Quando um jogo digital afeta as relações
rastros de mediações pedagógicas em uma rede
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56990Palavras-chave:
jogo digital, mediação, ensino-aprendizagem, IraMuTeQ, Teoria ator-redeResumo
O objetivo deste artigo foi mapear associações, ações e desdobramentos da incorporação de um game em aulas de Física com o tema de Eletrostática. Os dados empíricos foram produzidos a partir de observações do processo de ensino-aprendizagem e de contribuições de 93 alunos do Ensino Médio que interagiram com o game AmPets. Esse corpus foi trabalhado no software IraMuTeQ, que processou duas Análises de Similitude, as quais foram interpretadas à luz de fundamentos teóricos e metodológicos da Teoria Ator-Rede e de jogos digitais. Inferiu-se que os agenciamentos disparados pelo AmPets expressaram uma performatividade educativa-formativa que permitiu pensar o game como um mediador que mobiliza professores, alunos, conhecimentos, mídias eletrônicas, entre outros, instaurando uma realidade pedagógica que favoreceu a compreensão situada de um tema de interesse curricular e de suas relações com o mundo.
Referências
Alves, Lynn. Jogos digitais. In: MILL, Daniel (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. São Paulo: Papirus, 2018. p. 381-384.
Callon, Michel. Entrevista com Michel Callon: dos estudos de laboratório aos estudos de coletivos heterogêneos, passando pelos gerenciamentos econômicos. Sociologias, Porto Alegre, ano 10, n. 19, p. 302-321, jan./jun. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/vMsR5ShpxsdscW9yfF9j94L/. Acesso em: 16 out. 2023.
Callon, Michel. Some Elements of a Sociology of Translation: domestication of the Scallops and the Fishermen of St Brieuc Bay. In: Law, John (Org.). Power, action and belief: a new Sociology of knowledge. London: Routledge e Kegan Paul, 1986. p. 196-233.
Camargo, Brigido Vizeu; Justo, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v21n2/v21n2a16.pdf. Acesso em: 23 dez. 2021.
Coutinho, Francisco Ângelo; Goulart, Maria Inês Mafra; Munford, Danusa; Ribeiro, Natália Almeida. Seguindo uma lupa em uma aula de ciências para a educação infantil. IENCI - Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 381-402, 2016. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/85. Acesso em: 21 jun. 2023.
Egenfeldt-Nielsen, Simon. The challenges to diffusion of educational computer games. In: Connolly, Thomas (Ed.). Leading issues in Games Based Learning. Readink: Academic Publishing International Ltd, 2011. p. 141-158.
Fenwick, Tara. Knowledge circulations in inter-para/professional practice: a sociomaterial enquiry. Journal of Vocational Education and Training, v. 66, p. 264-280, 2014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13636820.2014.917695. Acesso em: 14 jul. 2021.
Heinsfeld, Bruna Damiana; Pischetola, Magda. Cultura digital e educação, uma leitura dos Estudos Culturais sobre os desafios da contemporaneidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. esp. 2, p. 1349-1371, ago. 2017. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10301/6689. Acesso em: 29 jul. 2020.
Huizinga, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.
Latour, Bruno. On Technical Mediation: Philosophy, Sociology, Genealogy. Common Knowledge, v. 3, n. 2, p. 29-64, 1994. Disponível em: https://sixyears2011.files.wordpress.com/2011/03/latour-bruno-on-technical-mediation.pdf. Acesso em: 16 out. 2023.
Latour, Bruno. Por uma antropologia do centro. Mana, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 397-413, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132004000200007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 jan. 2021.
Latour, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: EDUFBA, 2012.
Latour, Bruno. Faturas/Fraturas: da noção de rede à noção de vínculo. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 123-146, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2015v17n2p123. Acesso em: 27 maio 2021.
Latour, Bruno. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. São Paulo: Unesp, 2017.
Latour, Bruno; Woolgar, Steve. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
Law, John. After method: mess in social science research. London: Routledge, 2004.
Lemos, André. A tecnologia é um vírus: pandemia e cultura digital. Porto Alegre: Sulina, 2021.
