Vidas em Grafia

o tema mítico do engolimento em narrativas do livre brincar

Autores

  • Maria Auxiliadora Fontana Baseio Universidade Santo Amaro
  • Cristiane Del Nero Velasco Universidade Santo Amaro - UNISA

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59685

Palavras-chave:

pesquisa autobiográfica, narrativa, brincar livre, motivo do engolimento, imaginário

Resumo

O motivo do engolimento mostra-se recorrente no brincar livre das crianças, reverberando, de maneira simbólica, experiências de morte-vida. Esta investigação, realizada qualitativamente na forma de pesquisa narrativa autobiográfica, em perspectiva interdisciplinar, tece reflexões sobre a experiência vivida pela pesquisadora como docente em duas escolas de Educação Infantil da região oeste do município de São Paulo (SP). O trabalho pontua a experiência do brincar espontâneo da criança como prática pedagógica a ser reconhecida curricularmente como relevante para o desenvolvimento infantil, discutindo sentidos construídos pelas crianças na atividade lúdica. A base teórica centra-se em autores do Círculo de Eranos, como Gilbert Durand, Joseph Campbell e Mircea Eliade. O educador da primeira infância necessita valorizar a experiência espontânea do brincar, abrindo canais para as expressões do imaginário da criança capazes de favorecer sua formação e desenvolvimento saudável.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Fontana Baseio, Universidade Santo Amaro

Professora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas  na Universidade de Santo Amaro-SP; Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa  (USP-2007); em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa  (USP-2000); graduada em Letras (Faculdade Ibero Americana) e em Ciências Sociais (USP),Lidera grupo de pesquisa Arte Cultura e Imaginário(Unisa) e é pesquisadora do grupo Produções Literárias e culturais para crianças e jovens(USP).

 

Cristiane Del Nero Velasco, Universidade Santo Amaro - UNISA

Mestranda do programa interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro, é bolsista do CNPq e pesquisadora em parceria acadêmica UNISA-FRS. É especialista em Arte Educação pela ECA-USP, licenciada em Educação Artística pela FAAP. Desde 1998, atua como contadora de histórias.

Referências

Benjamin, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Calvino, Ítalo. Fábulas Italianas. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

Campbell, Joseph. O Poder do Mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

Campbell, Joseph. O Herói de mil faces. São Paulo: Cultrix, 2002.

Campbell, Joseph. A Jornada do herói. São Paulo: Ágora, 2003.

Cascudo, Luís da Câmara. História dos nossos gestos. São Paulo: Melhoramentos, 1976.

Cascudo, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.

Clandinin, D. Jean; Connelly, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.

Corbin, Henry. Mundus Imaginalis, or The Imaginary and the Imaginal. Golgonooza Press, 1976.

Cruz, Maria Cristina M. Toledo. Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Artística) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

Durand, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

Eliade, Mircea. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

Eliade, Mircea. Mito e Realidade. São Paulo: Perspectiva, 1991.

Ferreira, Amauri Carlos; Silveira, Luiz Henrique Lemos. Do Círculo de Eranos à construção do simbólico, de Carl Gustav Jung. Psicologia USP, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 259-268, maio/agosto, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-656420140002. Acesso em: 12 jan. 2023.

Friedmann, Adriana. Paisagens infantis: uma incursão pela natureza, linguagens e culturas das crianças. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

Larrosa, Larrosa, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

Lima, Maria Emília Caixeta de Castro; Geraldi, Corinta Maria Grisolia; Geraldi, João Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 1, p. 17-44, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698130280. Acesso em: 12 jan. 2023.

Machado, Regina. A arte da palavra e da escuta. São Paulo: Edusp, 2017.

Machado, Silvia de Ambrosis Pinheiro Machado. Canção de Ninar Brasileira: Aproximações. São Paulo: Reviravolta, 2015.

Morin, Edgar. O enigma do homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

Morin, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2002.

Munduruku, Daniel. Sobre piolhos e outros afagos. São Paulo: Callis, 2005.

Novoa, António (org.). Vidas de Professores. Porto: Porto, 1992.

Pereira, Maria Amélia Pinho. Casa Redonda: uma experiência em educação. São Paulo: Livre, 2013.

Piorski, Gandhy. Brinquedos do chão: Reflexões sobre o brincar na infância. São Paulo: Peirópolis, 2016.

Piorski, Gandhy. O Brinquedo e a Imaginação da Terra: um estudo das brincadeiras do chão e suas interações com o elemento fogo. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

Pitta, Danielli Perin Rocha. Iniciação à teoria do imaginário de Gilbert Durand. Curitiba: CRV, 2017.

Propp, Vladimir. As Raízes Históricas do Conto Maravilhoso. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Silva, Lucilene. Música Tradicional da Infância – características, diversidade e importância na educação musical. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) –Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

Velasco, Cristiane. Histórias de boca: o conto tradicional na Educação Infantil. São Paulo: Panda Educação, 2018.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Artigos