<strong>ESCOLA, CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL</strong>
Palavras-chave:
novas tecnologias na educação - alfabetização de jovens e adultos - gestão escolar - sustentabilidadeResumo
Este artigo apresenta a reflexão sobre a relação entre a sustentação do desenvolvimento humano justo e democrático, a educação (escola pública) e a apropriação das tecnologias como um direito humano. Discorre sobre a crise pela qual passa o mundo este início de século, como herança do anterior, e aponta o desenvolvimento sustentável como a equação dos problemas dos próximos anos. Amplia o conceito de desenvolvimento sustentável, como uma conquista, visto como uma harmonia com o meio ambiente, mas que envolve harmonia entre as culturas, o respeito aos direitos humanos e a apropriação do desenvolvimento científico e tecnológico para o bem comum, desta e das próximas gerações. Este estudo aponta, também, possibilidades para o equacionamento do problema por meio da conceituação de crise segundo Serres (2009) e encaminha para a alfabetização e educação de jovens e adultos, indo para as reorientações curriculares – que iniciam seu olhar interdisciplinar sobre as questões do ambiente sustentável, mas atém-se também à função da gestão desta escola como agente social político e desenvolvimentista e a emancipação digital como ferramenta para empoderamento dos grupos sociais.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.