Dossiê Temático CURRÍCULO, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS CULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p6-13Resumo
Ideais iluministas de civilização e progresso seguem sustentando discursivamente o projeto de uma ‘civilização global’, dissimulando seu ímpeto originário de dominação monocultural. Não bastaram as resistências que os colonizadores europeus enfrentaram nas Américas, Ásia e África, desde o século XVI, e das quais saíram politicamente perdedores. Ademais, a Antropologia, desde o final do século XIX, ao mergulhar na diversidade de culturas (especialmente as de povos mais ancestrais) e revelar sua complexidade, corroborou as razões pelas quais tal projeto monocultural eurocêntrico deveria ter sido declarado violento e ilusório desde o início. Não obstante, ignorando lições da História, a intensificação da globalização, no pós-Guerra (1945), entendeu ser possível avançar o capitalismo contemporâneo mediante imposição de padrões via mercado. Mais uma vez, contradições e ambivalências se revelaram e, ao encarar as diferenças e buscar anular suas forças, o capitalismo globalizado logrou apenas diminuí-las parcialmente; em acréscimo, produziu todos os efeitos contrários, de revelação mais acentuada das mesmas diferenças e de potencialização de suas identidades, cujo vigor em pouco tempo se manifestou em protagonismos vários, no campo cultural. Não obstante seu relativo fracasso nessa iniciativa, o capitalismo contemporâneo assimilou essa imposição da diversidade, tratando inclusive de explorar suas potencialidades mercadológicas, e o resultado disso é que o tema da diversidade cultural tornou-se até mesmo discurso global das elites empenhadas na cooperação internacional e na governança global que lhes interessa. A dramaticidade desse tema certamente ajuda a explicar o notável afluxo de submissões de artigos de qualidade à publicação neste dossiê. Por essa razão, como organizadores, adotamos como parâmetro final de seleção dos quatorze artigos aqui publicados aquele único critério compatível com o próprio projeto do dossiê: o da diversidade (internacional, regional, institucional e temática). Buscamos a diversidade para falar da diversidade. Os leitores perceberão a ampla gama de contribuições ao Currículo possíveis de aflorar a partir de cada um e todos os artigos aqui publicados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.