Memes como Proposição de Autoria, Interlocução e Colaboração em Rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e57338

Palavras-chave:

redes sociais, memes, bricolagem metodológica, narrativas autorais, multi (letramentos)

Resumo

Neste artigo, inspirado em pesquisa realizada em uma universidade pública e em discussões em nossos grupos de pesquisa, objetivamos compreender como os memes potencializam autorias, interlocuções e colaborações acerca das relações sociais, políticas e culturais, na educação online. Para isso, adotamos como metodologia a bricolagem da ciberpesquisa-formação (Santos, 2019) à multirreferencialidade (Ardoino, 1998) e à abordagem das pesquisas com os cotidianos (Certeau, 2013), o que propiciou a emergência de narrativas autorais - textuais, sonoras e imagéticas, em diferentes formatos e linguagens, na produção crítica de memes voltados às práticas dos alunos, reveladora de seus dilemas e promotora de novos contextos de aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Wallace Carriço de Almeida, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd UERJ. Doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento Educação e Sociedade, do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Integrante do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, coordenado pela Profa. Dra Edméa Oliveira dos Santos, onde pesquiso a potência dos Atos de Currículo sob a ótica do App-Learning.

Rosemary dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora e Mestre em Educação pela UERJ. Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação- Proped, na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais onde atua como coordenadora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) na Linha de Pesquisa: Educação, Comunicação e Cultura. Líder do EduCiber ( Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura) Vice Coordenadora do GT 16, Educação e Comunicação, da ANPED. Atua na área de Educação, com destaque nas seguintes áreas: Educação. Pesquisa. Cibercultura. Formação de Professores. Currículo. Periferias Urbanas. Educação Básica.

Mirian Amaral, Fundação Getulio Vargas

Doutora e Mestre em Educação e Cultura Contemporânea , pela Universidade Estácio de Sá. Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Pesquisadora do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura do Programa de Pós-graduação em educação da UERJ. Sua experiência profissional inclui a coordenação acadêmica e executiva de cursos de pós-graduação lato sensu, docência em cursos de administração, avaliadora de Trabalhos de Conclusão de Curso da Fundação Getulio Vargas. Consultora nas áreas de educação e de recursos humanos, em organizações públicas e privadas. Autora de livro, capítulos de livro e artigos diversos em sua área de especialização e afins.

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Publicado

2024-05-09

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Artigos