ENSINAR COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: RETRATOS DA DOCÊNCIA

Jéssica SCHILLER, Andrea Brandão LAPA, Roseli Zen CERNY

Resumo


O estudo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa realizada com professores e tutores de cursos de licenciatura a distância com o objetivo de identificar as representações e formas de compreensão sobre o papel docente na modalidade EaD. A análise ancora-se no conceito de professor coletivo, procurando evidenciar como este conceito materializa-se na prática pedagógica dos docentes e tutores envolvidos nos projetos de formação de professores de EaD. Neste artigo trazemos um recorte da pesquisa e procuramos compreender os discursos de um destes profissionais: os tutores. O objetivo é analisar a participação dos tutores no exercício da docência nos projetos de formação de professores em uma instituição pública de ensino. Os resultados iniciais apontam que o trabalho do tutor caracteriza-se uma heterogeneidade de funções na atuação destes profissionais na EaD. Em alguns cursos e/ou disciplinas aproxima-se do trabalho coletivo, realizado em equipe nas diferentes etapas do processo educativo, mas no contraponto foram encontrados tutores realizando atividades administrativas e burocráticas. A prática docente na modalidade a distância constituída por uma equipe de profissionais que atuam coletivamente não é a tônica, pois o trabalho em grupo acontece raramente e o planejam nto das atividades de ensino é organizado pelo professor sem a participação efetiva dos tutores

Palavras-chave


formação de professores - educação a distância - docência na EaD - professor coletivo.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais