Los retos de la construcción del currículo para nativos digitales en la educación básica contemporánea

Autores/as

  • Paulo Roberto Dalla Valle Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) https://orcid.org/0000-0002-4075-7150
  • Jacinta Lucia Rizzi Marcom Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) https://orcid.org/0000-0002-4772-7800
  • Ana Paula Teixeira Porto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59219

Palabras clave:

currículo escolar, nativos digitales, tecnologías, cultura digital

Resumen

Este artículo analiza los desafíos relacionados con la construcción de un currículo para nativos digitales, estableciendo intersecciones con las prácticas pedagógicas y la cultura digital. La pregunta central es: ¿cómo construir currículos para las instituciones escolares contemporáneas a partir de la presencia de estudiantes nativos digitales y de las tecnologías digitales? Para ello, realizamos una discusión teórico-crítica, basada en una investigación bibliográfica cualitativa. A partir del proceso analítico-interpretativo, inferimos que diseñar un currículo para la escuela en la era digital implica comprender los cambios en el aprendizaje de los nativos digitales; articular los lineamientos de la Base Curricular Común Nacional con las demandas y flexibilidades regionales; establecer un concepto de currículo adecuado a la contemporaneidad, e insertar la cultura digital transversalmente entre los componentes curriculares.

Biografía del autor/a

Paulo Roberto Dalla Valle, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutorando em Educação PPGEd - Unoesc - Campus de Joaçaba, Mestre em Educação - PPGE /Unochapecó. Especialista em Ação Interdisciplinar e os Paradigmas Atuais da Educação com Ênfase em Educação Física Escolar. Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná. Professor no magistério público estadual de Santa Catarina, Atualmente atua na Coordenadoria Regional de Educação de Seara na função de Integrador Regional de Educação. Tem experiência nas áreas Esporte e Educação, com ênfase em Educação, Educação Especial, atuando principalmente no seguinte tema: Educação, educação física, contexto escolar, formação continuada, administração e gestão em educação e esporte, educação especial. Membro do Grupo de Pesquisa: Formação Docente e Práticas de Ensino - UNOESC Joaçaba.

Jacinta Lucia Rizzi Marcom, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

She is currently a Pedagogue at the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC). He has experience in the field of Education, with an emphasis on Educational Guidance. Graduated in PEDAGOGY: PEDAGOGIC SUBJECTS from the Integrated Regional University of Alto Uruguai e das Missões (1992), graduated in PEDAGOGY: INITIAL SERIES from the University of West Santa Catarina (1997), graduated in Physics from the Regional University of Northwest of the State of Rio de Janeiro. Grande do Sul (2004), degree in PEDAGOGY: ORIENTATION AND SUPREVISION by the Regional University of the Northwest of the State of Rio Grande do Sul (2005), Master in Education by UNOCHAPECÓ (2020). Doctoral student in Education at URI. Participant of the following research groups: 1) Research Group: Teaching and teacher training since 2018; 2) GPEAD - Management and Training Processes in Professional Education and Distance Learning, since 2019; and 3) Research Group on Teaching, Teaching Experiences and Interdisciplinary since 2020.

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (2002) e Letras - Espanhol (2020) pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012), Mestrado em Letras (2005) e Doutorado em Letras (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Literatura Brasileira. Realizou estágio de Pós-doutorado sobre literatura angolana lusófona (2013) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua desde 2005 como professora do ensino superior e atualmente é professora dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras e em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, câmpus de Frederico Westphalen. Exerce a função de Coordenação do Programa de Mestrado em Letras da URI. Realiza pesquisa na área de Letras, com ênfase nos Estudos Literários e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de leitores e ensino de literatura; narrativas de língua portuguesa contemporâneas; formação de professores e tecnologias, mídias e ensino. Resultados de suas pesquisas são publicados em revistas especializadas e livros. Atua como editora-chefe da Revista de Ciências Humanas e é membro da equipe editorial da Revista Literatura em Debate, Revista Língua & Literatura, Revista Recorte, Memento, além avaliadora de artigos para outras revistas científicas nas áreas de Letras e Educação. Integra o banco de avaliadores da Educação Superior do INEP/MEC.

Citas

Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de. Integração currículo e tecnologia: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de; Alves, Dom Robson Medeiros Alves; Lemos, Silvana Donadio Vilela. Web currículo: aprendizagens, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014.

Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de. Valente, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, set/dez 2012. Disponível em: http://www.waltenomartins.com.br/pmd_aula1_art01.pdf. Acesso em: 21 maio 2022.

Berticelli, Ireno Antônio; Telles, Ana Maria. O currículo na contemporaneidade: filosofia e tendências. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 19, n. 41, p. 271-286, maio/ago. 2017. Disponível em: file:///C:/Users/jacin/Downloads/Dialnet-OCurriculoNaContemporaneidade-6129473%20(1).pdf. Acesso em: 22 maio 2022.

Buckingham, David. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 35, n. 3, set – dez 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-31432010000300004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 maio 2022.

Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. MEC, 2013. Brasília, DF, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 21 mar. 2022.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC 3ª versão. Brasília, DF, 2017.

Brasil. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Proposta de Práticas de Implementação. Brasília: MEC/SEB, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 31 mar. 2022.

Castells, Manuel. A Sociedade em Rede. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

Cordiolli, Marcos. A transversalidade na formação de valores e padrões de conduta: notas para um debate conceitual. III Jornada de Educação do Norte-Nordeste: Livro da Jornada. Curitiba: Futuro, 2001.

Freire, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

Fuza, Ângela Francine; Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva. Tecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC: reflexos nos anos finais do ensino fundamental e na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, e 250009, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/GMqzC6cnRZjBLdzg5SkckVy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 maio 2022.

Garcia, Fernanda Wolf. A importância do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Educação a Distância, Batatais, v. 3, n. 1, p. 25-48, jan./dez. 2013. Disponível em: https://claretiano.edu.br/revista/educacao-a-distancia/605b3e713a94ed8a25334ee0. Acesso em: 22 maio 2022.

Gardner, Howard. Inteligências Múltiplas – a Teoria na Prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.

Gil. Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Gimeno Sacristán, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Goodson, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.

Grundy, Shirley. Curriculum: product of práxis. Londres: The Falmer Press, 1987.

Lemos, André. Cibercultura. Alguns pontos para compreender a nossa época. In: Lemos, André; Cunha, Paulo (orgs.). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003. p. 11-23.

Lévy, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 2010.

Lévy, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 10. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

Libâneo, José Carlos; Oliveira, João Ferreira de; Toschi, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

Lopes, Casimiro, Alice. Apostando na produção textual do currículo. In: Aguiar. Angela, Marcia; Dourado, Fernandes Luiz (orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: Anpae, 2018.

Macedo, Elizabeth. “A base é a base”. E o currículo o que é? In: Aguiar, Angela Marcia; Dourado, Fernandes Luiz (orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: Anpae, 2018. p. 28-33.

Macedo, Elizabeth. Base Nacional Comum para currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? Educação e Sociedade, v. 36, n. 133, p. 891-908, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/MxBmvSrkFgnFRrm5XsRWzgg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 abr. 2022.

Menezes, Ana Célia Silva; Araújo, Lucineide Martins. Currículo contextualizado e complexidade: espaço de interlocução de diferentes saberes. Caderno Multidisciplinar - Educação do semiárido brasileiro: currículo, contextualização e complexidade elementos para pensar a escola no semiárido, Juazeiro, v. 1, n. 4, p. 33-47, 2007. Disponível em: https://irpaa.org/publicacoes/artigos/artigo-lucin-ana-celia.pdf. Acesso em: 03 abr. 2022.

Minayo, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec,2014.

Moreira, Antônio Flávio Barbosa; Caudau, Vera Maria. Currículo, conhecimento e cultura: indagações sobre currículos. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf. Acesso em: 30 nov. 2018.

Moreira, Antônio Flávio Barbosa; Silva, Tomaz Tadeu da. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: Moreira, Antônio Flávio Barbosa; Silva, Tomaz Tadeu da (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1997. p. 7-37.

Pinar, William Frederick. Estudos Curriculares: ensaios selecionados. São Paulo: Cortez, 2016.

Prensky, Marc. Digital Natives Digital Immigrants. In: Prensky, Marc. On the Horizon, NCB University Press, v. 9, n. 5, October 2001a.

Prensky, Marc. Digital Game-Based Learning. Minnesota: Paragon House, 2001b.

Prensky, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac, 2001c.

Vasconcelos, Celso dos Santos. Currículo: A atividade Humana como princípio educativo. 3. ed. São Paulo: Libertad, 2011.

Veiga-Neto, Alfredo. Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da humanidade. In: Costa, Marisa V. (org.). A escola tem futuro? 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

Silva, Roberto Rafael Dias da. Currículo, poder e história em tempos de tormenta. Revista Fato & Versões, v. 2, n. 4, jul/dez. 2010.

Silva, Tadeu Tomaz da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Skliar, Carlos. A educação que se pergunta pelos outros: e se o outro não estivesse aqui? In: Lopes, Alice C.; Macedo, Elizabeth (orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo, Cortez, 2002.

Sousa, José Romoaldo Mendes de; Araujo, Ana Claudia Uchôa. A dimensão oculta do currículo no ensino da Língua Portuguesa na EJA: Estudo de caso. Espaço do currículo, v. 6, n. 3, p. 536-548, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/search/authors/view?givenName=Ana%20Cl%C3%A1udia%20Uch%C3%B4a%20&familyName=Araujo&affiliation=&country=&authorName=Araujo%2C%20Ana%20Cl%C3%A1udia%20Uch%C3%B4a%20. Acesso em: 30 mar. 2022.

Publicado

2024-05-02

Número

Sección

Artigos