A ambientalização curricular na formação dos profissionais de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e56707

Palavras-chave:

ambientalização curricular, profissionais de saúde, ensino superior, saúde ambiental, impactos ambientais

Resumo

Os impactos ambientais afetam diretamente a saúde humana e por isso devem ser considerados na avaliação do processo saúde-doença. O objetivo do presente estudo foi investigar como os problemas ambientais estão inseridos na formação dos profissionais de saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental determinam que os sistemas de ensino promovam condições para uma educação socioambiental e sustentável. Foi realizada uma Análise de Conteúdo dos projetos pedagógicos, matrizes curriculares e ementários dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Com exceção deste último, os demais cursos apresentaram poucas disciplinas voltadas para questões ambientais. A reformulação curricular dos cursos da área de saúde se mostra, portanto, essencial para uma formação profissional que possibilite um melhor enfrentamento dos problemas de saúde da nossa sociedade.

 

Biografia do Autor

Maria José de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco. Auxiliar de Enfermagem na Universidade Federal de Pernambuco.

Mariana Guenther, Universidade de Pernambuco

Doutora em Ciências - Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da UPE. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Educação Ambiental e Científica. Lider do Grupo de Pesquisa Ecologia, Comunicação e Educação Científica.

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2024-06-03

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Artigos