Desafios e possibilidades na trajetória de uma aluna surda em um curso técnico integrado no Instituto Federal de Rondônia

Autores

  • João Guilherme Rodrigues Mendonça Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Livia Catarina Matoso dos Santos Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Márcia Cristina Florêncio Fernandes Moret Universidade Federal de Rondônia (UNIR) https://orcid.org/0000-0002-7366-8605
  • Marlene Rodrigues Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e58762

Palavras-chave:

surdez, ensino, aprendizagem, Libras

Resumo

A partir do ingresso da primeira aluna surda em um curso técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), houve a necessidade de revisão do currículo.  O objetivo foi analisar os inúmeros desafios enfrentados pela aluna surda, professores, intérpretes de Libras e equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), destacando também as conquistas da trajetória. O referencial teórico tratou do bilinguismo, o currículo da Educação Profissional e a surdez. A metodologia foi um estudo de caso, com revisão da literatura e análise de documentos legais. Foram realizadas escuta sensível dos relatos de experiência, tendo em vista a necessidade de adaptação no processo educacional e seu aproveitamento. Os resultados mostraram que após a estudante concluir o Ensino Médio ingressou no curso de graduação no mesmo campus.

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Biografia do Autor

João Guilherme Rodrigues Mendonça, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Pós-doutor em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP); Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciência e Letras de Araraquara (UNESP). Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Especialista em Gestão Escolar e Psicomotricidade. Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física de Volta Redonda e em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Atua há mais de 26 anos no Ensino Superior na Universidade Federal de Rondônia em atividades ligadas à docência nos Cursos de Graduação em Educação Física, Psicologia e Pedagogia. Atualmente é docente no Mestrado Profissional em Educação Escolar e no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil/UNIR. Membro do Grupo de estudos do desenvolvimento e da cultura corporal - UNIR e do Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX) – UNESP. E-mail: jgrmendonca@unir.br. Currículo disponível da Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/4283910757526854. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6970-4933

Livia Catarina Matoso dos Santos, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) Campus Porto Velho Calama.

Márcia Cristina Florêncio Fernandes Moret, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado. (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Tradutora Intérprete de Língua de Sinais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Jaru e Professora na Faculdade de Jaru FIMCA-Unicentro.

Marlene Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2018); Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2008); Mestre em Linguagem e Educação pela AVEC (2000); Especialista em Psicopedagogia (1999), Metodologia do Ensino Superior (1994) e Supervisão e Administração Escolar (1993); Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá (1988). Atua há mais de vinte anos na Educação Superior em atividades ligadas a docência com dedicação nas áreas da Educação Inclusiva e Educação Especial, Educação Infantil e Atividades Educacionais em Espaços não Escolares. Atuou como coordenadora de Cursos de Pedagogia, organização de eventos de formação de professores, e atualmente é professora da Universidade Federal de Rondônia nas áreas relacionadas. É Membro do Grupo de Pesquisa Educa (UNIR). 

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2024-04-02

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Artigos