Los espacios, tiempos y agentes implícitos en las prácticas supervisadas de la formación de profesores en educación física

Autores/as

  • Dijnane Vedovatto Universidade Federal de São Carlos
  • Samuel de Souza Neto Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Larissa C. Benites Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56293

Palabras clave:

modelo de formación, practicas supervisadas, formación de profesores, educación física

Resumen

El objetivo de este trabajo fue identificar y analizar las modalidades de organización y supervisión de prácticas curriculares supervisadas en Educación Física. Se eligió un estudio cualitativo, exploratorio, con la técnica de análisis documental de los proyectos pedagógicos de tres cursos de graduación en Educación Física, con foco en pasantías supervisadas. Los resultados destacan: la aproximación y alianzas entre Universidades y Escuelas - Secretarías Municipales de Educación o Consejos de Educación; adopción crítica de políticas gubernamentales para fomentar la educación; implementación gradual de pasantías y programas de capacitación para capacitadores de campo. Se concluyó que el proceso de profesionalización docente conduce a la consolidación de alianzas institucionales ya la reflexión crítica sobre la política de pasantías curriculares supervisadas.

Biografía del autor/a

Dijnane Vedovatto, Universidade Federal de São Carlos

Professora associada do departamento de metodologia de ensino da Universidade Federal de São Carlos.

Samuel de Souza Neto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro (RC) com Livre-Docência na UNESP-RC, Doutorado em Educação - FE-USP (SP) - bolsa CAPES, Mestrado em Educação - UFSCar (SP) - bolsa CAPES, Grad Educação Física e Pedagogia - PIME-Assis (SP) e Grad. Letras - UNESP-Assis (SP). Realizou Pós-Doutorado - Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et profission enseignante (CRIFPE) - Université de Montréal - bolsa CAPES: Estágio Sênior e bolsa UNESP/PROPG: Estágio Exterior. Na UNESP/RC esteve como: Coord. no exercício da função do Conselho de Cursos em Educação Física; Chefe do Depto de Educação; Coord. Núcleo de Ensino; Coord. Projeto Institucional PRODOCÊNCIA (CAPES-UNESP); Coord. PPG - Ciências da Motricidade (2013-2017); Coord. Projeto Núcleo: Educação Física (CAPES-UNESP: 2018-2020); Membro Titular: Conselho do PPG-Educação (2013-2017) e Comissão Permanente das Licenciaturas (UNESP-PROGRAD/Reitoria, 2016-2018). Atualmente desenvolve atividades como: Coord. / Orientador de projetos (CNPq; CAPES; FAPESP); Parecerista ad hoc (FAPESP, CAPES, CNPq, UNESP, UDESC etc) e de periódicos indexados; Editor Associado ? Rev Educação: Teoria e Prática e Frontiers in Education; Membro de Associações Cientificas (Inter)Nacionais (ANPED; CBCE; ACFAS), do Centre de Centre de la francophonie des Amériques e de grupos de trabalho: GT-8 Formação de Professores (ANPED) e GTT - Formação Profissional e Mundo do Trabalho (CBCE). Na UNESP-RC desenvolve, ainda, atividades ligadas à Formação de Professores; Conselho de Pós em Ciências da Motricidade (2017-2021); Conselho de Graduação em Educação Física (2020-2022) e Conselho do Departamento de Educação (2020-2021); bem como Líder (função compartilhada): Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física: Formação Profissional e Campo de Trabalho (NEPEF: FPCT, 2002...) e Grupo de Pesquisa Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino (DOFPPEN, 2008...). Atua na Rede Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física (SEPEF - IES: UNESP, UNICAMP, USP, UEL, UDESC, UFSC, UFRRJ, UERJ, UFPel, UESC, UFG, UFC, UFRN e UNIR; Universidade de Caldas, Universidade de Montreal, Universidade de Maryland, Universidade do Porto, ISMAI...) e na Rede de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino (CONESPE, 2018...), tendo sido o seu co-fundador; Rede Euroamericana de Atividade Física, Educação e Saúde (REAFES - Espanha, Portugal, Chile, Colômbia, México, Brasil, 2016...). Trabalha com PPG-Ciências da Motricidade (UNESP, 2001...) e PPG-Educação (UNESP-RC, 2007...). Estuda a problemática do (da, dos): saberes docentes, formação profissional, estágio supervisionado, epistemologia da prática, campo profissional. Desse quadro emergem quatro eixos de pesquisa: formação de professores (inicial e contínua), inserção profissional, profissões do ensino em meio escolar - o trabalho e politicas publicas docentes. Neste contexto, especial atenção é dada a educação física, pedagogia, licenciaturas (profissão, prática profissional, políticas de formação). Desenvolve atividades como Pesquisador NEPEF: FPCT (UNESP, 2002...); Pesquisador DOFPPEN (UNESP, 2008...); Pesquisador CNPq (CNPq, 2010...); Pesquisador Internacional - Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profissional enseignante (CRIFPE/Canadá, 2012...) e como Diretor da Antena CRIFPE-Brasil (Centre de recherche international sur la formation et la profissional enseignante, 2017...) - Centro Internacional de Pesquisa sobre a Formação e a Profissão Docente.

Larissa C. Benites, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC vinculada ao Centro de Ciências da saúde e do esporte- CEFID e credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Educação- FAED/UDESC na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física, Mestrado e Doutorado, em Ciência da Motricidade, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP. É membro do Laboratório de Pesquisas em Práticas Pedagógicas da Educação Física- LAPRAPEF (UDESC/CEFID), do Núcleo de Pesquisas em Educação Física- NEPEF (UNESP/RC), do Docência, Formação e Práticas de Ensino- DOFFPEN (UNESP/RC) e Centre de recherche international sur la formation et la profession enseignante - Brasil (CRIFPE-Brasil) / Centro de Pesquisa Internacional sobre a Formação e a Profissão Docente - Brasil . Tem experiência no campo da formação de professores com ênfase nas políticas púbicas educacionais, estágios curriculares supervisionados e saberes docentes no âmbito da Educação Física e da Educação.

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Publicado

2023-10-31

Número

Sección

Artigos