Lemos, André. Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital. Galáxia, São Paulo, n. 43, p. 54-66, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gal/a/DvNQBjKxf4hBZf3cQHBL5FL/?lang=pt. Acesso em: 16 jun. 2020.
Lemos, André. Mídia, tecnologia e educação: atores, redes, objetos e espaço. In: Linhares, Ronaldo Nunes; Porto, Cristiane; Freire, Valeria (Orgs.). Mídia e educação: espaços e (co)relações de conhecimentos. Aracaju: EdUNIT, 2014. p. 11-28.
Lemos, André. Os desafios atuais da cibercultura. Jornal Correio do Povo, Porto Alegre, 15 jul. 2019. Disponível em: http://www.lab404.ufba.br/os-desafios-atuais-da-cibercultura. Acesso em: 16 jul. 2023.
Lima, Marcio Roberto de. Performance: operador teórico no campo da Educação a partir da Teoria Ator-Rede. Linhas Críticas, Brasília, v. 28, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/43415. Acesso em: 26 jan. 2023.
Lima, Marcio Roberto de. Quando o jogo “faz-fazer” e acontece: afetações de um gameplay de Plants vs. Zombies. Revista Temática, João Pessoa, v. 19, n. 3, p. 191-205, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/65899. Acesso em: 30 jun. 2023.
Lima, Marcio Roberto de; Leal, Murilo Cruz. Ciberpedagogia: indicativos para o rompimento com a lógica da transmissão. Vertentes, São João del-Rei, v. 1, n. 35, p. 24-35, 2010.
Lima, Marcio Roberto de; Nascimento, Silvania Sousa do. Pensar e agir ‘fora da caixa’: jogo digital e produção de afetações pedagógicas na formação inicial de professores. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/Dnpfvb4wf9yb7CLStGyyTcm/?lang=pt. Acesso em: 6 out. 2021.
Melo, Maria de Fátima Aranha de Queiroz. Mas de onde vem o Latour? Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 2, n. 2, p. 258-268, 2008. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/revistalapip/queiroz_melo_artigo.pdf. Acesso em: 11 nov. 2022.
Mol, Annemarie. Política ontológica: algumas ideias e várias perguntas. In: Nunes, João Arriscado; Roque, Ricardo (Orgs.). Objectos impuros: experiências em estudos sociais da ciência. Porto: Edições Afrontamento, 2008. p. 63-78. E-book. Disponível em: https://pure.uva.nl/ws/files/899834/77537_310751.pdf. Acesso em: 25 maio 2022.
Oliveira, Andersen Caribé de; Santos, William de Souza. Pokémon Go: trilhas para a aprendizagem. In: Alves, Lynn; Torres, Velda (Orgs.). Jogos digitais, entretenimento, consumo e aprendizagens: uma análise do Pokémon Go. Salvador: Edufba, 2017. p. 99-122.
Oliveira, Kaio Eduardo de Jesus; Porto, Cristiane de Magalhães. Educação e teoria ator-rede: fluxos heterogêneos e conexões híbridas. Ilhéus: Editus, 2016.
Ratinaud, Pierre; Marchand, Pascal. Application de la méthode ALCESTE à de “gros” corpus et stabilité des “mondes lexicaux”?: analyse du “CableGate” avec IRaMuTeQ. In: JOURNÉES INTERNATIONALES D’ANALYSE STATISTIQUE DES DONNÉES TEXTUELLES - JADT, 11, 2012, Liège. Anais […]. Liège: JADT, 2012. p. 835-844. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/285890730_Application_de_la_methode_ALCESTE_a_de_gros_corpus_et_stabilite_des_mondes_lexicaux_analyse_du_CableGate_avec_IRaMuTeQ. Acesso em: 24 dez. 2021.
Santaella, Lucia. A cultura digital na berlinda. In: Lopes, Maria Immacolata Vassallo de; Kunsch, Margarida Maria Krohling (Orgs.). Comunicação, Cultura e Mídias Sociais. São Paulo: ECA-USP, 2015. p. 93-101.
Schell, Jesse. Arte de game design: o livro original. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Silva, Marco; Claro, Tatiana. A docência online e a pedagogia da transmissão. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 33, p. 81-89, 2007. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/301. Acesso em: 16 out. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.