Comprehensive education and the right to education

a political-pedagogical study in the rural school Bem Viver Caúna de Três de Maio/RS

Authors

  • Caroline Luisa Ludwig Fuhr Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jaqueline Moll Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e57227

Keywords:

integral human formation, comprehensive education, right to education, rural school

Abstract

This article resulted from a Master's thesis in Education, whose objective was to identify elements that characterize a school dedicated to the construction of a democratic society. We analyzed the Escola Municipal de Ensino Fundamental Bem Viver Caúna [‘Bem Viver Caúna’ Municipal Elementary School], a comprehensive and rural school, located in Três de Maio, Rio Grande do Sul, Brazil, which, with a project built in partnership between the government and the community, exercises comprehensive education as the inseparability of life, proposing the articulation of spaces and subjects. The research was qualitative, with literature review, document analysis and field research, with interviews involving segments of the school community, examined from the Discursive Textual Analysis. We highlight the need for a comprehensive, public, quality human training school, with respect for diversity and committed to confronting social inequalities.

Author Biographies

Caroline Luisa Ludwig Fuhr, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências - Habilitação em Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio (UNIJUÍ) e em Pedagogia (UNINTER), Especialista em Gestão e Organização da Escola (UNOPAR), Mestra em Educação (URI) e Doutoranda em Educação e Ensino de Ciências (UFRGS). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces (UFRGS/CNPq) e da Rede brasileira por instituições educativas socialmente justas e aldeias, campos e cidades que educam (REDHUMANI). Atualmente é professora extensionista da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) e assessora pedagógica do Programa União faz a Vida (SICREDI).

Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora titular da Faculdade de Educação e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen. Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim, Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona.

References

ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Aracy Alves (orgs.). Educação do campo: desafios de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

ARROYO, Miguel. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In: MOLL, Jaqueline (org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 33-45.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Presidência da República, 1996.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2018. Brasília: INEP, 2018.

CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete (orgs.). Educação do campo: identidade e políticas públicas. Brasília, Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, 2002. p. 18-25.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 245-262, jun. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/x6g8nsWJ4MSk6K58885J3jd/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 12 jul. 2021

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere (1891-1937). vol. 2. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

JORNAL CORREIO DO POVO. Fechamento de escolas do meio rural preocupa comunidades no Rio Grande do Sul: moradores do campo se sentem prejudicados pela aglutinação de turmas, justificada pela queda da demanda. Notícia. Publicada em 31.07.2017. Disponível em: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/ensino/fechamento-de-escolas-do-meio-rural-preocupa-comunidades-no-rio-grande-do-sul-1.222753. Acesso em: 12 jul. 2021.

JORNAL SEMANAL. Escola da Caúna é inaugurada oficialmente. Notícia. Publicada em 11.05.2018. Disponível em: https://issuu.com/edersonsemanal/docs/completo_b607cacf063fdf. Acesso em: 12 jul. 2021.

LUTERO, Martinho. À nobreza cristã da nação alemã, acerca da melhoria do estamento cristão. In: LUTERO, Martinho. Martinho Lutero: obras selecionadas. 2. ed. São Leopoldo: Sinodal, 1995. p. 277-340.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

TEIXEIRA, Anísio Spínola. Educação não é privilégio. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1977.

TRÊS DE MAIO. Projeto Escola Bem Viver Caúna. Escola Municipal de Ensino Fundamental Bem Viver Caúna. Município de Três de Maio (RS), 2017a.

TRÊS DE MAIO. Ofício nº 198/2017. Gabinete do Prefeito. Município de Três de Maio (RS), 2017b.

TRÊS DE MAIO. Ata A, não numerada, de 4 de agosto de 2017. Secretaria Municipal de Educação. Município de Três de Maio (RS), 2017c.

TRÊS DE MAIO. Justificativa para o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Escola Municipal de Ensino Fundamental Bem Viver Caúna. Município de Três de Maio (RS), 2018a.

TRÊS DE MAIO. Regimento. Escola Municipal de Ensino Fundamental Bem Viver Caúna. Município de Três de Maio (RS), 2018b.

TRÊS DE MAIO. Projeto Político Pedagógico. Escola Municipal de Ensino Fundamental Bem Viver Caúna. Município de Três de Maio (RS), 2019.

Published

2024-09-29

Issue

Section

Artigos