Pós-Pandemia no Brasil
a necessária retomada e ampliação da democracia e a construção de um porvir curricular de qualidade social
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1432-1459Palavras-chave:
Currículo, Pós-pandemia, Justiça Curricular, Democracia, Educação em Direitos HumanosResumo
Nos anos 2020-2021, o mundo ficou imerso no cenário de pandemia da Covid-19. Ao chegar ao Brasil, a crise sanitária encontrou o país em situação de crise político-econômico-social. Aborda-se o impacto dessas crises no contexto escolar, de modo especial o da escola pública, propondo uma reflexão a partir do campo do currículo. Contrapondo-se à ideia de que a recuperação de uma normalidade pós-pandêmica é desejável, busca-se mostrar a necessidade da constituição de um currículo sustentado em uma educação política democrática, que tenha como princípios: o reconhecimento e a valorização dos saberes dos sujeitos do currículo; uma formação profissional e política dos educadores, em destaque em educação em direitos humanos; e um pensamento esperançoso que vislumbre o não-existente para um porvir curricular alternativo.
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. Em 2018, expectativa de vida era de 76,3 anos. 2019. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/26104-em-2018-expectativa-de-vida-era-de-76-3-anos. Acesso em: 29 ago. 2021.
ARAÚJO, Wesley B. Possibilidades democráticas em educação: a experiência de gestão educacional em Várzea Paulista-SP (2005-2012). 2020. (Doutorado em Educação: Currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
AVRITZER, Leonardo. Teoria democrática e deliberação pública. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo, n. 50, p. 25-46, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-64452000000200003. Acesso em: 29 ago. 2021.
BARROS, Alexandre. Desemprego fica em 14,6% no trimestre até maio e atinge 14,8 milhões de pessoas. Agência IBGE notícias, 30 jul. 2021. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/31255-desemprego-fica-em-14-6-no-trimestre-ate-maio-e-atinge-14-8-milhoes-de-pessoas. Acesso em: 28 ago. 2021.
BORGES, Rodolfo. Brasil tem maior concentração de renda do mundo entre o 1% mais rico. El País Brasil, 2017. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/03/recordista-em-desigualdade-pais-estuda-alternativas-para-ajudar-os-mais-pobres. Acesso em: 10 ago. 2021
BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm. Acesso em: 28 ago. 2021.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019. Altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc103.htm. Acesso em: 28 ago. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm. Acesso em: 28 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 18 jul. 2018.
CÁSSIO, Fernando. Existe vida fora da BNCC? In: CÁSSIO, Fernando; CATELLI JR, Roberto (Orgs.). Educação é a Base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019. p. 85-94.
CETIC.BR. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. TIC Domicílios. Disponível em: https://www.cetic.br/pesquisa/domicilios/. Acesso em: 30 de ago. 2021.
CHAUI, Marilena. Cultura e democracia. Crítica y Emancipación, ano 1, n. 1, p. 53-76, junio 2008. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/secret/CyE/cye3S2a.pdf. Acesso em: 02 set. 2021.
CHAUI, Marilena. Democracia e sociedade autoritária. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 149-161, jul./dez. 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24574. Acesso em: 02 set. 2021..
CHAUI, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
CONNELL, Robert W. Escuelas y justicia social. Madrid: Ediciones Morata, 1997.
CNE. Conselho Nacional de Educação. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 02 set. 2021.
CRISTALDO, Heloísa. Brasil fica em 84º lugar em ranking mundial do IDH. Agência Brasil, 15 dez. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-12/brasil-fica-em-84o-lugar-em-ranking-mundial-do-idh. Acesso em: 28 ago. 2021.
DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo: por que oito famílias têm mais riqueza do que a metade da população do mundo? São Paulo: Autonomia literária, 2017.
FEITOSA, Maria Luiza A. M.; CITTADINO, Gisele; LIZIERO, Leonam (Orgs.). Lawfare, o calvário da democracia brasileira. Andradina: Meraki, 2020.
