Pela Não Classificação das Pedagogias Críticas e Pós-Críticas

Diálogos Provocativos com Tomaz Tadeu da Silva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56874

Palavras-chave:

pedagogias críticas; pedagogias pós-críticas; currículo; educação.

Resumo

Este ensaio sustenta-se na correlação de fontes bibliográficas sob uma abordagem qualitativa, sofre influência das discussões críticas e pós-críticas em suas descrições e análises. Problematizam-se renovações das pedagogias críticas da Educação que as fazem ir além de sua perspectiva inicial, com a leitura fortemente influenciada por conceitos e problematizações macroeconômicas. Com o objetivo de legitimar esse entendimento, estabelecem-se diálogos com autores referências na Educação, como Silva (2013), Moreira (1999), Apple, Au e Gandin (2011). Conclui-se pela falta de clareza no que diz respeito às fronteiras que distinguem as pedagogias críticas das pedagogias pós-críticas. Como opção potencialmente interessante nesse debate, sugere-se a discussão da não pertinência da classificação que as distingue, intensificando, assim, a luta contrapositiva às mais variadas formas de injustiças sociais.

 

Biografia do Autor

Galdino Rodrigues de Sousa, Universidade Federal de São João del-Rei

Professor do Departamento de Ciências da Educação Física e Saúde da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutorando em Educação pela UFJF. 

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Publicado

2023-07-14

Edição

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Artigos