017) e Comissão Permanente das Licenciaturas (UNESP-PROGRAD/Reitoria, 2016-2018). Atualmente desenvolve atividades como: Coord. / Orientador de projetos (CNPq; CAPES; FAPESP); Parecerista ad hoc (FAPESP, CAPES, CNPq, UNESP, UDESC etc) e de periódicos indexados; Editor Associado ? Rev Educação: Teoria e Prática e Frontiers in Education; Membro de Associações Cientificas (Inter)Nacionais (ANPED; CBCE; ACFAS), do Centre de Centre de la francophonie des Amériques e de grupos de trabalho: GT-8 Formação de Professores (ANPED) e GTT - Formação Profissional e Mundo do Trabalho (CBCE). Na UNESP-RC desenvolve, ainda, atividades ligadas à Formação de Professores; Conselho de Pós em Ciências da Motricidade (2017-2021); Conselho de Graduação em Educação Física (2020-2022) e Conselho do Departamento de Educação (2020-2021); bem como Líder (função compartilhada): Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física: Formação Profissional e Campo de Trabalho (NEPEF: FPCT, 2002...) e Grupo de Pesquisa Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino (DOFPPEN, 2008...). Atua na Rede Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física (SEPEF - IES: UNESP, UNICAMP, USP, UEL, UDESC, UFSC, UFRRJ, UERJ, UFPel, UESC, UFG, UFC, UFRN e UNIR; Universidade de Caldas, Universidade de Montreal, Universidade de Maryland, Universidade do Porto, ISMAI...) e na Rede de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino (CONESPE, 2018...), tendo sido o seu co-fundador; Rede Euroamericana de Atividade Física, Educação e Saúde (REAFES - Espanha, Portugal, Chile, Colômbia, México, Brasil, 2016...). Trabalha com PPG-Ciências da Motricidade (UNESP, 2001...) e PPG-Educação (UNESP-RC, 2007...). Estuda a problemática do (da, dos): saberes docentes, formação profissional, estágio supervisionado, epistemologia da prática, campo profissional. Desse quadro emergem quatro eixos de pesquisa: formação de professores (inicial e contínua), inserção profissional, profissões do ensino em meio escolar - o trabalho e politicas publicas docentes. Neste contexto, especial atenção é dada a educação física, pedagogia, licenciaturas (profissão, prática profissional, políticas de formação). Desenvolve atividades como Pesquisador NEPEF: FPCT (UNESP, 2002...); Pesquisador DOFPPEN (UNESP, 2008...); Pesquisador CNPq (CNPq, 2010...); Pesquisador Internacional - Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profissional enseignante (CRIFPE/Canadá, 2012...) e como Diretor da Antena CRIFPE-Brasil (Centre de recherche international sur la formation et la profissional enseignante, 2017...) - Centro Internacional de Pesquisa sobre a Formação e a Profissão Docente.

Larissa C. Benites, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC vinculada ao Centro de Ciências da saúde e do esporte- CEFID e credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Educação- FAED/UDESC na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física, Mestrado e Doutorado, em Ciência da Motricidade, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP. É membro do Laboratório de Pesquisas em Práticas Pedagógicas da Educação Física- LAPRAPEF (UDESC/CEFID), do Núcleo de Pesquisas em Educação Física- NEPEF (UNESP/RC), do Docência, Formação e Práticas de Ensino- DOFFPEN (UNESP/RC) e Centre de recherche international sur la formation et la profession enseignante - Brasil (CRIFPE-Brasil) / Centro de Pesquisa Internacional sobre a Formação e a Profissão Docente - Brasil . Tem experiência no campo da formação de professores com ênfase nas políticas púbicas educacionais, estágios curriculares supervisionados e saberes docentes no âmbito da Educação Física e da Educação.

Referências

Altet, Margaret. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: Paquay, Léopold; Perrenoud, Philippe; Altet, Marguerite; Charlier, Évelyne (Orgs.). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 23-35.

ANPEd. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Uma formação formatada. 2019. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/images/posicao_da_anped_sobre_o_texto_referencia_-_diretrizes_curriculares_nacionais_e_base_nacional_comum_para_a_formacao_inicial_e_continuada_de_professores_da_educ.pdf. Acesso em: 25 out. 2021.