FRASER, Nancy. A justiça social na globalização: redistribuição, reconhecimento e participação. Revista Crítica de Ciências Sociais, Lisboa, n. 63, p. 7-20, 2002. Disponível em: https://www.ces.uc.pt/publicacoes/rccs/artigos/63/RCCS63-Nancy%20Fraser-007-020.pdf. Acesso em: 02 set. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese dos indicadores sociais de moradia no contexto da pré-pandemia de Covid-19. 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/condicoes-de-vida-desigualdade-e-pobreza/9221-sintese-de-indicadores- sociais.html?edicao=30983&t=sobre&utm_source=covid19&utm_medium=hotsite&utm_campaign=covid_19. Acesso em: 02 set. 2021.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Notas Estatísticas, 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1DjdcZpsu_a84bt0219cQFOd9aTSFWGl_/view. Acesso em: 28 ago. 2021.
MARINGONI, Gilberto; MEDEIROS, Juliano. Prefácio em seis tempos. In: MARINGONI, Gilberto; MEDEIROS, Juliano (Orgs.). Cinco mil dias: o Brasil na era do lulismo. São Paulo: Boitempo/Fundação Lauro Campos, 2017. p. 9-15.
NERY, Carmen. Desemprego cai para 11,9% na média de 2019; informalidade é a maior em 4 anos. Agência IBGE notícias, 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/26741-desemprego-cai-para-11-9-na-media-de-2019-informalidade-e-a-maior-em-4-anos. Acesso em 28 ago. 2021.
NITAHARA, Akemi. Acesso a nível superior no Brasil é abaixo dos padrões internacionais, 2019. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio#:~:text=No%20Brasil%2C%20a%20propor%C3%A7%C3%A3o%20de,4%25%20entre%202018%20e%202019. Acesso em: 28 ago. 2021.
PIRES, Breiller. Ciência brasileira sofre com cortes de verbas e encara cenário dramático para pesquisas em 2021. El País Brasil, 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-12-31/ciencia-brasileira-sofre-com-cortes-de-verbas-e-encara-cenario-dramatico-para-pesquisas-em-2021.html. Acesso em: 02 set. 2021.
PONCE, Branca J. A Justiça Curricular no século XXI, as políticas e os sujeitos do currículo. PUC-SP. Projeto de Pesquisa aprovado na Chamada CNPq N.12/2016 de Bolsa Produtividade. São Paulo: PUC, 2016.
PONCE, Branca J. O Currículo e seus desafios na escola pública brasileira: em busca da justiça curricular. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 18, n. 3, p. 785-800, set./dez. 2018.
PONCE, Branca J.; ARAÚJO, Wesley. A justiça curricular em tempos de implementação da BNCC e de desprezo pelo PNE (2014-2024). Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 1045-1074, jul./set. 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/44998/30034. Acesso em: 10 set. 2021.
SANTOS, André Luiz. Análise: De volta ao vergonhoso Mapa da Fome. Carta Capital, 2021. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/economia/analise-de-volta-ao-vergonhoso-mapa-da-fome/. Acesso em 30 ago. 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso-comum: a ciência, o direito e a política de transição paradigmática. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo, 2016.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Na oficina do sociólogo artesão: aulas 2011-2016. São Paulo: Cortez, 2018.
SANTOS, Milton. Por uma geografia cidadã: por uma epistemologia da existência. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, n. 21: 7-14, ago., 1996.
SASSE, Cintia. Recordista em desigualdade, país estuda alternativas para ajudar os mais pobres. Agência Senado, 2021. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/03/recordista-em-desigualdade-pais-estuda-alternativas-para-ajudar-os-mais-pobres. Acesso em: 10 ago. 2021
SCHREIBER, Mariana. Após reviravolta, STF decide que Moro foi parcial no Lula. BBC News Brasil em Brasília, 23 mar. 2021 Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-56503901. Acesso em: 10 set. 2021.
SINGER, André et al. Porque gritamos golpe: para entender o impeachment e a crise.São Paulo: Boitempo, 2016.
SOLANO, Esther. O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.
SOUZA, Jessé. A classe média no espelho: sua história, seus sonhos e ilusões, sua realidade. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2018.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de Troia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.