Memes como Proposição de Autoria, Interlocução e Colaboração em Rede
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e57338Palavras-chave:
redes sociais, memes, bricolagem metodológica, narrativas autorais, multi (letramentos)Resumo
Neste artigo, inspirado em pesquisa realizada em uma universidade pública e em discussões em nossos grupos de pesquisa, objetivamos compreender como os memes potencializam autorias, interlocuções e colaborações acerca das relações sociais, políticas e culturais, na educação online. Para isso, adotamos como metodologia a bricolagem da ciberpesquisa-formação (Santos, 2019) à multirreferencialidade (Ardoino, 1998) e à abordagem das pesquisas com os cotidianos (Certeau, 2013), o que propiciou a emergência de narrativas autorais - textuais, sonoras e imagéticas, em diferentes formatos e linguagens, na produção crítica de memes voltados às práticas dos alunos, reveladora de seus dilemas e promotora de novos contextos de aprendizagem significativa.
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