Educação Antirracista em Tempos de Pandemia

os Diários de Aula como Instrumento de Formação e Reinvenção do Currículo Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59686

Palavras-chave:

educação antirracista; narrativas de experiências profissionais; diários de aula; educação na pandemia.

Resumo

Este artigo objetiva analisar o potencial das narrativas como instrumento de reflexão, de formação docente e de insurgências curriculares, partindo de pesquisa cujo objeto de estudo foi uma proposta de educação antirracista, empreendida por um grupo de professores de uma escola pública, em contexto de pandemia de Covid-19. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que realizou a “análise de conteúdo” de narrativas de experiências profissionais docentes coletadas por meio de diários de aula. O referencial teórico discute concepções e práticas de educação antirracista e o conceito de narrativas (auto)biográficas. Os resultados confirmam a importância da promoção de uma prática reflexiva para o desenvolvimento profissional docente e a necessidade de um trabalho sistematizado com a temática étnico-racial na elaboração de saberes profissionais docentes, em uma perspectiva antirracista.

Biografia do Autor

Cleidiane Lemes de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora e Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora da Rede Municipal de Educação Básica da cidade de Contagem/MG.

Lorene dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Educação (FaE/UFMG, 2010), Mestre em Educação (FaE/UFMG, 1997), Graduada em História (UFMG, 1987) e em Comunicação Social - Jornalismo (PUC Minas, 1984). Professora Adjunta IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, integrando o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais; Outras informações: Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão Docente - GEPPDOC/CNPq; Pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História ? LABEPEH/FaE/CP-UFMG (CNPq); Pesquisadora nas áreas do Ensino de História, Educação Escolar e Profissão Docente, com ênfase para os temas: saberes históricos escolares; formação e trabalho docente: saberes, identidades e memórias; políticas educacionais e direito à educação; educação para a diversidade e recepção às Leis 10.639/03 e 11.645/08. Experiência em projetos diversos de formação inicial e continuada de professores e na concepção e implementação de políticas públicas em educação.

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Publicado

2023-03-30

Edição

Seção

Dossiê ABdC: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida...