Os desafios da construção do currículo para nativos digitais na educação básica contemporânea

Autores

  • Paulo Roberto Dalla Valle Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) https://orcid.org/0000-0002-4075-7150
  • Jacinta Lucia Rizzi Marcom Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) https://orcid.org/0000-0002-4772-7800
  • Ana Paula Teixeira Porto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59219

Palavras-chave:

currículo escolar, nativos digitais, tecnologias, cultura digital

Resumo

Este artigo analisa desafios relacionados à construção do currículo para nativos digitais, estabelecendo intersecções com práticas pedagógicas e a cultura digital. A questão central é: como fundamentar a construção de currículos para instituições escolares contemporâneas diante da presença de alunos nativos digitais e das tecnologias digitais? Para tanto, empreendemos uma discussão teórico-crítica, fundamentada em uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. A partir do processo analítico-interpretativo, inferimos que conceber um currículo para a escola na era digital implica compreender as mudanças do aprender do nativo digital; articular orientações da Base Nacional Curricular Comum com demandas e flexibilizações regionais; estabelecer uma concepção de currículo adequada à contemporaneidade, e inserir a cultura digital de modo transversal entre os componentes curriculares.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Dalla Valle, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutorando em Educação PPGEd - Unoesc - Campus de Joaçaba, Mestre em Educação - PPGE /Unochapecó. Especialista em Ação Interdisciplinar e os Paradigmas Atuais da Educação com Ênfase em Educação Física Escolar. Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná. Professor no magistério público estadual de Santa Catarina, Atualmente atua na Coordenadoria Regional de Educação de Seara na função de Integrador Regional de Educação. Tem experiência nas áreas Esporte e Educação, com ênfase em Educação, Educação Especial, atuando principalmente no seguinte tema: Educação, educação física, contexto escolar, formação continuada, administração e gestão em educação e esporte, educação especial. Membro do Grupo de Pesquisa: Formação Docente e Práticas de Ensino - UNOESC Joaçaba.

Jacinta Lucia Rizzi Marcom, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional. Possui graduação em PEDAGOGIA: DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1992), graduação em PEDAGOGIA: SERIES INICIAIS pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1997), graduação em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), graduação em PEDAGOGIA:ORIENTAÇAO E SUPREVISAO pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005), Mestra em Educação pela UNOCHAPECÓ (2020). Doutoranda em Educação pela URI. Participante dos seguinte grupos de pesquisa: 1) Grupo de Pesquisa: Ensino e formação de professores desde 2018; 2) GPEAD - Gestão e Processos Formativos em Educação Profissional e Educação a Distância, desde 2019; e 3) Grupo de Pesquisa em Ensino, Experiências Docentes e Interdisciplinaridade desde 2020. 

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (2002) e Letras - Espanhol (2020) pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012), Mestrado em Letras (2005) e Doutorado em Letras (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Literatura Brasileira. Realizou estágio de Pós-doutorado sobre literatura angolana lusófona (2013) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua desde 2005 como professora do ensino superior e atualmente é professora dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras e em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, câmpus de Frederico Westphalen. Exerce a função de Coordenação do Programa de Mestrado em Letras da URI. Realiza pesquisa na área de Letras, com ênfase nos Estudos Literários e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de leitores e ensino de literatura; narrativas de língua portuguesa contemporâneas; formação de professores e tecnologias, mídias e ensino. Resultados de suas pesquisas são publicados em revistas especializadas e livros. Atua como editora-chefe da Revista de Ciências Humanas e é membro da equipe editorial da Revista Literatura em Debate, Revista Língua & Literatura, Revista Recorte, Memento, além avaliadora de artigos para outras revistas científicas nas áreas de Letras e Educação. Integra o banco de avaliadores da Educação Superior do INEP/MEC.

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Publicado

2024-05-02

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Artigos