Memes as a Proposition of Authorship, Interlocution and Collaboration on a Network

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e57338

Keywords:

social networks, memes, methodological bricolage, authorial narratives, multi (letters)

Abstract

In this article, inspired by research carried out at a public university and discussions in our research groups, we aim to understand how memes enhance authorship, dialogue and collaboration about social, political and cultural relations in online education. For this, we adopted as a methodology the bricolage of cyber-research-training (Santos, 2019) to multi-referentiality (Ardoino, 1998) and the approach of research with everyday life (Certeau, 2013), which led to the emergence of authorial narratives - textual, sound and imagery, in different formats and languages, in the critical production of memes aimed at students' practices, revealing their dilemmas and promoting new contexts of meaningful learning.

Author Biographies

Wallace Carriço de Almeida, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd UERJ. Doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento Educação e Sociedade, do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Integrante do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, coordenado pela Profa. Dra Edméa Oliveira dos Santos, onde pesquiso a potência dos Atos de Currículo sob a ótica do App-Learning.

Rosemary dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora e Mestre em Educação pela UERJ. Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação- Proped, na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais onde atua como coordenadora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) na Linha de Pesquisa: Educação, Comunicação e Cultura. Líder do EduCiber ( Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura) Vice Coordenadora do GT 16, Educação e Comunicação, da ANPED. Atua na área de Educação, com destaque nas seguintes áreas: Educação. Pesquisa. Cibercultura. Formação de Professores. Currículo. Periferias Urbanas. Educação Básica.

Mirian Amaral, Fundação Getulio Vargas

Doutora e Mestre em Educação e Cultura Contemporânea , pela Universidade Estácio de Sá. Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Pesquisadora do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura do Programa de Pós-graduação em educação da UERJ. Sua experiência profissional inclui a coordenação acadêmica e executiva de cursos de pós-graduação lato sensu, docência em cursos de administração, avaliadora de Trabalhos de Conclusão de Curso da Fundação Getulio Vargas. Consultora nas áreas de educação e de recursos humanos, em organizações públicas e privadas. Autora de livro, capítulos de livro e artigos diversos em sua área de especialização e afins.

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Published

2024-05-09

Issue

Section

Artigos