<strong>COMPREENDER A ESCOLA E SIGNIFICAR A DOCÊNCIA: DESAFIOS QUE INQUIETAM O PROFESSORADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA</strong>

Autores

  • Rosane Kreusburg MOLINA Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Vicente MOLINA NETO Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rodrigo Alberto LOPES Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

escola – docência – Educação Física escolar

Resumo

Este estudo analisa como os professores de Educação Física de uma rede municipal de ensino compreendem a escola e como significam a docência nos marcos das políticas educacionais e de gestão, no período pós-LDB. Está estruturado sobretudo nas concepções de mundo da vida (HABERMAS), vida da escola (McLAREN) e sociologia da organização escolar (BALL). De cunho construcionista e de natureza colaborativa, o estudo está realizado mediante análise de documentos, entrevistas e observação etnográfica. Colabora com o estudo um grupo de doze professores que identificam nas deficiências da formação docente e nas mudanças sociais as principais dificuldades para exercerem o trabalho coletivo e compreenderem a escola. Tais desafios são por eles superados de forma individual e, com isso, significam a escola nos limites do conhecimento, dos espaços e dos tempos das aulas de Educação Física que ministram.

Biografia do Autor

Rosane Kreusburg MOLINA, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora Titular Universidade do Vale do Rio dos Sinos Programa de Pós-Graduação em Educação

Vicente MOLINA NETO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano

Rodrigo Alberto LOPES, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestrando Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Programa de Pós-Graduação em Educação

Downloads

Edição

Seção

Temas sobre Educação e Currículo