Vidas em Grafia

o tema mítico do engolimento em narrativas do livre brincar

Autores

  • Maria Auxiliadora Fontana Baseio Universidade Santo Amaro
  • Cristiane Del Nero Velasco Universidade Santo Amaro - UNISA

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59685

Palavras-chave:

pesquisa autobiográfica, narrativa, brincar livre, motivo do engolimento, imaginário

Resumo

O motivo do engolimento mostra-se recorrente no brincar livre das crianças, reverberando, de maneira simbólica, experiências de morte-vida. Esta investigação, realizada qualitativamente na forma de pesquisa narrativa autobiográfica, em perspectiva interdisciplinar, tece reflexões sobre a experiência vivida pela pesquisadora como docente em duas escolas de Educação Infantil da região oeste do município de São Paulo (SP). O trabalho pontua a experiência do brincar espontâneo da criança como prática pedagógica a ser reconhecida curricularmente como relevante para o desenvolvimento infantil, discutindo sentidos construídos pelas crianças na atividade lúdica. A base teórica centra-se em autores do Círculo de Eranos, como Gilbert Durand, Joseph Campbell e Mircea Eliade. O educador da primeira infância necessita valorizar a experiência espontânea do brincar, abrindo canais para as expressões do imaginário da criança capazes de favorecer sua formação e desenvolvimento saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Fontana Baseio, Universidade Santo Amaro

Professora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas  na Universidade de Santo Amaro-SP; Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa  (USP-2007); em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa  (USP-2000); graduada em Letras (Faculdade Ibero Americana) e em Ciências Sociais (USP),Lidera grupo de pesquisa Arte Cultura e Imaginário(Unisa) e é pesquisadora do grupo Produções Literárias e culturais para crianças e jovens(USP).

 

Cristiane Del Nero Velasco, Universidade Santo Amaro - UNISA

Mestranda do programa interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro, é bolsista do CNPq e pesquisadora em parceria acadêmica UNISA-FRS. É especialista em Arte Educação pela ECA-USP, licenciada em Educação Artística pela FAAP. Desde 1998, atua como contadora de histórias.

Referências

Benjamin, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Calvino, Ítalo. Fábulas Italianas. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

Campbell, Joseph. O Poder do Mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

Campbell, Joseph. O Herói de mil faces. São Paulo: Cultrix, 2002.

Campbell, Joseph. A Jornada do herói. São Paulo: Ágora, 2003.

Cascudo, Luís da Câmara. História dos nossos gestos. São Paulo: Melhoramentos, 1976.

Cascudo, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.

Clandinin, D. Jean; Connelly, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.

Corbin, Henry. Mundus Imaginalis, or The Imaginary and the Imaginal. Golgonooza Press, 1976.

Cruz, Maria Cristina M. Toledo. Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Artística) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

Durand, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

Eliade, Mircea. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

Eliade, Mircea. Mito e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 1991.

Ferreira, Amauri Carlos; Silveira, Luiz Henrique Lemos. Do Círculo de Eranos à construção do simbólico, de Carl Gustav Jung. Psicologia USP, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 259-268, maio/agosto, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-656420140002. Acesso em: 12 jan. 2023.

Friedmann, Adriana. Paisagens infantis: uma incursão pela natureza, linguagens e culturas das crianças. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

Larrosa, Larrosa, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

Lima, Maria Emília Caixeta de Castro; Geraldi, Corinta Maria Grisolia; Geraldi, João Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 1, p. 17-44, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698130280. Acesso em: 12 jan. 2023.

Machado, Regina. A arte da palavra e da escuta. São Paulo: Edusp, 2017.

Machado, Silvia de Ambrosis Pinheiro Machado. Canção de Ninar Brasileira: Aproximações. São Paulo: Reviravolta, 2015.

Morin, Edgar. O enigma do homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

Morin, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2002.

Munduruku, Daniel. Sobre piolhos e outros afagos. São Paulo: Callis, 2005.

Novoa, António (org.). Vidas de Professores. Porto: Porto, 1992.

Pereira, Maria Amélia Pinho. Casa Redonda: uma experiência em educação. São Paulo: Livre, 2013.

Piorski, Gandhy. Brinquedos do chão: Reflexões sobre o brincar na infância. São Paulo: Peirópolis, 2016.

Piorski, Gandhy. O Brinquedo e a Imaginação da Terra: um estudo das brincadeiras do chão e suas interações com o elemento fogo. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

Pitta, Danielli Perin Rocha. Iniciação à teoria do imaginário de Gilbert Durand. Curitiba: CRV, 2017.

Propp, Vladimir. As Raízes Históricas do Conto Maravilhoso. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Silva, Lucilene. Música Tradicional da Infância – características, diversidade e importância na educação musical. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) –Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

Velasco, Cristiane. Histórias de boca: o conto tradicional na Educação Infantil. São Paulo: Panda Educação, 2018.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Artigos