<strong>COMPREENDER A ESCOLA E SIGNIFICAR A DOCÊNCIA: DESAFIOS QUE INQUIETAM O PROFESSORADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA</strong>

Autores/as

  • Rosane Kreusburg MOLINA Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Vicente MOLINA NETO Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rodrigo Alberto LOPES Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palabras clave:

escola – docência – Educação Física escolar

Resumen

Este estudo analisa como os professores de Educação Física de uma rede municipal de ensino compreendem a escola e como significam a docência nos marcos das políticas educacionais e de gestão, no período pós-LDB. Está estruturado sobretudo nas concepções de mundo da vida (HABERMAS), vida da escola (McLAREN) e sociologia da organização escolar (BALL). De cunho construcionista e de natureza colaborativa, o estudo está realizado mediante análise de documentos, entrevistas e observação etnográfica. Colabora com o estudo um grupo de doze professores que identificam nas deficiências da formação docente e nas mudanças sociais as principais dificuldades para exercerem o trabalho coletivo e compreenderem a escola. Tais desafios são por eles superados de forma individual e, com isso, significam a escola nos limites do conhecimento, dos espaços e dos tempos das aulas de Educação Física que ministram.

Biografía del autor/a

Rosane Kreusburg MOLINA, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora Titular Universidade do Vale do Rio dos Sinos Programa de Pós-Graduação em Educação

Vicente MOLINA NETO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano

Rodrigo Alberto LOPES, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestrando Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Programa de Pós-Graduação em Educação

Número

Sección

Temas sobre Educação e Currículo