Interseccionalidade e as Mulheres Negras

Narrativas e Atravessamentos na Pós-Graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59683

Palavras-chave:

gênero, raça, racismo, decolonialidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar as interseções que atravessam as mulheres negras na pós-graduação. Para isso, articulamos as narrativas como instrumento metodológico: as reflexões e as inquietações de uma mulher negra quilombola, Profa. Dra. Rosinalda Olaséní Corrêa da Silva Simoni. Ademais, propomos um diálogo com a produção de intelectuais negras, tendo o aporte decolonial como ferramenta de compreensão e visibilização das lutas contra a colonialidade. Procuramos, assim, identificar e compreender quais as táticas para (re)existir, em meio às opressões de uma sociedade racista, sexista e patriarcal. Sugerimos, ao longo do trabalho, uma introdução ao pensamento decolonial, na medida em que os problemas estruturais da sociedade são abordados e se percebe a necessidade de trilhar um caminho de resistência e luta com o intuito de romper com os padrões herdados pelo colonialismo.

 

Biografia do Autor

Janaize Batalha Neves, Universidade Federal de Pelotas

Gestora Pública, especialização em Educação em Direitos Humanos, Diversidade, Relações Étnico-raciais e Sociais. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Graduanda em Sociologia pela UNIFATECIE. Chefia do Núcleo de Gênero e Diversidade da UFPel. Coordenadora do projeto de extensão Aqualtune Nibi vinculado a UFPEL. Integra o grupo de pesquisas Políticas dos Corpos, Cotidianos e Currículos/ POC’S – UFPEL.

Liana Barcelos Porto, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Pedagogia, Teologia e História, com especializações na área da educação. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Integra o grupo de pesquisas Políticas dos Corpos, Cotidianos e Currículo/ POC’S – UFPEL e grupo Tramas Narrativas na educação FURG.

Francisco Muenzer Soares, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Letras – Tradução inglês/Português pela Universidade Federal de Pelotas, mestrando em educação. Membro do grupo de pesquisas: Narrativas, Arte, linguagem e Subjetividade GIPNALS.

Rodrigo da Silva Vital, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em educação em ciências e professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

 

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2024-05-01

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Artigos