Bardin, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

Benites, Larissa Cerignoni.; Folle, Alexandra.; Farias, Gelcemar. Oliveira.; Duek, Viviane. Preichard. Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores de Educação Física da UDESC. In: Vedovatto, Dijnane; Ananias, Elisangela Venâncio; Costa Filho, Roraima Alves da (Orgs.). O estágio curricular supervisionado em educação física no Brasil: formação, influências, inovação pedagógica e perspectivas. Curitiba: CRV, 2020. p. 21-32.

Betti, Mauro; Betti, Irene. Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física, Revista Motriz, Rio Claro, v. 2, n. 1, p. 10-15, 1996. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/6507. Acesso em: 07 de julho de 2021.

Borges, Cecília. A formação docente em Educação Física em Quebec: saberes espaços, culturas e agentes. In: XIV ENDIPE. Trajetória e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 2, p. 147-174, 2008.

Borges, Cecília; Portelance, Liliane; Pharand, Joanne. La collaboration entre les agents éducatifs: de la prescription aux pratiques. In: Portelance, Liliane; Borges, Cecília; Pharand, Joanne (Orgs.). La collaboration dans le milieu de l’éducation. Quebec: Presses de Úniversité du Québec, 2011. p. 1-8.

Bourdoncle, Raymond. Autour du mot Universitarisation. Recherche et Formation, Lyon, n. 54, p. 135-149, 2007. Disponível em: https://journals.openedition.org/rechercheformation/945. Acesso em: 07 jul. 2021.

Brasil. Ministério da Educação. Resolução n.º 9, de 10 de outubro de 1969. Fixa a formação pedagógica em 1/8 das horas obrigatórias de trabalho. Brasília: MEC, 1969. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/resolucao-n-9-10-outubro-1969/. Acesso em: 07 jul. 2021.

Brasil. Ministério da Educação. Resolução n.º 3, de 16 de junho de 1987. Diário Oficial n.172, Brasília, 1987.

Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [1996]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 07 jul. 2021.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 27 de 2 de outubro de 2001. Dá nova redação ao item 3.6, alínea c, do Parecer CNE/CP 9/2001, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC/CNE, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/027.pdf. Acesso em: 07 jul. 2021.

Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002a. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 8.

Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002b. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 9.

Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES 7, de 31 de março de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, 05 de abril, p.18, 2004.

Brasil. Lei nº. 11.788 de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, [2008]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 07 jul. 2021.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Brasília: MEC/CNE, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104241-rces006-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 07 jul. 2021.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC/CNE, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 07 jul. 2021.

Cardoso, Inês; Batista, Paula; Graça, Amândio. Narrativas acerca da formação de professores de Educação Física em contexto de prática supervisionada. Sociologia, Porto, v. XXXII, p. 125-145, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=426549569007. Acesso em: 07 jul. 2021.

Contreras, José. A autonomia de Professores. São Paulo: Cortez, 2002.

Cyrino, Marina; Souza Neto, Samuel. Parceria universidade e escola no estágio curricular: um processo em constituição, Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, p. 661-682, 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2017000200661. Acesso em: 07 jul. 2021.

Day, Christopher, F. Développement professionnel et pratique réflexive: finalités, processus et partenariats, Carrefours de l'éducation, v. 2, n. 12, p. 40-54, 2001. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-carrefours-de-l-education-2001-2-page-40.htm. Acesso em: 07 jul. 2021.

Dourado, Luiz Fernandes. Formação de profissionais do magistério da educação básica: novas diretrizes e perspectivas. Comunicação e Educação, Ano XXI, n. 1, jan/jun. 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110712/112709. Acesso em: 07 set. 2022.

Gatti, Bernardetti. A.; Barretto, Elba. S. S., Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009

Hargreaves, Andy. Four ages of professionalism and professional learning, Teachers and teaching: theory and practice, v. 6, n.2, p.151-182, 2000. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/713698714. Acesso em: 21 jul. 2021.

Holmes Group, The. Tomorrow’s teachers: a report of the Holmes Group. East Lansing. Michigan: Holmes Group, 1986.

Iza, Dijnane V.; Souza Neto, Samuel de. Por uma revolução na prática de ensino: estágio curricular supervisionado. Curitiba: CRV, 2015.

Kaddouri, Mokhtar. Partenariat et stratégies identitaires:unes tentative de typologisation. Éducation permanente, v. 131, p. 109-128, 1997. Disponível em

http://pascal-francis.inist.fr/vibad/index.php?action=getRecordDetail&idt=2448887. Acesso em: 21 jul. 2021.

Landry, Carol. Le partenariat en éducation et en formation. Des formes de collaboration à l’espace partenarial. In: Landry, Carol; Garant, Céline (Orgs.). Formation continue, recherche et partenariat. Pour construire la collaboration entre l’université et le milleu scolaire. Quebec: Press de l’Université du Québec, 2013. p. 31-62.

Larson, Magali S. Looking back and a little forward: Reflections on professionalism and teaching as a profession. Radical Teacher – A Socialist, Feminist, and Antiracist Journal on the Theory and Practice of Teaching, 99, p. 7-17, 2014. Disponível em: https://radicalteacher.library.pitt.edu/ojs/radicalteacher/article/view/112. Acesso em: 21 jul. 2021.

Libâneo, José C.; Pimenta, Selma G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança, Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 239-277, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GVJNtv6QYmQY7WFv85SdyWy/?format=pdf. Acesso em: 21 jul. 2021.

Lüdke, Menga; Scott, David. O lugar do estágio na formação de professores em duas perspectivas: Brasil e Inglaterra, Educação e Sociedade, Campinas, v. 39, n. 142, p. 109-125, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/rYN773zRq9P3Y9MWNYjWt4N/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 jul. 2021.

Maués, Olgaíses Cabral. Reformas internacionais da educação e formação de professores. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 89-118, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/R7cbbYVF3RwC5wn3vBp4Ndw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 jul. 2021.

Maués, Olgaíses Cabral; Camargo, Arlete Maria Monte. Marcos regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB. Revista Educação Em Questão, Natal, v. 42, n. 28, p. 149-174, jan./abr. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4056. Acesso em: 21 jul. 2021.

Moraes, Maria Célia M. de; Soares, Kátia Cristina D. Cenas empobrecidas do conhecimento e do trabalho docentes. Educação, Porto Alegre, ano XXVIII, n. 2, p. 265-281, maio/ago. 2005. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/417. Acesso em: 25 jul. 2021.

Nóvoa, António. Formação de professores e profissão docente. In: Nóvoa, António (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33.

Nóvoa, António. Universidade e formação docente. Interface, Botucatu, v. 4, n.7, p.129-138, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/GvJyMSqMSQQpjvnWcRrHkTQ/?lang=pt#. Acesso em: 07 jul. 2021.

Nóvoa, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente, Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 66, p. 1106-1133, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 jul. 2021.

Nóvoa, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, n. 44, v. 2, e84910, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/. Acesso em: 07 jul. 2021.

Oliveira, Dalila A. Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no Brasil, Educar em Revista, n. 11, p. 17-35, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/8KJhphGKx8FRDKFHWkN6Yhs/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 jul. 2021.

Penteado, Regina Z; Souza Neto, Samuel de. A Docência como Profissão: o Portfólio como Dispositivo e Política na Formação de Professores no Estágio Supervisionado em Educação Física. Archivos Analíticos de Políticas Educativas/Education Policy Analysis Archives, v. 29, p. 1-33, 2021. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/6147. Acesso em: 21 jul. 2021.

Piovesan, Armando; Temporini, Edméa. R. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista de Saúde Pública, v. 29, n. 4, p. 318-325, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/fF44L9rmXt8PVYLNvphJgTd/. Acesso em: 21 jul. 2021.

Prior, Lindsay. Using documents and recors in social research. London: Sage, 2003.

Reis, Adriana; André, Marli E. D. A.; Passos, Laurizete F. Políticas de Formação de Professores no Brasil, pós LDBEN 9.394/96. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 12, n. 23, p. 31-44, 30 abr. 2020. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/289. Acesso em: 07 jul. 2021.

