A vida grafada nas asas invisíveis da docência

memória, afetos e experiências formativas na produção de currículos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59664

Palavras-chave:

docência, grafias, cotidianos, produções curriculares.

Resumo

O artigo coloca-se epistemologicamente em defesa do campo das pesquisas com os cotidianos e tem por objetivo desinvisibilizar possibilidades formativas em produções curriculares de múltiplas grafias que se entrelaçam em vidas por meio de narrativas em conversas entre docentes na vivência da escola básica pública. As pesquisas apontam para a potência dos encontros (GARCIA, 2015) como lugar de produção e sinalizam pistas na ampliação de sentidos que circulam diferentemente em duas instituições educacionais do estado do Rio de Janeiro, mostrando a complexidade envolvida em compreensões da profissão docente. O uso de narrativas de experiências como metodologia mobilizou memórias e afetos e ampliou possibilidades de significação no enfrentamento de desigualdades, no fortalecimento político e autoral docente e no reconhecimento da importância da produção curricular nos cotidianos docentes.

Biografia do Autor

Sabrina Mendonça Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Sabrina Mendonça Ferreira - Doutora em Educação (ProPEd/UERJ). Licenciada em Pedagogia e mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Professora da área de Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFFluminense, campus Campos Centro. Integrante do Grupo de Pesquisa Diálogos Escolas-Universidade: Processos Formativos, Currículos e Cotidianos e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Formação Docente do IFFluminense campus Campos Centro. Coordenadora do Projeto de Pesquisa: "Oficinas de Escritas Docendo com Licenciandas: possibilidades inventivas na formação docente compartilhada".

Tânia da Costa Gouvêa, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2000). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FFP (2019). Atua como Professora Inspetora Escolar na SEEDUC/RJ e na Secretaria Municipal de Educação de Maricá, onde coordenou a equipe de Inspeção Escolar. Atuou como Orientadora Pedagógica na Prefeitura Municipal de Silva Jardim e como Conselheira do CME do município de Silva Jardim. Além disto, tem experiência na área de Educação com ênfase em docência no curso de Formação de Professores e no Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano na rede estadual de ensino (SEEDUC). Pesquisadora dos grupos de pesquisa Cotidiano escolar e currículo (PROPEd/UERJ) e Diálogos escolas-universidade: processos formativos, currículos e cotidianos (PPGedu - UERJ/FFP). Área de interesse: Processos formativos, currículos e cotidiano. 

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Publicado

2023-03-30

Edição

Seção

Dossiê ABdC: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida...