Refletindo sobre Possibilidades de Pesquisaformação no Curso de Pedagogia

Diários e Narrativas Pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55681

Palavras-chave:

curso de pedagogia; narrativas; diários; formação inicial docente; cotidianos escolares.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo tematizar as potencialidades da escrita como dispositivo de pesquisaformação na formação inicial docente. Toma como referenciais teoricometodológicos abordagens narrativas (auto)biográficas e os estudos nos/dos/com os cotidianos escolares, destacando, nomeadamente, o trabalho com diários e com a documentação narrativa de experiências pedagógicas. O desenvolvimento do estudo reafirma a formação inicial como espaçotempo de produção de conhecimentos pedagógicos, bem como as contribuições epistemopolíticas das narrativas, na composição de um repertório de possibilidades que fomentem o desenvolvimento e o aprimoramento de propostas de formação inicial de professoras e professores, elaboradas no diálogo entre a formação e a pesquisa, entre as universidades e as escolas de educação básica.

Biografia do Autor

Inês Ferreira de Souza Bragança, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ).  Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal e Mestre em Educação e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Coordenadora do Centro de Memória da Educação da FE/UNICAMP e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGRAPH). Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (https://grupopolifonia.wordpress.com), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e ao Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação (FFP/UERJ). Seus trabalhos tematizam a formação docente, em suas políticas e práticas, e a abordagem narrativa (auto)biográfica como modo de viver, pesquisar e formar em partilha.  É autora do livro Histórias de Vida e Formação de Professores: Diálogos entre Brasil e Portugal (https://doi.org/10.7476/9788575114698) e de diversas produções bibliográficas nesse campo.

Juliana Batista Faria , Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora do Centro Pedagógico (CP) da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. Doutora em Educação (2018) pela Faculdade de Educação (FaE) da UFMG com formação complementar de dois anos na Faculdade de Filosofia e Letras (FFyL) da Universidade de Buenos Aires (UBA, Argentina), junto ao grupo de pesquisa Memoria Docente y Documentación Pedagógica. Licenciada em Matemática (2003) e Mestre em Educação (2007) pela UFMG. Atua na formação de professores, supervisionando estágios curriculares e orientando estudantes da graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Colabora com a oferta de uma disciplina do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência da FaE/UFMG. Membro da equipe de coordenação do LapenSi (Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si) e do Núcleo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (PRODOC) da UFMG. Participante do Nodo San Fernando/Norte da Red de Formación Docente y Narrativas Pedagógicas (FFyL/UBA). Atualmente dedica-se a desenvolver pesquisa no Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Interesses na área da Educação: (Auto)biografias e narrativas, Formação Docente, Educação Matemática, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Luciane Maria Pezzato, Universidade Federal de São Paulo

Professora Adjunta na Universidade Federal de São Paulo-Unifesp, Campus da Baixada Santista, departamento de Saúde, Clínica e Instituições. Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da UNESP de Araraquara-SP (1989), com Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2001), Doutorado em Saúde Coletiva pelo departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (2009) e Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UERJ). É professora do Mestrado Profissional em rede - Profsaude/Fiocruz e do Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde da UNIFESP. Possui uma trajetória no Sistema Único de Saúde, atuando na formação de profissionais em serviço na atenção primária. Atualmente é vice-lider do Diretório do CNPq Análise Institucional e Saúde Coletiva e integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho em Saúde (Unifesp). Desenvolve pesquisas e estudos na área de Saúde Coletiva, Educação e do Trabalho em saúde, com especificidades para os dispositivos da escrita nos processos de pesquisaformação.

Referências

ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite. Atravessando fronteiras e descobrindo (mais uma vez) a complexidade do mundo. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite; GALLO, Silvio; MORIN, Edgar; FERRAÇO, Carlos Eduardo (Orgs.). O sentido da escola. 3. ed. Rio de Janeiro, DP&A, 2001. p. 81-110.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: MF Martins Fontes, 2011.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2002.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788575114698. Acesso em: 1.º out. 2022.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Formação docente na escola e na universidade: contribuições das narrativas (auto)biográficas. Educação em Revista, v. 37, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/32746. Acesso em: 1.º out. 2022.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; VARANI, Adriana; PRADO, Guilherme do Val Toledo; RINK, Juliana. Narrativas, saberes e formação docente no diálogo universidade-escola. In: SORDI, Mara Regina Lemes; JURGENSEN, Bruno Damien da Costa Paes; SANTOS, Marcos Henrique Almeida. Qualidade da escola pública: perspectivas e desafios. São Carlos: Pedro e João, 2021. p. 61-83.

CASTRO, Roney Polato de. Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de pedagogia. Pro-Posições, v. 27, n. 1 (79), p. 37-55, jan./abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645897. Acesso em: 12 out. 2022.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

CONTRERAS DOMINGO, José; PÉREZ LARA, José; FERRÉ, Nuria. Investigar la experiencia educativa. Madrid: Morata, 2013a.

CONTRERAS DOMINGO, José; PÉREZ LARA, José; FERRÉ, Nuria. La experiencia y la investigación educativa. In: CONTRERAS DOMINGO, José; PÉREZ LARA, José; FERRÉ, Nuria. Investigar la experiencia educativa. Madrid: Morata, 2013b. p. 21-86.

DÁVILA, Paula. Investigación educativa e indagación pedagógica del mundo escolar. La documentación narrativa de experiencias pedagógicas de docentes como estrategia de formación entre colegas. 2014. Tesis (Maestría en Pedagogías Críticas y Problemáticas Socioeducativas) –Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2014.

DELORY-MOMBERGER, Chrsitine. A condição biográfica. Ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal: EDUFRN, 2012.

DIAS, Rosimeire de Oliveira. Fragmentos de diários de campo, escrita e devir texto. In: CALLAI, Cristiana; RIBETTO, Anelice (Orgs.). Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016. p. 111-123.

DOMINICÉ, Pierre. A biografia educativa: instrumento de investigação para a educação de adultos. In: NÓVOA, António; FINGHER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo; Natal: Paulus; EDUFRN, 2010a. p. 143-154.

DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo; Natal: Paulus; EDUFRN, 2010b. p. 81-95.

DUHALDE, Miguel A. Experiencias alternativas de formación docente. Trabajo en redes y colectivos de educadores. In: BIRGIN, Alejandra. Más alla de la capacitación: debates acerca de la formación docente en ejercicio. Buenos Aires: Paidos, 2012. p. 164-182.

EVARISTO, Conceição. Becos da memória. 2. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.

FARIA, Juliana Batista. O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: experiências de formação de sujeitos em imersão docente. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GALVÃO, Cecília. Narrativas em educação. Ciência e Educação, Bauruhess, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/H5hSMRYMyjhYtBxqnMVZVJH/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2022.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. Pedro & João Editores, 2015.

HESS, Remi. Uma técnica de formação e de intervenção: o diário institucional (D.I.). In: HESS, Remi; SAVOYE, Antoine (Orgs.). Perspectives de l’analyse institutionnelle. Paris: Méridiens Klincksieck, 1988. p. 119-138.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, Antonio; FINGHER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo; Natal: Paulus; EDUFRN, 2010. p. 59-80.

KOHAN, Walter. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 out. 2022.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

LINHARES, Célia. Experiências instituintes na educação pública? Alguns porquês dessa busca. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 16, n. 31, p. 136-160, maio/ago. 2007. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5192. Acesso em: 1.º out. 2022.

LOURAU, René. Le journal de la recherche: materiux d’une théorie de l’implication. Paris: Méridien Klincksieck, 1988.

LOURAU, René. René Lourau na UERJ - 1993. Análise Institucional e Práticas de Pesquisa. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1993.

NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/. Acesso em: 05 nov. 2022.

OLIVEIRA, Liliam Ricarte. “Me ajuda a olhar”: narrativas e experiências de uma professora de educação infantil em (trans)formação com a escrita. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8697. Acesso em: 10 dez. 2022.

PERRELLI, Maria Aparecida de Souza et al. Percursos de um grupo de pesquisa-formação: tensões e (re)construções. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 275-298, jan./abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/hKs4gbp488Z7hQJmfjCKkrJ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 out. 2022.

PEZZATO, Luciane Maria. Diários: uma política de escrita? Terças transversais. Oficinas de formação inventiva – Faculdade de Formação de Professores da UERJ. YouTube, 31 ago. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BSQlu3D7S5Q. Acesso em: 16 out. 2022.

PEZZATO, Luciane Maria et al. Experiências no morro Santa Maria: narrativas e afetos partilhados. In: GOULART, Patrícia Martins; PEZZATO, Luciane Maria (Orgs.). Narrativas de si: práticas em educação e saúde. Rio de Janeiro: Rede Unida, 2020. p. 53-76.

PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo; Natal: Paulus; EDUFRN, 2010. p. 97-118.

PINEAU, Gaston. Ancoragem de uma política de pesquisa em ciências humanas: histórias das novas profissões socioeducativas em formação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 5, n. 13, p. 55-70, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8424/pdf. Acesso em: 16 out. 2022.

PRADO, Guilherme do Val Toledo. Narrativas pedagógicas: indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 4, n. 10, p. 149-165, 2013. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/537. Acesso em: 20 out. 2022.

PRADO, Guilherme do Val Toledo. Narrativas pedagógicas e formação no contexto do PIBID-UNICAMP. Anais do VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA). São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, 2018. p. 107-122.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como outro. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

SAMPAIO, Carmen Sanches. Redes de formação docente: pensar por si é pensar com o outro. In: RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco (Org.). Profissão docente em questão! Salvador: Edufba, 2021. p. 217-240.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decente: ‘Um discurso sobre as ciências’ revisitado. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 out. 2022.

SOUZA, Elizeu Clementino. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.

SUÁREZ, Daniel Hugo. La tradición crítica en educación y reconstrucción de la pedagogía. Revista Novedades Educativas, Buenos Aires, año 20, no 209, p. 14-21, mayo de 2008. Disponível em: https://www.fceia.unr.edu.ar/geii/maestria/DoraBibliografia/UT.%203/Su%C3%A1rez.%20Tradici%C3%B3n%20cr%C3%ADtica%20y%20reconstrucci%C3%B3n%20de....doc Acesso em: 09 out. 2022.

SUÁREZ, Daniel Hugo. Relatos pedagógicos, docentes e investigación narrativa de la experiencia escolar. Aportes de la investigación cualitativa y colaborativa para la formación y el desarrollo profesional de los docentes. 2009. Tesis (Doctorado en Pedagogías Críticas y Problemáticas Socioeducativas) – Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2009.

SUÁREZ, Daniel Hugo. Escribir, leer y conversar entre docentes en torno de relatos de experiência. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 1, n. 3, p. 480-497, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2999. Acesso em: 15 out. 2022.

ZABALZA, Miguel Angel. Diários de aula. Porto: Porto, 1994.

Downloads

Publicado

2023-03-30

Edição

Seção

Dossiê ABdC: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida...