A escolarização de estudantes surdos no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e59634

Palavras-chave:

escolarização de surdos, educação de surdos, inclusão de surdo

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo analisar como acontece o processo de escolarização de estudantes surdos em escolas regulares de ensino médio. O problema de pesquisa assim se constitui: Como acontece o processo de escolarização de estudantes surdos no ensino médio na perspectiva desses estudantes? A pesquisa fundamentou-se em aspectos qualitativos, na perspectiva pós-estruturalista. As materialidades empíricas, decorrentes das entrevistas narrativas, foram organizadas em agrupamentos temáticos, considerando o que foi mais relevante e recorrente, e examinadas com base na Análise do Discurso, com aporte foucaultiano. O locus da pesquisa constituiu-se de três escolas de ensino médio de Santa Catarina, com estudantes surdos matriculados no segundo semestre de 2021. As narrativas dos estudantes evidenciaram que a escola é pensada a partir do modelo ouvinte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Katia Medianeira Barroso da Silva, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Possui graduação em educação especial deficiente da audiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (2000).  Mestra em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atualmente é técnico em educação especial da Universidade Comunitária da Região de Chapecó e professor bilíngue - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: libras, educação, surdez e família.

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Graduada em pedagogia, especialista em Educação Especial e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó); Diretora de Ensino na Unochapecó no período de 2009 a 2016.  Professora, pesquisadora e, atualmente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó). Líder do grupo de pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas (Unochapecó); integrante dos grupos de pesquisa Ensino e Formação de professores (Unochapecó); e Práticas Educativas e GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (UFSM). Autora e organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos Qualis Capes.

Referências

ANDRADE, Sandra dos Santos. A entrevista narrativa ressignificada nas pesquisas educacionais pós-estruturalistas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza, 2014. p. 175-196.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 set. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 09 fev. 2025.

BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Diário Oficial da União, Brasília, ed. 146, seção 1, p. 1, 4 ago. 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.191-de-3-de-agosto-de-2021-336083749. Acesso em: 09 mar. 2025.

COSTA, Marisa Vorraber. Uma agenda para jovens pesquisadores. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, p. 139-153.

FOUCAULT, Michel. Resumo dos Cursos do Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GRÄFF, Patrícia; MEDEIROS, Daniela. Inclusão escolar: atendimento educacional especializado, expertise e normalização educação. Revista do Centro de Educação, v. 41, n. 1, p. 197-208, jan./abr. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1984644414450. Acesso em: 26 fev. 2025.

GRÄFF, Patrícia. Políticas de atenção à diversidade: do pagamento da dívida social ao respeito à diferença. Momento: diálogos em educação, v. 29, n. 1, p. 106-121, jan./abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9133. Acesso em: 26 fev. 2025.

KRAEMER, Graciela Marjana; POTIN, Bianca; LOPES, Luciane Bresciane. Cidadania linguística e a educação de surdos. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop, v. 10, n. 2, p.002-020, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/8729. Acesso em: 09 mar. 2025.

LARROSA BONDÍA, Jorge; KOHAN, Walter. Apresentação da coleção. In: RANCIÊRE, Jacques. O mestre Ignorante cinco lições sobre a emancipação intelectual. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 03.

LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. O que lembram os surdos de sua escola: discussão das marcas criadas pelo processo de escolarização. In: THOMA, Adriana da Silva; LOPES, Maura Corcini (org.). A Invenção da Surdez II. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006. p. 47-61.

LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Eli Henn. Inclusão e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise; GOMES, Anie Pereira Goulart; CAMILLO, Camila Righi Medeiros. Experiências escolares, aprendizagem e cultura: produção do sujeito surdo no cenário da escola contemporânea. Revista Educação Especial, v. 33, p. 01-18, 2020. Disponível: https://doi.org/10.5902/1984686X41272. Acesso em: 20 fev. 2025.

ASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Experiências escolares: uma tentativa de encontrar uma vos pedagógica. In: LARROSA BONDÍA, Jorge (org.). Elogio da escola. Tradução: Fernando Coelho. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 41-63.

MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas ou sobre como fazemos nossas investigações. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza, 2014. p. 17-24.

MÜLLER, Janete Inês; KARNOPP, Lodenir Becker. Educação Escolar Bilíngue de Surdos. In: REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais […] Florianópolis, 2015. p. 01-16. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT15-4077.pdf. Acesso em: 09 mar. 2025.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Histórico da pandemia de Covid-19. [S. l.], [2020]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 09 mar. 2025.

PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro. Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): quinze anos da Lei 10.436/2002 e seus impactos no município de Chapecó (SC). Revista Trama, v. 14, p. 53-65, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.48075/rt.v14i32.18555. Acesso em: 16 fev. 2025.

PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro. Mediação pedagógica na relação com universitários com deficiência. Educação, Santa Maria, RS, v. 44, p. 42, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644428452. Acesso em: 12 fev. 2025.

REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.

SACKS, Oliver. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das letras, 1998.

SALES, Shirlei Rezende. Etnografia + análise do discurso: articulações metodológicas para pesquisar em Educação. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza, 2014. p. 113-134.

THOMA, Adriana da Silva. Educação de surdos: dos espaços e tempos de reclusão aos espaços e tempos inclusivos. In: THOMA, Adriana S.; LOPES, Maura C. (org.). A invenção da surdez II: espaços e tempos de aprendizagem na educação de surdos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006. p. 9-25.

VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura Corcini. Marcadores culturais surdos: quando eles se constituem no espaço escolar. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 3: Edição Especial, p. 81-100, jul./dez. 2006. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732006000300004&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 18 mar. 2025.

VEIGA-NETO, Alfredo. Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da modernidade. In: COSTA, Marisa Vorraber. (org.) A escola tem futuro? Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. p. 97-118.

WITCHS, Pedro Henrique; LOPES, Maura Corcini. Forma de vida surda e seus marcadores culturais. Educação em Revista, v. 34, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698184713. Acesso em: 18 fev. 2025.

ZILIO, Virgínia Maria; WITCHES, Pedro. Ambiente linguístico em educação de surdos. ReVEL, n. 15, p. 29-43, 2018. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/a765e7d5b8dfc7f9bc4ad5c68552cf24.pdf. Acesso em: 09 mar. 2025.

Downloads

Publicado

2025-05-30

Edição

Seção

Artigos