Pensarfazernarrar experiências instituintes no currículo da educação básica em uma escola indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59670

Palavras-chave:

movimentos instituintes, educação básica, educação indígena, currículo

Resumo

Este trabalho, de caráter investigativo e dialógico, problematiza a experiência de pensarfazernarrar e a
construção de um currículo na educação básica em uma escola indígena no Município de Maricá - Rio
de Janeiro, tendo como campo investigativoepistêmico a discussão curricular intercultural crítica e a
perspectiva do movimento de reflexão com o cotidiano como um campo de pesquisa, a partir da
perspectiva de ações alternativas, antihegemônicas e instituintes. Compreende-se que o respectivo
campo curricular em escolas indígenas traz um tensionamento na elaboração de um currículopraticado
que de fato possa ser emancipador e libertário para as comunidades escolares indígenas em seu processo
educativo.

Biografia do Autor

Maria Martinha Barbosa Mendonça, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - SME Maricá

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, FFP/UERJ. Especialista em Ensino de História da África (EHA) pelo Programa de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II - PROPGPEC - CPII. Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense - UFF; Professora na E.M. Indígena Guarani Kyringue Arandu'a da Rede Municipal de Educação de Maricá; Professora convidada, em regime voluntário na Especialização em Relações Étnico-raciais na Educação Básica do Colégio Pedro II - EREREBÁ; Integrante do Grupo de Pesquisa: Alfabetização, Memória, Formação Docente e Relações Etnicorraciais - ALMEFRE coordenado pela Prof.ª Dra. Mairce Araújo FFP/UERJ; Integrante da Red de Educadores Cómplices Pedagógicos Latino-americanos; Integrante da Rede de Docentes que Narram sobre Infância, Alfabetização, Leitura e Escrita - REDEALE; Professora Participante do Núcleo de Estudos sobre Povos Indígenas, Interculturalidade e Educação - NEPIIE coordenado pela Profa. Dra. Kelly Russo e Profa. Dra. Gabriela Barbosa. Áreas de Interesse: Educação Escolar Indígena; Povos Originários, Formação Narrativas Docentes; Redes Docentes

Regina Aparecida Correia Trindade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda (2019) do Programa de Pós Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGedu) da Unirio (2015), possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense UFF (2003), é Licenciada em História pela UNIRIO (2013), possui Especialização Lato Sensu em: Leitura e Produção de Textos pela Faculdade de Letras UFF (2007) e em Alfabetização das Crianças das Classes Populares pela Faculdade de Educação UFF (2008). Atuou como Orientadora Educacional/Pedagoga no Município de Niterói de 2007 a 2010 e como professora das classes iniciais em Nova Iguaçu de 1998 a 2010. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professora Mediadora Pedagógica de Estágio Curricular Supervisionado II em EJA do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Unirio (Convênio CEDERJ). Participa dos Grupos de pesquisas: Estudos e Pesquisas Alfabetização, Memória, Formação Docente e Relações Etnicorraciais (ALMEFRE) e do Redes de Docentes que Estudam e Narram sobre Infância, Alfabetização, Leitura e Escrita - REDEALE, coordenado pelas Profª Drª Mairce da Silva Araújo e Jacqueline Morais (in memoriam).

Mairce da Silva Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: processos formativos e desigualdades sociais; Procientista; Lider do GRupo de Pesqusa Vozes da Educação: memórias, histórias, políticas e formação docente; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Alfabetização, memória, formação docente e relações etnicorraciais; Coordenadora da Rede de docentes que narram sobre Alfabetização, Leitura, Escrita e Infâncias. Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003).Mestrado em Educação, pela Universidade Federal Fluminense (1994) Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Barra do Piraí (1982).

 

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Publicado

2023-11-30

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Artigos