“Alguém que soubesse por que me calo”

a Roda de Mulheres do Parque das Missões como experiência emancipatória

Autores

  • Fabiana da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-8996-6335
  • Mailsa Pinto Passos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59669

Palavras-chave:

mulheres negras; favela; conversas; linguagem.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo narrar a experiência de um grupo de mulheres no Projeto Roda de Mulheres do Parque das Missões, comunidade no Município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, tendo como foco a conversa como prática cotidiana onde a relação dialógica se manifesta. Trazemos algumas notas e reflexões para pensar o uso da linguagem poética, a relação entre a vida cotidiana, a ciência e a arte, em processos de emancipação de mulheres negras que compõem um coletivo, analisando como essa proposta poderia constituir-se em uma experiência de amor-ação, como nos ensinou bel hooks, e ainda como os estudos da linguagem contribuem de maneira relevante para nossa compreensão da vida social em um estudo no campo do Cotidiano.

Biografia do Autor

Fabiana da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Fabiana Silva, Mulher preta favelada. Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cursando Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED (UERJ), Idealizadora e Coordenadora Pedagógica da Associação Apadrinhe um Sorriso.  Coordenadora de Mobilização da Associação Casa Fluminense. Presidenta do Conselho de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.

Mailsa Pinto Passos , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio do Janeiro  - PUC/Rio. É Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Procientista, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Culturas e Identidades no Cotidiano do PROPED/UERJ. E-mail mailsappassos@gmaill.com

Referências

ARRISCADO, João; SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 25-67.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

BRASIL. Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, [2006]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm. Acesso em: 17 ago. 2021.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. São Paulo: Duas Cidades, 2004.

CARNEIRO, Sueli. A construção do outro como não - ser como fundamento do ser. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.

hooks, bel. Tudo sobre o amor – novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2020.

LORDE, Audre. Irmã outsider – ensaios e conferências. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

NASCENTES, Antenor. Dicionário etimológico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, Livraria São José, Livraria Francisco Alves, Livros de Portugal, 1955.

RESENDE, Antonio Martinez de; BIANCHET, Sandra Braga. Dicionário do Latim essencial. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma cultura política. São Paulo: Cortez, 2008.

TOLSTÓI, Liev. O que é arte? (1896). In: TOLSTÓI, Liev. Os últimos dias. São Paulo: Penguin, Companhia das Letras, 2011. p. 95-104.

Downloads

Publicado

2023-03-30

Edição

Seção

Dossiê ABdC: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida...