Pós-Pandemia no Brasil

a necessária retomada e ampliação da democracia e a construção de um porvir curricular de qualidade social

Autores

  • Branca Jurema Ponce PUC-SP
  • Wesley B. Araújo Prefeitura de Várzea Paulista-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1432-1459

Palavras-chave:

Currículo, Pós-pandemia, Justiça Curricular, Democracia, Educação em Direitos Humanos

Resumo

Nos anos 2020-2021, o mundo ficou imerso no cenário de pandemia da Covid-19. Ao chegar ao Brasil, a crise sanitária encontrou o país em situação de crise político-econômico-social. Aborda-se o impacto dessas crises no contexto escolar, de modo especial o da escola pública, propondo uma reflexão a partir do campo do currículo. Contrapondo-se à ideia de que a recuperação de uma normalidade pós-pandêmica é desejável, busca-se mostrar a necessidade da constituição de um currículo sustentado em uma educação política democrática, que tenha como princípios: o reconhecimento e a valorização dos saberes dos sujeitos do currículo; uma formação profissional e política dos educadores, em destaque em educação em direitos humanos; e um pensamento esperançoso que vislumbre o não-existente para um porvir curricular alternativo.

Biografia do Autor

Branca Jurema Ponce, PUC-SP

Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975) e em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Campos Salles. Mestra (1989) e Doutora (1997) em Educação pela PUCSP, onde é, desde 2004, Professora Titular. Vice-Reitora na gestão 2000-2004. Membro da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUCSP desde 2009. Membro do Comitê Organizador do evento internacional Web Currículo 2015; 2017; 2019. Membro do Comitê Editorial da Revista e-Curriculum (qualis A2). Membro do Comitê Assessor da Coleção Educ@ / Fundação Carlos Chagas. Consultora/Parecerista ad hoc do CNPq. Parecerista de diversas revistas científicas. Líder de Pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisa em Justiça Curricular (GEPEJUC) cadastrado no CNPq. Atua na linha de pesquisa Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares e na Rede Freireana de Pesquisadores (www.redefreireana.com.br). Membro do Departamento de Fundamentos de Educação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - pesquisadora 2. Temas recorrentes: políticas públicas de educação e currículo; currículo e justiça social; justiça curricular; tempo e educação escolar; teorias de currículo; políticas educacionais e práticas pedagógicas; ética, vida social e educação; educação em valores no currículo escolar. 

Wesley B. Araújo, Prefeitura de Várzea Paulista-SP

Professor de Educação Física (ESEFJ) e pedagogo. Mestre em Educação Física e Doutor em Educação/Currículo (PUC-SP). É membro do GEPEJUC (Grupo de estudos e pesquisas em justiça curricular- PUC-SP) e estuda as políticas públicas educacionais e sua ressonância nas práticas curriculares. Atualmente é diretor de escola da Prefeitura municipal de Várzea Paulista, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo; Políticas Públicas em Educação; Experiências democráticas em Educação; Justiça Curricular. Tais temas estão alicerçados nas considerações epistemológicas e políticas do pensamento de Boaventura de Sousa Santos.

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Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Dossiê: De que currículo precisamos em tempos de democracia fraturada