Refletindo sobre Possibilidades de Pesquisaformação no Curso de Pedagogia
Diários e Narrativas Pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55681Palavras-chave:
curso de pedagogia; narrativas; diários; formação inicial docente; cotidianos escolares.Resumo
O presente artigo tem como objetivo tematizar as potencialidades da escrita como dispositivo de pesquisaformação na formação inicial docente. Toma como referenciais teoricometodológicos abordagens narrativas (auto)biográficas e os estudos nos/dos/com os cotidianos escolares, destacando, nomeadamente, o trabalho com diários e com a documentação narrativa de experiências pedagógicas. O desenvolvimento do estudo reafirma a formação inicial como espaçotempo de produção de conhecimentos pedagógicos, bem como as contribuições epistemopolíticas das narrativas, na composição de um repertório de possibilidades que fomentem o desenvolvimento e o aprimoramento de propostas de formação inicial de professoras e professores, elaboradas no diálogo entre a formação e a pesquisa, entre as universidades e as escolas de educação básica.
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