Os desafios da construção do currículo para nativos digitais na educação básica contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59219Palavras-chave:
currículo escolar, nativos digitais, tecnologias, cultura digitalResumo
Este artigo analisa desafios relacionados à construção do currículo para nativos digitais, estabelecendo intersecções com práticas pedagógicas e a cultura digital. A questão central é: como fundamentar a construção de currículos para instituições escolares contemporâneas diante da presença de alunos nativos digitais e das tecnologias digitais? Para tanto, empreendemos uma discussão teórico-crítica, fundamentada em uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. A partir do processo analítico-interpretativo, inferimos que conceber um currículo para a escola na era digital implica compreender as mudanças do aprender do nativo digital; articular orientações da Base Nacional Curricular Comum com demandas e flexibilizações regionais; estabelecer uma concepção de currículo adequada à contemporaneidade, e inserir a cultura digital de modo transversal entre os componentes curriculares.
Referências
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de. Integração currículo e tecnologia: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de; Alves, Dom Robson Medeiros Alves; Lemos, Silvana Donadio Vilela. Web currículo: aprendizagens, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de. Valente, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, set/dez 2012. Disponível em: http://www.waltenomartins.com.br/pmd_aula1_art01.pdf. Acesso em: 21 maio 2022.
Berticelli, Ireno Antônio; Telles, Ana Maria. O currículo na contemporaneidade: filosofia e tendências. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 19, n. 41, p. 271-286, maio/ago. 2017. Disponível em: file:///C:/Users/jacin/Downloads/Dialnet-OCurriculoNaContemporaneidade-6129473%20(1).pdf. Acesso em: 22 maio 2022.
Buckingham, David. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 35, n. 3, set – dez 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-31432010000300004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 maio 2022.
Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. MEC, 2013. Brasília, DF, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 21 mar. 2022.
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC 3ª versão. Brasília, DF, 2017.
Brasil. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Proposta de Práticas de Implementação. Brasília: MEC/SEB, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 31 mar. 2022.
Castells, Manuel. A Sociedade em Rede. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
Cordiolli, Marcos. A transversalidade na formação de valores e padrões de conduta: notas para um debate conceitual. III Jornada de Educação do Norte-Nordeste: Livro da Jornada. Curitiba: Futuro, 2001.
Freire, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
Fuza, Ângela Francine; Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva. Tecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC: reflexos nos anos finais do ensino fundamental e na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, e 250009, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/GMqzC6cnRZjBLdzg5SkckVy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 maio 2022.
Garcia, Fernanda Wolf. A importância do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Educação a Distância, Batatais, v. 3, n. 1, p. 25-48, jan./dez. 2013. Disponível em: https://claretiano.edu.br/revista/educacao-a-distancia/605b3e713a94ed8a25334ee0. Acesso em: 22 maio 2022.
Gardner, Howard. Inteligências Múltiplas – a Teoria na Prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.
Gil. Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
Gimeno Sacristán, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Goodson, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
Grundy, Shirley. Curriculum: product of práxis. Londres: The Falmer Press, 1987.
Lemos, André. Cibercultura. Alguns pontos para compreender a nossa época. In: Lemos, André; Cunha, Paulo (orgs.). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003. p. 11-23.
Lévy, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 2010.
Lévy, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 10. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
Libâneo, José Carlos; Oliveira, João Ferreira de; Toschi, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
Lopes, Casimiro, Alice. Apostando na produção textual do currículo. In: Aguiar. Angela, Marcia; Dourado, Fernandes Luiz (orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: Anpae, 2018.
Macedo, Elizabeth. “A base é a base”. E o currículo o que é? In: Aguiar, Angela Marcia; Dourado, Fernandes Luiz (orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: Anpae, 2018. p. 28-33.
Macedo, Elizabeth. Base Nacional Comum para currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? Educação e Sociedade, v. 36, n. 133, p. 891-908, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/MxBmvSrkFgnFRrm5XsRWzgg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 abr. 2022.
Menezes, Ana Célia Silva; Araújo, Lucineide Martins. Currículo contextualizado e complexidade: espaço de interlocução de diferentes saberes. Caderno Multidisciplinar - Educação do semiárido brasileiro: currículo, contextualização e complexidade elementos para pensar a escola no semiárido, Juazeiro, v. 1, n. 4, p. 33-47, 2007. Disponível em: https://irpaa.org/publicacoes/artigos/artigo-lucin-ana-celia.pdf. Acesso em: 03 abr. 2022.
Minayo, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec,2014.
Moreira, Antônio Flávio Barbosa; Caudau, Vera Maria. Currículo, conhecimento e cultura: indagações sobre currículos. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf. Acesso em: 30 nov. 2018.
Moreira, Antônio Flávio Barbosa; Silva, Tomaz Tadeu da. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: Moreira, Antônio Flávio Barbosa; Silva, Tomaz Tadeu da (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1997. p. 7-37.
Pinar, William Frederick. Estudos Curriculares: ensaios selecionados. São Paulo: Cortez, 2016.
Prensky, Marc. Digital Natives Digital Immigrants. In: Prensky, Marc. On the Horizon, NCB University Press, v. 9, n. 5, October 2001a.
Prensky, Marc. Digital Game-Based Learning. Minnesota: Paragon House, 2001b.
Prensky, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac, 2001c.
Vasconcelos, Celso dos Santos. Currículo: A atividade Humana como princípio educativo. 3. ed. São Paulo: Libertad, 2011.
Veiga-Neto, Alfredo. Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da humanidade. In: Costa, Marisa V. (org.). A escola tem futuro? 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
Silva, Roberto Rafael Dias da. Currículo, poder e história em tempos de tormenta. Revista Fato & Versões, v. 2, n. 4, jul/dez. 2010.
Silva, Tadeu Tomaz da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Skliar, Carlos. A educação que se pergunta pelos outros: e se o outro não estivesse aqui? In: Lopes, Alice C.; Macedo, Elizabeth (orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo, Cortez, 2002.
Sousa, José Romoaldo Mendes de; Araujo, Ana Claudia Uchôa. A dimensão oculta do currículo no ensino da Língua Portuguesa na EJA: Estudo de caso. Espaço do currículo, v. 6, n. 3, p. 536-548, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/search/authors/view?givenName=Ana%20Cl%C3%A1udia%20Uch%C3%B4a%20&familyName=Araujo&affiliation=&country=&authorName=Araujo%2C%20Ana%20Cl%C3%A1udia%20Uch%C3%B4a%20. Acesso em: 30 mar. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.