Challenges and possibilities in the trajectory of a deaf student in a integrated technical course at the Federal Institute of Rondônia

Authors

  • João Guilherme Rodrigues Mendonça Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Livia Catarina Matoso dos Santos Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Márcia Cristina Florêncio Fernandes Moret Universidade Federal de Rondônia (UNIR) https://orcid.org/0000-0002-7366-8605
  • Marlene Rodrigues Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e58762

Keywords:

deafness, teaching, learning, Libras (Brazilin Language Sign)

Abstract

Since the entrance of the first deaf student in a technical course at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondonia (IFRO), it was necessary to review the curriculum. The objective was to analyse the numerous challenges faced to the deaf student, teachers, Libras interpreters and the staff from the Center for Assistance to People with Specific Educational Needs (NAPNE), also highlighting the achievements of the trajectory. The theoretical framework has dealt with bilingualism, the Vocational Education curriculum and deafness. The methodology was a case study with literature review and analysis of legal documents. Sensitive listening of experience reports has carried out, considering the need for adaptation in the educational process and its use. The results has showed that after the student completed high school she joined the graduation course in the same campus.

Author Biographies

João Guilherme Rodrigues Mendonça, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Pós-doutor em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP); Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciência e Letras de Araraquara (UNESP). Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Especialista em Gestão Escolar e Psicomotricidade. Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física de Volta Redonda e em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Atua há mais de 26 anos no Ensino Superior na Universidade Federal de Rondônia em atividades ligadas à docência nos Cursos de Graduação em Educação Física, Psicologia e Pedagogia. Atualmente é docente no Mestrado Profissional em Educação Escolar e no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil/UNIR. Membro do Grupo de estudos do desenvolvimento e da cultura corporal - UNIR e do Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX) – UNESP. E-mail: jgrmendonca@unir.br. Currículo disponível da Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/4283910757526854. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6970-4933

Livia Catarina Matoso dos Santos, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) Campus Porto Velho Calama.

Márcia Cristina Florêncio Fernandes Moret, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado. (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Tradutora Intérprete de Língua de Sinais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Jaru e Professora na Faculdade de Jaru FIMCA-Unicentro.

Marlene Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2018); Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2008); Mestre em Linguagem e Educação pela AVEC (2000); Especialista em Psicopedagogia (1999), Metodologia do Ensino Superior (1994) e Supervisão e Administração Escolar (1993); Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá (1988). Atua há mais de vinte anos na Educação Superior em atividades ligadas a docência com dedicação nas áreas da Educação Inclusiva e Educação Especial, Educação Infantil e Atividades Educacionais em Espaços não Escolares. Atuou como coordenadora de Cursos de Pedagogia, organização de eventos de formação de professores, e atualmente é professora da Universidade Federal de Rondônia nas áreas relacionadas. É Membro do Grupo de Pesquisa Educa (UNIR). 

References

Antunes, Ricardo; Alves, Giovanni. As Mutações no Mundo do Trabalho na Era da Mundialização do Capital. Educação e Sociedade, v. 25, n. 87, p. 335-351, maio-ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/FSqZN7YDckXnYwfqSWqgGPp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 9 jul. 2022.

Brasil. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 9 jul. 2022.

Brasil. Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais Libras e dá outras providências. Congresso Nacional. Brasília: Presidência da República, [2002]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 6 jun. 2022.

Brasil. Decreto n.º 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei n.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília: Presidência da República, [2005]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 6 jun. 2022.

Brasil. Lei Federal n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Brasília: Presidência da República, [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 11 jul. 2022.

Brasil. Lei n.º 12.319, de 1º de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Brasília: Presidência da República, [2010]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319.htm. Acesso em: 9 jul. 2022.

Brasil. Lei n.º 13.146, de 06 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília: Presidência da República, [2015]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 10 jul. 2022.

Ciavatta, Maria. A Formação Integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: Frigotto, Gaudêncio; Ciavatta, Maria. Ramos, Marise (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 107-127.

Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca – Espanha, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 6 jun. 2022.

Fernandes, Sueli; Moreira, Laura Ceretta. Políticas de Educação Bilíngue Para Surdos: o contexto brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, edição especial n. 2, p. 51-69, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010440602014000600005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 6 jun. 2022.

Kelman, Celeste Azulay. Multiculturalismo e Surdez: uma questão de respeito às culturas minoritárias. In: Fernandes, Eulália (org.). Surdez e Bilinguismo. 7. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 87-103.

Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de. A Inclusão Escolar de Alunos Surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Caderno Cedes, Campinas, v. 26, n. 69, p. 163-184, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/KWGSm9HbzsYT537RWBNBcFc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 6 mar. 2023.

Laville, Christian; Dionne, Jean. A Construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda.; Belo Horizonte: UFMG, 1999.

Machado, Lucília. Ensino Médio e Técnico com Currículos Integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: Moll, Jaqueline et al. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 80-95.

Marques-Santos, Lucas et al. O que os Surdos Avaliam Sobre os Tradutores e Intérpretes de Línguas De Sinais (TILS) no Ensino Médio? Uma Análise Baseada na Atitude. In: Gontijo, Túlio; Marques-Santos, Lucas; Barros, Solange. Discussões sobre os estudos de tradução e interpretação e a atuação dos TILS no Brasil. Campinas: Pontes Editores, 2022. p. 55-76.

Pacheco, Eliezer Moreira. Os Institutos Federais: uma revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Natal: IFRN, 2010. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1013. Acesso em: 6 mar. 2023.

Pedreira, Silvia Maria Fangueiro. Educação Inclusiva de Surdos/As Numa Perspectiva Intercultural, GT: Educação Especial, n. 15, PUC-Rio, 2011. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT15-3014--Int.pdf. Acesso em: 14 maio 2022.

Quadros, Ronice Muller de. O Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Especial – Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. Brasília: MEC; SEESP, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/tradutorlibras.pdf. Acesso em: 9 jul. 2022.

Rocha, Terezinha Cristina da Costa. Estudantes Surdos Como Minoria Linguística no Ensino Superior: Reflexões Sobre Especificidades. 2019. In: Miranda, Dayse Garcia; Freitas, Luciana. Educação para Surdos: Possibilidade e Desafios. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2019. p. 133-146.

Rosa, Andréa da Silva. Entre a Visibilidade da Tradução da Língua de Sinais e a Invisibilidade da Tarefa do Intérprete. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

Severino, Antônio Joaquim. A Busca do Sentido da Formação Humana: Tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 619-634, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/rhVxLn4XhLWjYJKXB7grswG/. Acesso em: 9 jul. 2022.

Silva, Tomaz Tadeu da. O Currículo como Fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Published

2024-04-02

Issue

Section

Artigos