Los Memes como Propuesta de Autoría, Interlocución y Colaboración en Red

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e57338

Palabras clave:

redes sociales, memes, bricolaje metodológico, narraciones autorales, multi (alfabetización)

Resumen

En este artículo, inspirado en investigaciones realizadas en una universidad pública y discusiones en nuestros grupos de investigación, pretendemos comprender cómo los memes potencian la autoría, el diálogo y la colaboración sobre las relaciones sociales, políticas y culturales en la educación en línea. Para ello, adoptamos como metodología el bricolaje de la ciberinvestigación-formación (Santos, 2019) a la multirreferencialidad (Ardoino, 1998) y el abordaje de la investigación con la cotidianidad (Certeau, 2013), lo que propició el surgimiento de narrativas autorales - textuales, sonoras e imaginarias, en diferentes formatos y lenguajes, en la producción crítica de memes dirigidos a las prácticas de los estudiantes, revelando sus dilemas y promoviendo nuevos contextos de aprendizaje significativo.

Biografía del autor/a

Wallace Carriço de Almeida, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd UERJ. Doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento Educação e Sociedade, do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Integrante do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, coordenado pela Profa. Dra Edméa Oliveira dos Santos, onde pesquiso a potência dos Atos de Currículo sob a ótica do App-Learning.

Rosemary dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora e Mestre em Educação pela UERJ. Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação- Proped, na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais onde atua como coordenadora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) na Linha de Pesquisa: Educação, Comunicação e Cultura. Líder do EduCiber ( Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura) Vice Coordenadora do GT 16, Educação e Comunicação, da ANPED. Atua na área de Educação, com destaque nas seguintes áreas: Educação. Pesquisa. Cibercultura. Formação de Professores. Currículo. Periferias Urbanas. Educação Básica.

Mirian Amaral, Fundação Getulio Vargas

Doutora e Mestre em Educação e Cultura Contemporânea , pela Universidade Estácio de Sá. Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Pesquisadora do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura do Programa de Pós-graduação em educação da UERJ. Sua experiência profissional inclui a coordenação acadêmica e executiva de cursos de pós-graduação lato sensu, docência em cursos de administração, avaliadora de Trabalhos de Conclusão de Curso da Fundação Getulio Vargas. Consultora nas áreas de educação e de recursos humanos, em organizações públicas e privadas. Autora de livro, capítulos de livro e artigos diversos em sua área de especialização e afins.

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Publicado

2024-05-09

Número

Sección

Artigos