Rufino, Luiz Gustavo B.; Souza Neto, Samuel de. Desafios da entrada na carreira docente na educação física sob a análise de professores formadores da universidade. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 1308-1344, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/49812. Acesso em: 21 out. 2023.

Sarti, Flávia. M. O triângulo da formação docente: seus jogadores e configurações, Educação e Pesquisa, v. 38, n.2, p.323-338, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/XDkdqsW6GDJsWVCx7JmMPyg/. Acesso em: 21 jul. 2021.

Sarti, Flávia. M; Bueno, Belmira O. Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais, Cadernos de Pesquisa, v.37, n.31, p. 455-479, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/pnbTQ8f9b8FXnt67CZ4krXy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 jul. 2021.

Saviani, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro, Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 jul. 2021.

Savoie-Zajc, Lorraine. La recherche qualitative/interpretative en éducation. In: Karsenti, Thierry; Savoie-Zajc, Lorraine (Orgs.). La recherche en éducation: étapes et aproches. Université de Sherbrooke: Éditions Edu CRP, 2004. p. 123-150.

Schön, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, Antonio (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 79-92.

Shulman, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de lanueva reforma. Profesorado, Revista de Currículum y Formación de Profesorado, v.9, n.2, p. 1-30, 2005. Disponível em: https://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART1.pdf. Acesso em: 07 jul. 2021.

Souza Neto, Samuel de; Benites, Larissa. Os desafios da prática na formação inicial docente: experiência da Educação Física da Unesp de Rio Claro. Cadernos de Educação - UFPel (Online), v. 46, p. 1-22, 2013. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/4158. Acesso em: 21 jul. 2021.

Souza Neto, Samuel de; Cyrino, Marina; Borges, Cecília. O Estágio Curricular Supervisionado como lócus central da profissionalização do ensino. Revista Portuguesa de Educação, v.32, n.1, p. 52-72, 2019. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13439. Acesso em: 21 jul. 2021.

Tardif, Maurice. A profissionalização do ensino passado trinta anos: Dois passos para a frente, três para trás, Educação e Sociedade, v. 34, n. 123, p. 551-571, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LtdrgZFyGFFwJjqSf4vM6vs/abstract/?lang=pt. Acesso em: 07 jul. 2021.

Tardif, Maurice.; Moscoso, Javier Nunez. A Noção de “profissional reflexivo” na educação: atualidade, usos e limites. Caderno de Pesquisa, v. 48 n. 168, p. 388-411, abr./jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/69mhr9WnGpWwBmbcS6prj5h/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 jul. 2021.

Tardif, Maurice; Morales-Perlaza, Adriana; Lessard, Claude. Repères sur l’évolution des politiques internationales de professionnalisation du personnel enseignant de 1945 à nos jours. In: Marcel, Jean-François, Tardif, Maurice; Piot, Thierry (dir.). 30 ans de politiques de professionnalisation des enseignants. Regards internationaux. Presses Universitaires du Midi, 2022. p. 23-48

Vedovatto, Dijnane; Souza Neto, Samuel de. Os desafios do estágio curricular supervisionado em educação física na parceria entre universidade e escola. In: Vedovatto, Dijnane; Ananias, Elisangela Venâncio; Costa Filho, Roraima Alves da (Orgs.). O estágio curricular supervisionado em educação física no Brasil: formação, influências, inovação pedagógica e perspectivas. Curitiba: CRV, 2020. p. 171-184.

Vedovatto, Dijnane; Souza Neto, Samuel de. Universidade e escola como lócus da profissionalização do ensino e do tempo entre-dois no estágio supervisionado. Currículo sem Fronteiras, v. 21, p. 1694-1719, 2021. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss3articles/vedovatto-neto.pdf. Acesso em: 21 jul. 2021.

Zeichner, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357. Acesso em: 21 jul. 2021.

Zeichner, Kenneth M. Políticas de formação de professores nos Estados Unidos: Como e porque elas afetam vários países do mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Edição

Seção

Artigos