Eu, docente

um estudo da formação do professor no Programa Jovem Aprendiz de uma instituição de ensino profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e59437

Palavras-chave:

formação docente, narrativas, comunidades investigativas

Resumo

Com este trabalho, busca-se compreender como se estruturam os processos de formação docente dos professores que atuam no Programa de Aprendizagem Profissional ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O docente está no centro da dinâmica ensino-aprendizagem, pois ressignifica os conteúdos determinados nos currículos escolares. Utilizam-se, como lentes teóricas, os estudos de currículo e de formação docente. A pesquisa narrativa permite que a voz do docente se faça presente na construção e reflexão do conhecimento pedagógico. Os procedimentos metodológicos adotados incluem questionários estruturados, entrevistas semiestruturadas com os professores do programa, além da análise da legislação e dos documentos educacionais da organização. Como resultado, sugere-se a implantação de comunidades investigativas, zonas de pesquisa e desenvolvimento profissional.

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Biografia do Autor

Thiago Vieira de Matos, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( CEETEPS)

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação pelo Centro Paula Souza - SP (2021 - 2022), graduado em Gestão Empresarial pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2016) e especializado em Finanças Corporativas pelo Centro Universitário FECAP(2018). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, Gestão de Projetos, Gestão Educacional e Docência.

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( CEETEPS)

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (summa cum laude) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) . Mestre em Gestão da Formação Tecnológica pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( CEETEPS). Especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing- ESPM e Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie . Atualmente é Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS onde também atua como representante do PPG para avaliação de periódicos CAPES. Professor de Ensino Superior da Fatec- Centro Paula Sousa onde atuou como coordenador Institucional do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) .Examinador oficial Cambridge Exams. Membro acadêmico do Athens Institute for Education and Research (ATINER) nas unidades de Educação e Línguas e linguística.

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Tem especialização em Didática - Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha (1971-1974 /DAAD). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos (FAPESP/1993). Atualmente é professora adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Educação, Filosofia e Teologia /CEFT - Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura).É co-organizadora da série Aprendizagem da Docência, publicada pela UFSCar. Foi membro do comitê de assessoramento CA-ED do CNPq no período 2006-2009. Membro titular do Conselho do International Council for Education on Teaching - ICET, período 2013-2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, praticas pedagógicas e casos de ensino.

Helen Regiane Martinez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( CEETEPS)

Graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos (2002) e pós graduada em teoria Psicanalítica na PUC, atualmente é professora do curso profissionalizante Técnico em Administração, responsável pela disciplina de Gestão de Pessoas no Colégio Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Profissionalizante, atuando também na formação de jovens adolescentes no Programa de Jovem Aprendiz desde 2007 em diversas entidades do terceiro setor. Por 17 anos atuou na área de Recursos Humanos de grandes empresas: Coordenação de ações de desenvolvimento alinhadas ao negócio e valores da empresa através de estratégias que promovam o fortalecimento da Cultura e Identidade, o engajamento e motivação da pessoa e o aumento de performance. Desenvolvimento Organizacional, Cultura Organizacional, Educação Corporativa, Academia de Liderança, Gestão de Equipes, Gestão de Projetos, Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, Gestão de Desempenho, Indicadores e Resultados. Retenção de Talentos, Integração de novos colaboradores, Gestão de Competências, Diagnóstico e Gestão da Mudança Organizacional, Políticas e Procedimentos, Clima Organizacional, Planos de Sucessão e Gestão de Carreira.

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Publicado

2025-05-30

Edição

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Artigos