Educación Antirracista en Tiempos de Pandemia

los Diarios de Aula como Instrumento de Formación y Reinvención del Currículo Escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59686

Palabras clave:

educación antirracista; narrativas de experiencias profesionales; diarios de aula; educación en la pandemia.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar el potencial de las narrativas como instrumento de reflexión, de formación docente y de insurgencias curriculares, a partir de una investigación que tuvo como objeto de estudio una propuesta de educación antirracista, emprendida por un grupo de profesores de una escuela pública, en contexto con la pandemia del Covid 19. Se trata de una pesquisa cualitativa, que realizó un “análisis de contenido” de narrativas de experiencias profesionales docentes colectadas por medio de diarios de aula. El referencial teórico discute concepciones y prácticas de educación antirracista y el concepto de narrativas (auto) biográficas. Los resultados confirman la importancia de promoción de una práctica reflexiva para o desenvolvimento profesional docente y la necesidad de un trabajo sistematizado con la temática étnico-racial en la elaboración de saberes profesionales docentes, en una perspectiva antirracista.

Biografía del autor/a

Cleidiane Lemes de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora e Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora da Rede Municipal de Educação Básica da cidade de Contagem/MG.

Lorene dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Educação (FaE/UFMG, 2010), Mestre em Educação (FaE/UFMG, 1997), Graduada em História (UFMG, 1987) e em Comunicação Social - Jornalismo (PUC Minas, 1984). Professora Adjunta IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, integrando o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais; Outras informações: Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão Docente - GEPPDOC/CNPq; Pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História ? LABEPEH/FaE/CP-UFMG (CNPq); Pesquisadora nas áreas do Ensino de História, Educação Escolar e Profissão Docente, com ênfase para os temas: saberes históricos escolares; formação e trabalho docente: saberes, identidades e memórias; políticas educacionais e direito à educação; educação para a diversidade e recepção às Leis 10.639/03 e 11.645/08. Experiência em projetos diversos de formação inicial e continuada de professores e na concepção e implementação de políticas públicas em educação.

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Publicado

2023-03-30

Número

Sección

Dossiê ABdC: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida...