Reflecting on Possibilities of Research Training in the Pedagogy Course:

Diaries and Pedagogical Narratives

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55681

Keywords:

pedagogy course; narratives; diaries; initial teacher training; school daily life.

Abstract

This article aims to discuss the potential of writing as a research-training device in initial teacher education. It takes as theoretical and methodological references (auto)biographical narrative approaches and the studies in/of/with the school everyday life, highlighting, namely, the work with diaries and with the narrative documentation of pedagogical experiences. The development of the study reaffirms the initial training as a space-time of production of pedagogical knowledge, as well as the epistemopolitical contributions of narratives, in the composition of a repertoire of possibilities that foster the development and improvement of proposals for initial training of teachers, elaborated in the dialogue between training and research, between universities and basic education schools.

Author Biographies

Inês Ferreira de Souza Bragança, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ).  Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal e Mestre em Educação e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Coordenadora do Centro de Memória da Educação da FE/UNICAMP e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGRAPH). Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (https://grupopolifonia.wordpress.com), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e ao Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação (FFP/UERJ). Seus trabalhos tematizam a formação docente, em suas políticas e práticas, e a abordagem narrativa (auto)biográfica como modo de viver, pesquisar e formar em partilha.  É autora do livro Histórias de Vida e Formação de Professores: Diálogos entre Brasil e Portugal (https://doi.org/10.7476/9788575114698) e de diversas produções bibliográficas nesse campo.

Juliana Batista Faria , Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora do Centro Pedagógico (CP) da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. Doutora em Educação (2018) pela Faculdade de Educação (FaE) da UFMG com formação complementar de dois anos na Faculdade de Filosofia e Letras (FFyL) da Universidade de Buenos Aires (UBA, Argentina), junto ao grupo de pesquisa Memoria Docente y Documentación Pedagógica. Licenciada em Matemática (2003) e Mestre em Educação (2007) pela UFMG. Atua na formação de professores, supervisionando estágios curriculares e orientando estudantes da graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Colabora com a oferta de uma disciplina do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência da FaE/UFMG. Membro da equipe de coordenação do LapenSi (Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si) e do Núcleo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (PRODOC) da UFMG. Participante do Nodo San Fernando/Norte da Red de Formación Docente y Narrativas Pedagógicas (FFyL/UBA). Atualmente dedica-se a desenvolver pesquisa no Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Interesses na área da Educação: (Auto)biografias e narrativas, Formação Docente, Educação Matemática, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Luciane Maria Pezzato, Universidade Federal de São Paulo

Professora Adjunta na Universidade Federal de São Paulo-Unifesp, Campus da Baixada Santista, departamento de Saúde, Clínica e Instituições. Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da UNESP de Araraquara-SP (1989), com Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2001), Doutorado em Saúde Coletiva pelo departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (2009) e Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UERJ). É professora do Mestrado Profissional em rede - Profsaude/Fiocruz e do Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde da UNIFESP. Possui uma trajetória no Sistema Único de Saúde, atuando na formação de profissionais em serviço na atenção primária. Atualmente é vice-lider do Diretório do CNPq Análise Institucional e Saúde Coletiva e integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho em Saúde (Unifesp). Desenvolve pesquisas e estudos na área de Saúde Coletiva, Educação e do Trabalho em saúde, com especificidades para os dispositivos da escrita nos processos de pesquisaformação.

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Published

2023-03-30

Issue

Section

Dossiê ABdC: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida...