Eu, docente
um estudo da formação do professor no Programa Jovem Aprendiz de uma instituição de ensino profissional
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e59437Palavras-chave:
formação docente, narrativas, comunidades investigativasResumo
Com este trabalho, busca-se compreender como se estruturam os processos de formação docente dos professores que atuam no Programa de Aprendizagem Profissional ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O docente está no centro da dinâmica ensino-aprendizagem, pois ressignifica os conteúdos determinados nos currículos escolares. Utilizam-se, como lentes teóricas, os estudos de currículo e de formação docente. A pesquisa narrativa permite que a voz do docente se faça presente na construção e reflexão do conhecimento pedagógico. Os procedimentos metodológicos adotados incluem questionários estruturados, entrevistas semiestruturadas com os professores do programa, além da análise da legislação e dos documentos educacionais da organização. Como resultado, sugere-se a implantação de comunidades investigativas, zonas de pesquisa e desenvolvimento profissional.
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