Desafios e possibilidades na trajetória de uma aluna surda em um curso técnico integrado no Instituto Federal de Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e58762Palavras-chave:
surdez, ensino, aprendizagem, LibrasResumo
A partir do ingresso da primeira aluna surda em um curso técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), houve a necessidade de revisão do currículo. O objetivo foi analisar os inúmeros desafios enfrentados pela aluna surda, professores, intérpretes de Libras e equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), destacando também as conquistas da trajetória. O referencial teórico tratou do bilinguismo, o currículo da Educação Profissional e a surdez. A metodologia foi um estudo de caso, com revisão da literatura e análise de documentos legais. Foram realizadas escuta sensível dos relatos de experiência, tendo em vista a necessidade de adaptação no processo educacional e seu aproveitamento. Os resultados mostraram que após a estudante concluir o Ensino Médio ingressou no curso de graduação no mesmo campus.
Referências
Antunes, Ricardo; Alves, Giovanni. As Mutações no Mundo do Trabalho na Era da Mundialização do Capital. Educação e Sociedade, v. 25, n. 87, p. 335-351, maio-ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/FSqZN7YDckXnYwfqSWqgGPp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 9 jul. 2022.
Brasil. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 9 jul. 2022.
Brasil. Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais Libras e dá outras providências. Congresso Nacional. Brasília: Presidência da República, [2002]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 6 jun. 2022.
Brasil. Decreto n.º 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei n.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília: Presidência da República, [2005]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 6 jun. 2022.
Brasil. Lei Federal n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Brasília: Presidência da República, [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 11 jul. 2022.
Brasil. Lei n.º 12.319, de 1º de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Brasília: Presidência da República, [2010]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319.htm. Acesso em: 9 jul. 2022.
Brasil. Lei n.º 13.146, de 06 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília: Presidência da República, [2015]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 10 jul. 2022.
Ciavatta, Maria. A Formação Integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: Frigotto, Gaudêncio; Ciavatta, Maria. Ramos, Marise (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 107-127.
Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca – Espanha, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 6 jun. 2022.
Fernandes, Sueli; Moreira, Laura Ceretta. Políticas de Educação Bilíngue Para Surdos: o contexto brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, edição especial n. 2, p. 51-69, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010440602014000600005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 6 jun. 2022.
Kelman, Celeste Azulay. Multiculturalismo e Surdez: uma questão de respeito às culturas minoritárias. In: Fernandes, Eulália (org.). Surdez e Bilinguismo. 7. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 87-103.
Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de. A Inclusão Escolar de Alunos Surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Caderno Cedes, Campinas, v. 26, n. 69, p. 163-184, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/KWGSm9HbzsYT537RWBNBcFc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 6 mar. 2023.
Laville, Christian; Dionne, Jean. A Construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda.; Belo Horizonte: UFMG, 1999.
Machado, Lucília. Ensino Médio e Técnico com Currículos Integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: Moll, Jaqueline et al. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 80-95.
Marques-Santos, Lucas et al. O que os Surdos Avaliam Sobre os Tradutores e Intérpretes de Línguas De Sinais (TILS) no Ensino Médio? Uma Análise Baseada na Atitude. In: Gontijo, Túlio; Marques-Santos, Lucas; Barros, Solange. Discussões sobre os estudos de tradução e interpretação e a atuação dos TILS no Brasil. Campinas: Pontes Editores, 2022. p. 55-76.
Pacheco, Eliezer Moreira. Os Institutos Federais: uma revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Natal: IFRN, 2010. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1013. Acesso em: 6 mar. 2023.
Pedreira, Silvia Maria Fangueiro. Educação Inclusiva de Surdos/As Numa Perspectiva Intercultural, GT: Educação Especial, n. 15, PUC-Rio, 2011. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT15-3014--Int.pdf. Acesso em: 14 maio 2022.
Quadros, Ronice Muller de. O Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Especial – Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. Brasília: MEC; SEESP, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/tradutorlibras.pdf. Acesso em: 9 jul. 2022.
Rocha, Terezinha Cristina da Costa. Estudantes Surdos Como Minoria Linguística no Ensino Superior: Reflexões Sobre Especificidades. 2019. In: Miranda, Dayse Garcia; Freitas, Luciana. Educação para Surdos: Possibilidade e Desafios. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2019. p. 133-146.
Rosa, Andréa da Silva. Entre a Visibilidade da Tradução da Língua de Sinais e a Invisibilidade da Tarefa do Intérprete. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
Severino, Antônio Joaquim. A Busca do Sentido da Formação Humana: Tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 619-634, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/rhVxLn4XhLWjYJKXB7grswG/. Acesso em: 9 jul. 2022.
Silva, Tomaz Tadeu da. O Currículo como Fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.