A dimensão narrativa na formação de professores de matemática

reflexões apoiadas nos conceitos de experiência crítica e experiência formadora

Autores

  • Cícero Nachtigall Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0003-3869-0062
  • Maria Helena Menna Barreto Abrahão Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59603

Palavras-chave:

pesquisa-formação; pesquisa narrativa; ensino híbrido; aprendizagem autorregulada; experiências críticas.

Resumo

Neste artigo, buscamos problematizar como uma experiência com a aprendizagem invertida em um curso de formação de professores de matemática dialoga com os conceitos de experiência formadora (JOSSO, 2010) e experiência crítica (Woods, 1997, 1999). Este estudo é parte de uma pesquisa narrativa (auto)biográfica que busca compreender se, como e com que sentido o Seminário de Pesquisa-Formação possibilita aos sujeitos participantes significar e dar sentido às suas experiências formativas, especialmente no que se refere à experimentação de abordagens de ensino utilizando Tecnologias Digitais e ao potencial destas como possibilidade de fomento à autorregulação da aprendizagem. Em suma, os resultados parciais da pesquisa inauguram uma nova perspectiva na pesquisa em desenvolvimento e sinalizam que a experiência de aprendizagem invertida representou uma experiência crítica e formadora.

Biografia do Autor

Cícero Nachtigall, Universidade Federal de Pelotas

Possui Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2003), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2020), Doutorado em Matemática na Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de Pelotas e cursa Doutorado em Educação nesta instituição. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática - Noturno no período de 2014 a 2016, o projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica - Iniciação ao Cálculo no período de 2012 a 2015, o projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática no período de 2015 a 2021 e desde 2021 coordena o projeto LEIAA: Laboratório de Estudos e Investigações em Aprendizagem Autorregulada da UFPel. 

Maria Helena Menna Barreto Abrahão, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Letras Anglo-Germânicas (UFSM); Mestre em Educação: Planejamento Educacional (UFRGS); Doutora em Ciências Humanas: Educação (UFRGS). Pesquisadora Senior do CNPq. Docente Permanente na FAE/PPGEdu, Universidade Federal de Pelotas. Integra o Programa de Pesquisa do Centro de Investigação em Aprendizagem Autorregulada -PEAAR (Univ. de Lisboa). Membro do Comité Académico Asesor Internacional do Programa de Formación Narrativa Y (Auto)Biográfica en Educación - Doctorado, Universidad Nacional de Rosario, Arg. Desde 1990, é líder do GP "Profissionalidade Docente e Identidade ? narrativas singulares/plurais: GRUPRODOCI. Integra Comissões de Avaliação de Programas de Pós-Graduação, Comissões Editoriais e Conselho Científico de coleções de editoras nacionais e internacionais e de periódicos de universidades e journals, com destaque para: Journal of Education for Teaching - JET (England); Coleção da Editora Téraèdre: "(Auto)biographie ∞ Education" (França); Colección "Narrativas, Autobiografías y Educación" UBA/CLACSO (Argentina); Coleção "Pesquisa (Auto)biográfica ∞ Educação", PAULUS/EDUFERN; Coleção "Pesquisa Auto)biográfica ∞ Educação, série Clássicos das Histórias de Vida", PAULUS/EDUFERN; Coleção Modos de Viver, narrar e guardar (USP/CRV); Série Artes de Viver, Conhecer e Formar (Cultura Acadêmica). Coordena as Séries: Destacados Educadores Brasileiros e Destacados Educadores Sul-Rio-Grandenses (EDIPUCRS). Coordenou, com Passeggi e Souza, a coleção Pesquisa (Auto)Biográfica: temas transversais (EDUFRN/EDIPUCRS/EDUNEB). Associada de Sociedades Científicas nacionais e internacionais. Sócia Honorária da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, integrando o Conselho de Publicação, desde 2008. Participação em eventos, produção bibliográfica e citações, no país e no exterior, individualmente ou em parceria, com colegas brasileiros e europeus que integram o GRUPRODOCI. Tem 26 teses e 36 dissertações orientadas. Co-orientou 13 Teses, 10 no Brasil e 02 na Espanha. Orientou 15 bolsas de IC e supervisionou 12 Pós-Doutorados (1 Bolsa PNPD, outra recém-doutor). Integrou o Comitê Científico de Educação e Psicologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (2003 a 2007), do qual foi vice-coordenadora. Na PUCRS, aposentada em 2015, desenvolveu ensino, pesquisa, extensão no PPGEdu/FACED e Supervisionou Pós-Doutorado. Dirigiu a FACED (2004 a 2008) e integrou a Comissão Coordenadora do PPGEdu, de 1988 a 2008, substituindo regularmente a coordenação. Criou e ministrou o Seminário Metodológico Instrumental de Pesquisa (Auto)biográfica: Histórias de Vida; o Seminário Metodológico Instrumental em Investigação-Formação e a Prática em Pesquisa (Auto)biográfica. Planejou e ministrou, por mais de 15 anos: Teoria da Ciência e do Conhecimento, obrigatória para o Doutorado e Educação Brasileira: análise contextual, obrigatória para o Mestrado. Planejou e implantou o Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Teoria e Prática da Ação Docente, do qual foi coordenadora (2006 a 2008). Coordenou a Linha de Pesquisa: Fundamentos, Políticas e Práticas da Educação Brasileira (1988 a 2008). Organizadora geral do Salão de Iniciação Científica da universidade, implantando o primeiro (2001, 2002, 2003 e 2004). Conselheira do Conselho Editorial da EDIPUCRS (2005 a 2009); Conselheira da Câmara de Graduação (2004 a 2008). Integrante da Comissão do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia (2008 a 2010). Integrante da Comissão de Avaliação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (2009-2011). Em 2004 idealizou e presidiu o I Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica - CIPA, do qual coordenou a realização na PUCRS, iniciando importante movimento no que respeita à formação de redes de pesquisadores brasileiros e estrangeiros dedicados à pesquisa (auto)biográfica. Participou da Comissão Organizadora e da Comissão Científica do II, III, IV, VI ,VII, VIII e IX CIPAs. Presidiu novamente o CIPA, V. (http://orcid.org/0000-0002-1278-4098)

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Publicado

2023-03-30

Edição

Seção

Dossiê ABdC: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida...