Educação integral e direito à educação

um estudo político-pedagógico na escola do campo Bem Viver Caúna de Três de Maio/RS

Autores

  • Caroline Luisa Ludwig Fuhr Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jaqueline Moll Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e57227

Palavras-chave:

formação humana integral, educação integral, direito à educação, escola do campo

Resumo

Este artigo resultou de dissertação de mestrado em educação, cujo objetivo foi identificar elementos que caracterizassem uma escola voltada à construção de uma sociedade democrática. Analisamos a Escola Municipal de Ensino Fundamental Bem Viver Caúna, escola integral e do campo, situada em Três de Maio, Rio Grande do Sul, que com um projeto construído em parceria entre poder público e comunidade, exerce a educação integral como a indissociabilidade da vida, propondo a articulação de espaços e sujeitos. A pesquisa foi qualitativa, com revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo, com entrevistas envolvendo os segmentos da comunidade escolar, examinadas a partir da Análise Textual Discursiva. Evidenciamos a necessidade de uma escola de formação humana integral, pública, de qualidade, com respeito à diversidade e comprometida com o enfrentamento das desigualdades sociais.

 

Biografia do Autor

Caroline Luisa Ludwig Fuhr, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências - Habilitação em Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio (UNIJUÍ) e em Pedagogia (UNINTER), Especialista em Gestão e Organização da Escola (UNOPAR), Mestra em Educação (URI) e Doutoranda em Educação e Ensino de Ciências (UFRGS). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces (UFRGS/CNPq) e da Rede brasileira por instituições educativas socialmente justas e aldeias, campos e cidades que educam (REDHUMANI). Atualmente é professora extensionista da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) e assessora pedagógica do Programa União faz a Vida (SICREDI).

Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora titular da Faculdade de Educação e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen. Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim, Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona.

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Publicado

2024-09-29

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Artigos