Gênero e justiça curricular

os desafios na construção do currículo crítico em um contexto neoconservador e antidemocrático

Autores

  • Keysa Katiere Garcia Secatti Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-3558-8719
  • Lucelia Tavares Guimarães Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e57103

Palavras-chave:

currículo, gênero, justiça curricular

Resumo

O artigo promove uma discussão sobre o desafio de se elaborar um currículo crítico em meio ao contexto neoconservador brasileiro. Para isso, toma-se como objeto de análise a versão final da Base Nacional Comum Curricular (2017) e compara antes e depois das supressões das palavras gênero e orientação sexual a fim de problematizá-la no âmbito educacional. A metodologia utilizada para a análise combina textos de inspiração marxista e estudos críticos do currículo para projetar o impacto da elaboração curricular na formação dos indivíduos, além das conexões entre poder e saber no currículo permeados pela teoria crítica-social do feminismo de Nancy Fraser. Conclui-se que a retirada das menções de gênero e orientação sexual contribui para o desamparo e dificuldade das instituições em promover uma conscientização coletiva e transformação social legitimada por meio dos documentos oficiais.

Biografia do Autor

Keysa Katiere Garcia Secatti, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Graduada em Letras pela Fundação Educacional de Fernandópolis e Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Língua Inglês no Institudo Elvira Dayrell e atualmente aluna no Programa de Pós-Graduação stricto sensu nível de mestrado em Educação da  Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul na área de educação com ênfase em currículo.

 

Lucelia Tavares Guimarães, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, UEMS - Unidade Universitária de Paranaíba/MS. Atualmente Coordenadora do Curso de Pedagogia. Conselheira do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2023-10-31

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Artigos